Ao contrário do que se possa pensar, uma empresa socialmente responsável não
realiza apenas trabalhos focados para quem está do lado de fora dos seus
portões. Lógico que desenvolver ações para comunidades vizinhas, adotar
instituições como asilos, creches, colégios públicos, criar programas
educacionais para menores carentes, preservar o meio ambiente, entre outras, são
atitudes de suma importância. Contudo, também é preciso olhar para as pessoas
que estão dentro da corporação, ou seja, para os colaboradores. Seguem algumas
ações que podem ser desenvolvidas internamente e que também caracterizam uma
empresa socialmente responsável.
1 - Desenvolvimento de uma cultura corporativa, com foco
para o fortalecimento das relações de trabalho. Quando uma empresa está
preparada para dialogar com os representantes das classes sindicais abre espaço,
para que se chegue a denominadores comuns que atendam tantos às suas
expectativas quanto às dos trabalhadores.
2 - Estabelecer uma campanha interna de conscientização, a
fim de que os profissionais abracem a ideia e entendam que uma empresa
socialmente responsável não se faz apenas com boa vontade da diretoria. Mas, que
cada integrante precisa ter ciência de que ele pode contribuir para a
responsabilidade social.
3 - Programar atividades que visem à melhoria contínua da
qualidade de vida do trabalho. Além de melhorar os índices de satisfação
interna, a empresa também poderá reduzir o turnover e os percentuais de
absenteísmo.
4 - Transparência na comunicação interna/externa é
fundamental para que a empresa conquiste a credibilidade junto aos seus
profissionais e, consequentemente, os stackholders e a sociedade como um todo.
5 - Enfatizar nas campanhas internas que ações socialmente
responsáveis não correspondem a atividades filantrópicas.
6 - Abrir espaço para ouvir aquilo que os funcionários têm a
dizer. Uma organização que apenas acredita que sua "voz" tem vez, não imagina o
estrago que pode produzir à sua própria sobrevivência. Não são raros os casos de
empresas que pararam para ouvir seus colaboradores e resolveram ou evitaram
problemas relacionados diretamente ao negócio.
7 - Oferecer segurança para que os colaboradores possam
manifestar sugestões, como também apresentar denúncias relacionadas ao ambiente
de trabalho. Nesse sentido, a criação de uma Ouvidoria estimulará e
tranquilizará aqueles que desejam ser ouvidos, mas que temem sofrer algum tipo
de retaliação.
8 - Contar com uma equipe de líderes conscientes da
importância da sua participação ativa em todos os processos referentes às ações
socialmente responsáveis. Nesse sentido, deve-se investir no desenvolvimento de
competências, para que as lideranças deem suporte às propostas da empresa.
9 - Ter uma área de Recursos Humanos completamente engajada
às ações socialmente responsáveis. Isso significa dizer que o RH deve participar
de todas as etapas das ações relacionadas à responsabilidade social, que a
empresa coloca em prática.
10 - Disseminar as atividades desenvolvidas ao longo do ano,
através de um Relatório sobre Responsabilidade Social. Vale ressaltar que este
documento deve estar ao alcance da sociedade e também do público interno.