Clique aqui para ir para a página inicial
 

Pular Links de Navegação
»
Home
Contato
Calculadoras
Consultoria
Conteúdo
Cotações
Perfil/Testes
Serviços
Parceiros
Mapa site
[HyperLink1]
Cadastrar
 
    
Assuntos

Total de artigos: 11132
    

 

 

Negócios / Empreendedorismo - A Importância do Foco em seus Produtos e seus Mercados 

Data: 30/05/2007

 
 

target.gifO verdadeiro empreendedor é aquele que tem muitas idéias, consegue idealizar vários caminhos para seus produtos e serviços e possui uma ampla visão dos diversos mercados que pode atingir.

Esta amplitude de visão do empreendedor dever ser acompanhada de outra característica muito importante: FOCO. Sem foco, os empreendedores podem ter sérias dificuldades em consolidar seus negócios, já que ao invés de se preocupar em obter os resultados das primeiras iniciativas, preferem dar seguimento às novas idéias. Isto gera uma série de produtos e serviços promissores, sem que nenhum deles gere o fluxo financeiro para manter o dia a dia da empresa.


Qualquer empresa que possui vários produtos e serviços deve ter uma combinação adequada daqueles que geram resultados de curto prazo e aqueles inovadores que precisam ser desenvolvidos para que se transformem no ganha-pão do futuro.

O foco deve ser tanto em sua oferta de produtos quanto nos mercados-alvo:

  • Produtos e Serviços: Quando você oferece algo a seus clientes, provavelmente identificará oportunidades de ampliar sua oferta com modificações, acessórios e itens similares. Escolha alguns para começar a desenvolver (baseado no investimento, risco e perspectiva de retorno), sem tentar fazer tudo ao mesmo tempo.
  • Mercados-Alvo: Aquilo que você já oferece a alguns clientes pode ser oferecido a outros com adaptações e modificações. Algumas vezes, as opções são muitas, e você deve avaliar os recursos que tem disponíveis para que suas ações realmente tenham resultados.

O empreendedor inteligente usará sua equipe para que possa encontrar o equilíbrio correto entre negócios atuais e novos. Atividades do dia-a-dia podem ser delegadas (com o acompanhamento correto).

Limitar as iniciativas pode ser frustrante para quem está à frente de seu negócio. Por isso, é importante criar um plano de curto, médio e longo prazo que indique a evolução dos mercados e produtos da empresa. Desta forma, o empreendedor terá uma visão clara de seus avanços em relação ao que ele idealiza.

Restringir produtos e mercados não deve ser encarado como uma destruição de idéias. Todas as possibilidades devem ser registradas para análise no momento correto. Além disso, uma idéia nova, mas cuja janela de oportunidade está no curto prazo, pode mudar todos os planos da empresa para que seja aproveitada. Este é um dos grandes desafios do empreendedor: decidir o que fazer, quando, e como.



 
Referência: -
Aprenda mais !!!
Abaixo colocamos mais algumas dicas :