Existem vários estilos de liderança, que devem variar de acordo com a fase
pela qual passa o liderado. A explicação é da sócia da consultoria IDH
(Instrumentos de Desenvolvimento Humano), Patrícia Próspero.
"Normalmente, os líderes têm um estilo predominante, por isso a realização do
diagnóstico do liderado constitui a fase mais importante para o líder", revela.
Segundo ela, esse diagnóstico deve ser feito por meio do conhecimento do
funcionário, seu nível de motivação e de suas habilidades, que precisa ser
comparado com as exigências daquela função. "A partir daí, o líder deve adequar
seu estilo ao funcionário", explica.
Tipos de liderança
Segundo ela, existe a liderança diretiva, representada por ações bem
específicas com relação ao que deve ser feito por cada funcionário. Esse tipo de
liderança é essencial quando há colaboradores novos ou pessoas ocupando novas
funções.
Há ainda o líder treinador, necessário quando o funcionário já se adaptou à
função e à empresa e, por isso, enxerga claramente seu papel dentro da
organização. Nesse caso, o gestor deve apenas ajudá-lo a fazer ainda melhor o
que já faz, por meio do desenvolvimento de competências e habilidades.
O terceiro estilo é a liderança apoiadora, que deve ser colocada em prática
quando o líder apenas precisa apoiar o profissional. Este já conhece sua função,
bem como já desenvolveu competências e habilidades para as atividades que
desenvolve. Logo, a função do líder é fazer elogios e reconhecer o bom trabalho.
"É uma espécie de escuta ativa", analisa Patrícia.
O último estilo é o da delegação. Ocorre quando o liderado é competente e
motivado suficientemente, de maneira que o líder pode dar a ele autonomia,
apenas indicando o que é preciso ser feito.