O relacionamento com o chefe é uma das questões que mais preocupam os
profissionais no ambiente de trabalho. Alguns se dão bem com o superior, outros,
nem tanto, mas a grande parte quer mesmo é chamar a atenção deles.
Chamar a atenção do chefe, porém, não é algo que deve ser feito sem certos
cuidados e critérios. De acordo com a coach e consultora de gestão de carreira e
imagem Waleska Farias, o profissional, antes de mais nada, precisa entender um
pouco melhor seu superior e ter claro o porquê quer chamar a atenção dele.
Muitos chefes simplesmente não oferecem suporte aos membros de sua equipe,
por dois motivos, basicamente. Waleska explica que isso normalmente acontece ou
porque o superior está envolvido demais em questões técnicas, não sobrando tempo
para gerir a equipe, ou simplesmente porque não é muito ligado ao processo de
gestão de pessoas.
Em qualquer um dos casos, porém, o profissional precisa ter clara a razão
pela qual quer atrair a atenção do chefe. Deve, portanto, entender se sua
demanda é realmente importante ou só quer chamar a atenção por carência ou
porque acha que ter o chefe mais perto configura algum tipo de vantagem.
Em busca de reconhecimento
Waleska pontua que querer chamar a atenção do chefe é algo que se justifica
se o profissional está em busca de crescimento na empresa ou em algum tipo de
promoção. Na prática, quando o profissional define sua meta, que pode ser, por
exemplo, uma promoção, ele deve sentar e conversar com o superior, buscando,
dessa forma, atrair a atenção para o seu trabalho.
Nessa conversa o profissional deve expor seus objetivos, com o máximo de
clareza possível. Isso inclui perguntar o que ele precisa fazer, o quanto ele
precisa entregar e como deve ser sua postura para alcançar uma posição melhor ou
um salário mais alto, caso seja uma de suas demandas. Além disso, é importante
definir prazos, ou seja, em um ano, ele quer estar em determinada posição, por
exemplo.
No caso de o colaborador acreditar que já está fazendo um bom trabalho,
entregando mais do que o pedido, mas sente que falta reconhecimento, também é
importante chamar a atenção do chefe para isso. Caso reconhecimento não aconteça
mesmo assim, o profissional deve avaliar se é realmente em tal empresa que ele
quer ficar.
Waleka explica que os profissionais devem, sim, lutar pela atenção do chefe,
mas apenas se sua demanda for clara e justificável. “O colaborador tem que se
posicionar, principalmente se busca reconhecimento, mas o chefe não faz nada”,
pontua. Mas lembre-se de que, se você está demandando atenção, seu trabalho deve
ser bem feito.
Chamar a atenção do chefe é algo que vai além do simples desejo de tê-lo
perto. O chefe não está ali para suprir sua carência de atenção ou para ser seu
amigo íntimo. Chamar a atenção dele deve ser baseada no desejo de construir uma
carreira e conquistar uma posição melhor ou um salário mais alto, mas, para
isso, “é preciso saber o que você quer e o que o chefe espera de você”, observa
Waleska.