Método pelo qual a empresa define a mobilização de seus recursos para
alcançar os objetivos propostos. É um planejamento global a curto, médio e longo
prazo.
EstratégiaÉ a mobilização de todos os recursos da empresa no âmbito
global visando atingir objetivos definidos previamente. É uma metodologia
gerencial que permite estabelecer o caminho a ser seguido pela empresa, visando
elevar o grau de interações com os ambientes interno e externo.
O planejamento estratégico procura responder a questões
básicas, como:
- Por que a organização existe?
- O que e como ela faz?
- Onde ela quer chegar?
Dele resulta um plano estratégico, ou seja, conjunto flexível de informações
consolidadas, que serve de referência e guia para a ação organizacional. Pode
ser considerado como uma bússola para os membros de uma determinada organização.
A elaboração do Planejamento Estratégico1. Formulação dos
objetivos organizacionais
A empresa define os objetivos globais que pretende alcançar a longo prazo e
estabelece a ordem de importância e prioridade em uma hierarquia de objetivos.
2. Análise interna das forças e limitações da empresa
A seguir, faz-se uma análise das condições internas da empresa para permitir uma
avaliação dos principais pontos fortes e dos pontos fracos que a organização
possui. Os pontos fortes constituem as forças propulsoras da organização que
facilitam o alcance dos objetivos organizacionais - e devem ser reforçados,
enquanto os pontos fracos constituem as limitações e forças restritivas que
dificultam ou impedem o seu alcance - e que devem ser superados. Essa análise
interna envolve:
Análise dos recursos (recursos financeiros, máquinas, equipamentos,
matérias-primas, recursos humanos, tecnologia etc.) de que a empresa dispõe para
as suas operações atuais ou futuras.
Análise da estrutura organizacional da empresa, seus aspectos positivos e
negativos, divisão de trabalho entre departamentos e unidades e como os
objetivos organizacionais foram distribuídos em objetivos departamentais.
Avaliação do desempenho da empresa, em termos de lucratividade, produção,
produtividade, inovação, crescimento e desenvolvimento dos negócios.
3. Análise externa
Trata-se de uma análise do ambiente externo à empresa, ou seja, das condições
externas que rodeiam a empresa e que lhe impõem desafios e oportunidades. A
análise externa envolve:
Mercados abrangidos pela empresa, características atuais e tendências
futuras, oportunidades e perspectivas.
Concorrência ou competição, isto é, empresas que atuam no mercado, disputando os
mesmos clientes, consumidores ou recursos.
A conjuntura econômica, tendências políticas, sociais, culturais, legais etc.,
que afetam a sociedade e todas as demais empresas.
4. Formulação das Alternativas Estratégicas
Nesta quarta fase do planejamento estratégico formulam-se as
alternativas que a organização pode adotar para alcançar os objetivos
organizacionais pretendidos, tendo em vista as condições internas e externas. As
alternativas estratégicas constituem os cursos de ação futura que a organização
pode adotar para atingir seus objetivos globais. De um modo genérico, o
planejamento estratégico da organização refere-se ao produto (bens que
a organização produz ou serviços que presta) ou ao mercado (onde a organização
coloca seus produtos ou bens ou onde presta seus serviços).
O planejamento estratégico deve comportar decisões sobre o
futuro da organização, como:
- Objetivos organizacionais a longo prazo e seu desdobramento em objetivos
departamentais detalhados.
- As atividades escolhidas, isto é, os produtos (bens ou serviços) que a
organização pretende produzir.
- O mercado visado pela organização, ou seja, os consumidores ou clientes
que ela pretende abranger com seus produtos.
- Os lucros esperados para cada uma de suas atividades.
- Alternativas estratégicas quanto às suas atividades (manter o produto
atual, maior penetração no mercado atual, desenvolver novos mercados).
- Interação vertical em direção aos fornecedores de recursos ou integração
horizontal em direção aos consumidores ou clientes.
- Novos investimentos em recursos (materiais, financeiros, máquinas e
equipamentos, recursos humanos, tecnologia etc.) para inovação (mudanças) ou
para crescimento (expansão).