Delegar é uma condição difícil de ser estabelecida por alguns chefes. Mas
é imprescindível para quem deseja ser ou ter um verdadeiro líder participativo e
democrático na empresa moderna. É também uma questão de etiqueta, de bons modos,
já que delegar com sabedoria evita atritos nas relações interpessoais.
"Aqueles que experimentam o poder uma vez nunca mais serão os mesmos."
Desde os tempos mais remotos, os homens primitivos já tinham chefe e, além
disso, desde o nascimento, o ser humano já está acostumado a obedecer aos pais e
aos professores até o término dos estudos. Por isso, são poucas as pessoas que
estão preparadas para a autonomia real e, quando necessitam tomar uma decisão
importante, sentem-se perdidas ou desajustadas por estarem acostumadas a ser
dirigidas.
É preciso saber delegar
Delegar significa colocar o poder de decisão o mais próximo possível da ação,
portanto é preciso ter condições técnicas e emocionais para assumir essa
responsabilidade.
Líder é aquele que consegue cooperação da organização que dirige, sabendo
respeitar a figura humana, procurando entender as pessoas, transmitindo
aos seus colaboradores equilíbrio, alegria em trabalhar e cooperar, além de
produtividade máxima. O líder deve ter uma série de qualidades e ter aprendido
bem o ofício da direção.
O chefe, que tem controle absoluto sobre seus empregados, determinando regras
rígidas e fiscalizando constantemente, não terá a mesma eficácia e positivismo
em relação ao espírito de colaboração, iniciativa e responsabilidade de sua
equipe.
O chefe deve delegar competência
O melhor controle é aquele que atribui responsabilidade a cada funcionário.
Quando um chefe ignora ou desvaloriza um funcionário, automaticamente estará
condenando-o à rotina, ao comodismo e à insatisfação, tornando-o cada vez mais
infeliz.
O chefe, que só dá ordens e exige obediência, bloqueia o potencial do ser
humano, torna-se autocrático e inibe o potencial criativo de sua equipe, criando
um ambiente de terror e burocracia.
O subordinado, de maneira geral, tende a identificar-se com seu superior,
portanto, liderar consiste também em administrar tensões. Eliminar o medo e
ouvir sempre seus subordinados, estimular a criatividade, aproveitando idéias
para constante aperfeiçoamento e solução de problemas, são características que
devem ser inerentes ao chefe. Agindo assim, ele estará quebrando paradigmas e
dando chances a seus subordinados para participarem dos problemas e soluções da
organização.
Saber ouvir é uma arte, e colocar em prática o que ouvimos, sabendo selecionar
idéias criativas e participativas, pode ajudar muito no desenvolvimento
profissional. Liderança não é brilho, pois o triunfo nos leva a grandes
armadilhas.
Um líder é inteligente emocionalmente se utiliza sua sensibilidade para
construir uma cultura de respeito mútuo entre as pessoas, fazendo-as crescer e
produzir.