Carreira / Emprego - Jovens não sabem como se comportar ao entrar no mercado de trabalho
Os jovens não se comportam de forma adequada no ambiente corporativo, menos por
má vontade e mais por desconhecer suas regras, que, infelizmente, na maioria das
vezes, são rígidas.
Eles usam programas de mensagens instantâneas para falar com amigos, visitam
sites indevidos, usam roupas inadequadas, como jeans rasgados, bermudas e blusas
com decotes grandes, além de falar gírias e pecar no quesito simpatia.
Dicas
Antes de cometer uma gafe, acompanhe as dicas da consultora de etiqueta
profissional, Renata Mello.
Se você é candidato a uma vaga de emprego, na entrevista, lembre-se:
- Demonstre boa vontade, sorria ao interagir com o entrevistado;
- Preste atenção na maneira como você se senta, evite sentar esparramado,
como se estivesse na faculdade ou no cursinho;
- Evite ficar balançando o pé ou a perna, uma vez que o entrevistador pode
entender isso como ansiedade;
- Se ficar esperando em pé, não se encoste nem ponha o pé na parede.
Mantenha a postura ereta e firme;
- Evite se atrasar. Se acontecer, peça desculpas e não fique culpando o
trânsito;
- Não entre na sala de entrevista sem pedir licença;
- Procure informações sobre a empresa, antes da entrevista. Entre na
internet e converse com os amigos. Isso aponta interesse e iniciativa. Mas
jamais demonstre ser o "senhor sabe tudo";
- Procure se vestir de acordo com o perfil da empresa, sem exageros;
- Ouça as perguntas com atenção e procure ser objetivo nas respostas;
- Cuidado com o português. Fale correto, mas não necessariamente usando
palavras difíceis. Elas podem ser uma armadilha;
- Se não entender a pergunta, tire suas dúvidas, para responder
adequadamente;
- Simpatia e descontração pode ajudar a conseguir o emprego. Mas cuidado
com a famosa pose ou tratamento de "brother", tão em voga. Ela é assustadora
para as empresas.
Você conseguiu o emprego. Atenção para essas regrinhas básicas:
- Seja comprometido com a empresa;
- Não confunda sua sala de trabalho com uma sala de estar. Evite usar seu
telefone celular ou o da empresa para ficar conversando com amigos;
- Cuidado com o uso dos programas de mensagens instantâneas no horário do
trabalho. Procure descobrir qual é o procedimento da empresa e evite ao
máximo usar;
- É inaceitável usar jeans rasgados, roupas tipo skatistas, decotes
profundos e saias ou blusas curtas em um ambiente corporativo. Essas peças
só são permitidas se você trabalhar em lojas de moda ou em locais que
permitam esses trajes;
- Cuidado com o corte dos cabelos e as cores exageradas;
- Não use gírias nem gerúndios (por exemplo: "vou estar perguntando") ao
conversar com colegas e clientes;
- Não fale ao telefone com a boca cheia;
- Ao usar e-mails, atenção à escrita. Seja breve. Evite envio de e-mails
pessoais em sua caixa postal de trabalho. Eles podem ser acessados pela sua
chefia, pois a máquina é da empresa e não sua;
- Preste atenção ao seu tom de voz;
- Assuma seus erros;
- Preste atenção aos níveis hierárquicos da empresa. Você é chefiado por
alguém, e é a essa pessoa a quem você precisa responder e acatar ordens;
- Cuidado com o termo "tipo assim". Não use;
- Seja pontual.
|