No mundo que vivemos onde cada vez mais a concorrência será acirrada em todos
os segmentos, seja serviços, seja o comércio ou a indústria ou mesmo altas
tecnologias, a figura do vendedor ganha status de personagem principal dentro
das empresas.
O vendedor hoje precisa se preocupar em cumprir metas e bater desafios, mas a
sua principal responsabilidade de longo prazo é garantir o cliente satisfeito
para que ele volte muitas e muitas vezes.
Quem trabalha com vendas precisa cultivar atitudes vencedoras com foco em 100%
nos resultados e com a antena sempre ligada nas oportunidades. Uma coisa é
inevitável na vida onde palavras são palavras, promessas são promessas e
desculpas são desculpas, mas o que importa mesmo são os resultados.
É num momento de decisão que você muda seu destino para sempre e o ato de
decidir é o ato de fazer escolhas e isto nós chamamos de atitude que requer
também uma boa dose de motivação, um estado de espírito elevado que sabe
valorizar o que a vida lhe dá diariamente.
Para vender mais e melhor o principal ingrediente é a paixão por ser uma
profissão que lida com pessoas, com produtos, com qualidade, com logística, com
atendimento e com tecnologia e que acima de tudo, uma profissão que requer amor
por ela e com esse “jeito de ser” interage com o mercado, seja entre empresas,
entre clientes e consumidores nessa interação com produtos e serviços que são a
alma do negócio.
Alguns exemplos de atitudes vencedoras que fazem o sucesso de vendedores,
verdadeiros campeões: Ser movido a metas e objetivos; Não se deixar dominar pelo
medo, afinal, coragem não é não ter medo, é ir em frente apesar do medo;
Levantar de manhã cedo para trabalhar com o pensamento único de vender, pois uma
pessoa que não tem um ideal na vida nem um guindaste a tira da cama de manhã;
Não desistir nunca; Ter entusiasmo, essa palavra poderosa que significa um sopro
de Deus na sua vida e sentir que cada dia é um dia de aprendizado.
Os chamados “maus vendedores” são pessoas que caçam e não vendem, arrancam
alguma coisa do cliente e não fecham negócio e boas parcerias, fazem mais
afirmações que perguntas e são pessoas despreparadas que não se assumem como
profissionais.
Algumas dicas: Se houver alguma objeção por parte do cliente, não
fique numa postura defensiva, procure esclarecer. Outra dica muito simples é
ouvir mais do que falar. Vendedor não é papagaio. Dê atenção à necessidade do
cliente, só assim você vai realmente entender o que ele quer ou procura. Ah, e
lembre-se, a melhor música para os nossos ouvidos é o nosso nome portanto... e
um sorriso não faz mal a ninguém!
Se você não gosta do que vende, vá fazer outra coisa! E lembre-se ainda, cumpra
o que prometeu ou não prometa nada. Um profissional de vendas é um persistente e
sabe que a persistência é a vitamina dos campeões. Quem faz sucesso em vendas
mantém sempre o foco naquilo que faz e não fica buscando atalhos.