A comodidade de comprar sem sair de casa, a facilidade de escolher e
pesquisar preços com um clique fizeram da internet um importante canal de
compras.
No entanto, com tantas ameaças on-line se proliferando dia a dia na rede,
como evitar fraudes e dores de cabeça na hora das compras? O que deve ser
observado? Sem certos cuidados, a comodidade e a facilidade podem se transformar
em prejuízo e pesadelo ao consumidor. Siga as dicas a seguir e previna-se!
A escolha da loja
Como nas lojas físicas, é comum o consumidor pesquisar em mais de um site em
busca de melhores preços e condições de pagamento antes de comprar. No entanto,
a escolha da loja requer bastante atenção, principalmente com relação á
idoneidade do estabelecimento.
A primeira dica neste caso é comprar em lojas conhecidas ou indicadas por
amigos, por exemplo, que já tenham comprado no local e não tenham reclamações a
respeito.
No caso de lojas desconhecidas, a dica é procurar um endereço fixo do
estabelecimento, buscar selos de segurança na página da internet e checar se
esses selos são verdadeiros, ouvir a opinião de internautas que já usaram o
serviço (em sites de pesquisa de preço normalmente aparecem opiniões das
pessoas).
O pagamento
Escolhida a loja e o produto a ser adquirido, atenção redobrada na hora de
efetuar o pagamento.
Antes de informar o número do seu cartão de crédito, verifique se o site da
loja usa tecnologias seguras. Caso seja uma conexão segura (aquela conexão com
endereços iniciados em https:// e com o cadeado ativado), clique no cadeado e
verifique se a informação do certificado corresponde com o endereço na barra de
endereços do navegador.
Atenção, também, aos seus dados pessoais. Forneça somente informações como
CPF e RG para sites reconhecidos e de procedência confiável. Em caso de dúvida,
não informe esses dados.
Outras dicas
Além dos cuidados já citados, atenção a outras dicas para evitar problemas
nas compras pela internet:
• mantenha o antivírus instalado e atualizado – para dar mais segurança à
navegação
• não forneça sua senha – nunca informe esse código em pedidos de
cadastramento ou recadastramento
• guarde número de protocolo e comprovante de compra – para comprovações
futuras
• fique atento ao seu extrato bancário e fatura do cartão – para checar
cobranças indevidas
• confie em seus instintos – se não tiver bom pressentimento sobre
determinado estabelecido, busque um outro lugar!
• evite entrar nas lojas através de email com promoções mirabolantes. Confira
as promoções diretamente no site da loja digitando o endereço para evitar
golpes!