De maneira inconsciente, cada pessoa acaba por tender a um tipo de
comportamento no ambiente de trabalho. Em palestra realizada durante o 2º
ConviRH (Congresso Virtual de Recursos Humanos), Reinaldo Passadori, diretor do
instituto que leva seu nome, apontou quais são as quatro formas de comunicação
que uma pessoa pode ter.
A primeira delas diz respeito ao autoritarismo, que não está limitado apenas às
pessoas que ocupam altos cargos hierárquicos. Devido à forte personalidade, este
tipo de profissional acaba por falar mais alto, com a voz seca, interrompe com
frequência e usa bastante de sarcasmos e críticas para ganhar a discussão.
"Ele acaba por criticar a pessoa e não o comportamento dela. Está o tempo todo
preocupado em vencer", afirma Passadori.
Preocupação excessiva com o outro
Existem, também, pessoas com um comportamento totalmente contrário ao do perfil
traçado acima: os submissos. Eles evitam o confronto a qualquer custo e fazem de
tudo para fugir de uma discussão. Cedem com muita facilidade e não sabem dar uma
resposta negativa a uma solicitação.
"Têm pouco contato visual, uma atitude mais defensiva, são de natureza quieta,
apresentam muitas justificativas e têm uma postura encolhida. Essa pessoa
preocupa-se muito com o outro e, principalmente, com o que dizem a seu
respeito", explica Passadori.
No meio termo, nem tão autoritário, nem tão submisso, está o que o diretor
nomeia uma forma de comunicação falsa. É uma pessoa ansiosa por acertar as
contas, mas que evita qualquer tipo de confronto. Ela não olha nos olhos de quem
conversa, mas também não mira o chão: simplesmente olha para frente.
"Age às escondidas, é mais sarcástico, tem também uma postura fechada e um senso
de humor que até irrita".
O pai dos justos no ambiente de trabalho
O assertivo é aquela pessoa que defende os próprios direitos, mas é capaz de
aceitar os direitos dos outros também. Mantém contato visual fixo, um tom de voz
sempre neutro, ouve bastante e, o mais importante: ouve mais do que fala.
"Trata os outros com respeito, fala abertamente, vai ao ponto e insiste na busca
pelos seus objetivos", finaliza.