O jornal norte-americano The Wall Street Journal estampou em 2002 os
resultados de uma pesquisa sobre o mercado de trabalho que afirmava: 94% dos
entrevistados admitiam que muito de seu sucesso por conquistarem um novo emprego
se devia ao network (rede de contatos) que formataram ao longo da carreira e da
vida. Lá, como aqui, o apoio de amigos, parentes, colegas e conhecidos faz
realmente a diferença.
O outro lado desta história é que isso não ocorre apenas na hora de procurar
emprego. Uma sólida rede de contatos pode ajudá-lo a alavancar sua carreira ao
apresentar-lhe novas oportunidades. Aliás, se você ainda não mantém uma lista
organizada de pessoas que podem auxiliá-lo em sua vida profissional, pense na
possibilidade de iniciá-la o quanto antes e ampliá-la sempre que possível. É
claro que se trata de uma via de mão dupla – não se pode esperar que alguém nos
ajude num momento difícil se não nos dispusermos a ajudá-lo quando necessário.
Como proceder
Primeiramente, decida quem deve ser incluído em sua lista de contatos. Para
isso, é fundamental começar identificando entre as pessoas com as quais você se
relaciona aquelas que podem se tornar seus contatos profissionais. As mais
comuns são as seguintes:
- Amigos e familiares;
- Conhecidos e vizinhos;
- Professores e colegas do colégio ou da universidade;
- Ex-chefes e ex-colegas de trabalho;
- Membros de clubes e associações;
- Grupos religiosos ou outras organizações que você freqüenta;
- Demais profissionais que foram apresentados a você ao longo de sua
carreira.
“Será que não vou incomodar?”
Algumas vezes você já teve este tipo de sensação e acreditou que poderia criar
uma situação incômoda para o outro ou até mesmo sentir-se humilhado ao expor sua
dificuldade. Entretanto, a maioria das pessoas fica feliz quando pode auxiliar
alguém a se recolocar, especialmente quando conhecem e confiam em seu trabalho.
Há ainda outro benefício: fazendo uma indicação, nossos contatos poderão estar
solucionando um problema da empresa indicada, ao contratarem alguém como você.
Cuidados
Segundo o especialista em aconselhamento de carreira Rubens Marques Gimael,
alguns cuidados são fundamentais:
- Siga sempre as indicações que lhe forem fornecidas, mesmo que não
acredite que vão funcionar. A não ser que tenha um bom motivo para não o
fazer;
- Procure dar retorno ao seu contato, especialmente se a indicação foi
bem-sucedida;
- Agradeça sua atenção e auxílio e marque um novo encontro o mais cedo
possível. Mantenha-o informado sobre eventuais mudanças em sua carreira e
procure saber quais são os planos dele para o futuro. Seu contato precisa
sentir que você está presente e pronto para retribuir a ajuda que ele lhe
prestou.
Sugestão prática
Telefone todas as semanas para pelo menos duas pessoas com as quais ultimamente
não tem falado, mas que fazem parte de sua rede. Ligue apenas e tão somente para
saber como estão e fortalecer seus laços. Se desejar, convide-os para almoçar,
por exemplo. Que tal fazer isso agora?
Em tempos de crise ou bonança, os contatos valem ouro.