O
verdadeiro empreendedor é aquele que tem muitas idéias, consegue idealizar
vários caminhos para seus produtos e serviços e possui uma ampla visão dos
diversos mercados que pode atingir.
Esta amplitude de visão do empreendedor dever ser acompanhada de outra
característica muito importante: FOCO. Sem foco, os
empreendedores podem ter sérias dificuldades em consolidar seus negócios, já que
ao invés de se preocupar em obter os resultados das primeiras iniciativas,
preferem dar seguimento às novas idéias. Isto gera uma série de produtos e
serviços promissores, sem que nenhum deles gere o fluxo financeiro para manter o
dia a dia da empresa.
Qualquer empresa que possui vários produtos e serviços deve ter uma combinação
adequada daqueles que geram resultados de curto prazo e aqueles inovadores que
precisam ser desenvolvidos para que se transformem no ganha-pão do futuro.
O foco deve ser tanto em sua oferta de produtos quanto nos mercados-alvo:
- Produtos e Serviços: Quando você oferece algo a seus
clientes, provavelmente identificará oportunidades de ampliar sua oferta com
modificações, acessórios e itens similares. Escolha alguns para começar a
desenvolver (baseado no investimento, risco e perspectiva de retorno), sem
tentar fazer tudo ao mesmo tempo.
- Mercados-Alvo: Aquilo que você já oferece a alguns
clientes pode ser oferecido a outros com adaptações e modificações. Algumas
vezes, as opções são muitas, e você deve avaliar os recursos que tem
disponíveis para que suas ações realmente tenham resultados.
O empreendedor inteligente usará sua equipe para que possa encontrar o
equilíbrio correto entre negócios atuais e novos. Atividades do dia-a-dia podem
ser delegadas (com o acompanhamento correto).
Limitar as iniciativas pode ser frustrante para quem está à frente de seu
negócio. Por isso, é importante criar um plano de curto, médio e longo prazo que
indique a evolução dos mercados e produtos da empresa. Desta forma, o
empreendedor terá uma visão clara de seus avanços em relação ao que ele
idealiza.
Restringir produtos e mercados não deve ser encarado como uma destruição de
idéias. Todas as possibilidades devem ser registradas para análise no momento
correto. Além disso, uma idéia nova, mas cuja janela de oportunidade está no
curto prazo, pode mudar todos os planos da empresa para que seja aproveitada.
Este é um dos grandes desafios do empreendedor: decidir o que fazer, quando, e
como.