Clique aqui para ir para a página inicial
 

Pular Links de Navegação
»
Home
Contato
Calculadoras
Consultoria
Conteúdo
Cotações
Perfil/Testes
Serviços
Parceiros
Mapa site
[HyperLink1]
Cadastrar
 
    
Assuntos

Total de artigos: 11132
    

 

 

Carreira / Emprego - Frágil aprendizado pode afetar carreira profissional de estudantes 

Data: 07/03/2011

 
 

Ao analisar o comportamento de universitários do curso de administração, a pesquisadora Neuza Abbud chegou à conclusão de que parte deles não consegue apreender em sua totalidade os significados dos conceitos que são transmitidos em sala de aula. A constatação, em especial visando o futuro ingresso desses alunos no mercado de trabalho, pode ser preocupante.

Segundo Neuza, pensadores e estudiosos consideram que executivos eficientes no mundo global devem revestir seu desempenho com atributos de empreendedorismo, criatividade e racionalidade técnico-científica, saber pensar na teoria e prática.

“Tais atributos são características essenciais para a concepção, execução e avaliação de inovações e descobertas, tanto no campo de projetos quanto no caso de produtos concretos”, diz Neuza.

Ela completa: “Eles não têm independência para raciocinar e proceder em suas atitudes de forma lógica, porque estão condicionados a apenas reproduzir”.

Observação
De acordo com informações da Agência USP, a especialista solicitou aos alunos que fizessem uma redação sobre temática que os conduzisse ao relato de atividades vinculadas ao curso, que eles empreendiam profissionalmente.

Além disso, eles deveriam descrever as dificuldades e como viam a ligação desta atuação ao que foi aprendido no primeiro semestre do curso de administração

“Qualquer palavra era o suficiente para que eu fizesse o aluno se perguntar sobre quanto do significado desta palavra ele realmente entendia. Por meio de perguntas e mais perguntas, o estudante era instigado a refletir em busca de uma resposta, confirmando, ao final, o que poderia vir a ser o tema do pré-projeto científico a ser estruturado com base no método científico”, descreve Neuza.

“Os estudantes acabam emitindo opiniões do senso comum e não desenvolvem críticas ou raciocínios inovadores por ausência de argumentos que eles mesmos já tenham refletido a respeito”, destaca.



 
Referência: InfoMoney
Autor: Equipe InfoMoney
Aprenda mais !!!
Abaixo colocamos mais algumas dicas :

Assunto:Perguntas:
Finanças pessoaisÍndices de inflação: decida qual é o mais adequado para sua realidade
ConsórcioO que acontece se o bem do meu contrato deixa de ser produzido?
Negócios / EmpreendedorismoSaiba por que os profissionais pedem demissão
ImóveisConstrutora faliu? Peça a anulação da hipoteca
Salário e negociação na carreiraParticipação nos Lucros ou Resultados: um diferencial para o mercado competitivo
Negócios / EmpreendedorismoPara garantir segurança dos dados da empresa, deve-se investir em um data center
Entrevista de empregoFazer perguntas durante a entrevista de trabalho pode elevar suas chances
Investimentos / FundosInvestimento tamanho família: educação financeira deve começar em casa
Finanças pessoaisPlanejamento Financeiro
ConsumidorInternet: e-consumidores atentam a preço e qualidade na hora de comprar