Carreira / Emprego - Consultora indica motivos que impedem profissionais de fazer o marketing pessoal
A necessidade de se fazer o marketing pessoal começou quando a
competitividade no mercado de trabalho ficou mais acirrada. "Ele chegou como um
diferencial", disse a psicóloga organizacional do IDORT-SP, Rosana Bueno.
Entretanto, de acordo com ela, existem algumas crenças sociais que impedem as
pessoas de fazer o marketing. A primeira delas, que deve ser destacada, é o
culto à humildade. "As pessoas pensam que serão prepotentes, caso o façam",
disse Rosana.
"Na vida pessoal, fazer o marketing pessoal é prepotência, mas na profissional,
é sobrevivência", completa. De acordo com ela, um profissional pode perder uma
vaga de emprego porque deixou de dizer que fez um determinado curso ou completou
um projeto.
Outros motivos
Além disso, a consultora ainda disse que o brasileiro não possui o hábito de
falar sobre si mesmo, a não ser para mostrar defeitos. "Somos de um país de
baixa auto-estima, e pensamos que o do outro sempre é melhor".
Ela ainda exemplificou um outro caso cultural que impede as pessoas de fazer o
marketing pessoal: na infância, quando chamávamos atenção, logo diziam "quer
aparecer, coloca uma melancia no pescoço". "O que fica culturalmente disso é que
aparecer é algo ruim".
Por isso, o que fica no subconsciente é que quando uma pessoa se sobressai e
deixa isso claro está humilhando as demais. "Falar dos sucessos, vitórias e
conquistas ficou sendo algo ruim".
Esclarecimento
Ainda segundo Rosana, é preciso deixar algo claro: "o marketing pessoal abre
portas, mas não mantém a pessoa no emprego".
|