Carreira / Emprego - Entenda o que é brainstorming e use-o para impulsionar sua carreira!
Uma técnica bastante conhecida em publicidade e propaganda pode ser utilizada
por você para que se conheça melhor e, conseqüentemente, tenha sucesso ou mude
sua carreira.
O brainstorming, ou "tempestade de idéias", mais que uma técnica de
dinâmica de grupo, é uma atividade desenvolvida para explorar a potencialidade
criativa do indivíduo, colocando-a a serviço de seus objetivos.
Nos ramos em que é utilizada, a técnica serve para a criação de novas idéias. No
entanto, também pode ser usada por quem está em busca da colocação profissional
ou do aperfeiçoamento em sua área de atuação. Você sabe como?
Encontre problemas e soluções
Para quem quer se conhecer melhor, para poder reingressar ou mudar de rumo na
vida profissional, reúna alguns amigos para falar apenas de um assunto: você. O
brainstorming com pessoas conhecidas poderá ser semelhante a uma terapia
em grupo, com o foco em quem quer ter mais sucesso na carreira.
Neste encontro, serão ditas suas principais características. Depois de
analisá-las, pense em que profissão elas poderão ser utilizadas de maneira
proveitosa. Também pense em que ambiente se adequaria.
Há três principais etapas a serem levadas em consideração no brainstorming:
- Encontrar o foco: preciso mudar de emprego ou melhorar a colocação no
mercado
- Gerar discussão: será que estou no caminho certo?
- Encontrar uma solução.
Como se comportar?
De acordo com a coordenadora da área de Gestão de Carreiras da Faculdade de
Informática e Administração Paulista (FIAP), Janete Teixeira Dias, neste momento
também é preciso ouvir críticas.
"Ouça o que eles (amigos) têm a dizer, sem entrar na defensiva. Lembre-se de
que, por vezes, as coisas mais difíceis de se ouvir são aquelas que realmente
necessitamos saber e que podem nos fazer mudar o rumo de nossa vida", disse
Janete.
Ela ainda aconselha a quem for aderir à prática que pergunte sobre as atividades
que os amigos têm desenvolvido. "Pergunte sobre indicações de pessoas com as
quais poderia conversar e obter informações sobre oportunidades profissionais e
as qualificações necessárias para cada uma delas".
Regras adaptadas
Para que a técnica tenha resultados, é preciso adaptar as regras aplicadas nas
áreas de propaganda e publicidade. A primeira delas diz que as críticas devem
ser rejeitadas, o que está errado. Para que tenha resultados, é preciso que suas
características, que podem atrapalhar, sejam ditas para que você mude.
A regra de que a criatividade é bem vinda deve ser aproveitada. Busque
alternativas no processo de avaliação com seus amigos. Quanto mais idéias forem
geradas, melhor.
|