Conseguir uma oportunidade de trabalho sem ter experiência profissional é um
dos maiores desafios dos jovens hoje em dia. Diante deste cenário, o setor de
call center é um dos segmentos que mais contratam esses profissionais. Porém,
engana-se quem pensa que o setor serve apenas como porta de entrada para o
mercado de trabalho. As empresas especializadas em telecomunicações também
possuem plano de carreira.
Segundo dados da ABT (Associação Brasileira de Teleserviços), o segmento de call
center emprega 850 mil pessoas. E as previsões para este ano é de um crescimento
de, pelo menos, 10% no número de contratações.
Plano de carreira
Aos 19 anos, Carlos Brito inciou sua vida profissional na SPCOM, empresa de call
center, como operador de telemarketing. Depois de nove anos na companhia, ele é
o coordenador de operações. "Toda a minha história profissional está dentro da
empresa e se reflete na minha ascensão cultural: me formei em Publicidade e
Propaganda em 2005 e tenho planos de inciar uma pós-graduação este ano".
História parecida de sucesso profissional tem Alessandra Almeida, que trabalha
na mesma empresa há 15 anos. Seu primeiro cargo foi de recepcionista, logo
depois se tornou operadora de telemarketing, em seguida passou a desempenhar a
função de supervisora e, atualmente, está no departamento financeiro.
Para a presidente da SPCOM, Alessandra Periscinoto, o setor de call center
funciona como um importante local de aprendizado profissional.
"Ao contratar jovens sem experiência profissional, mais do que oferecer a
primeira oportunidade de emprego, o segmento de call center funciona como um
importante local de aprendizado para o jovem, onde ele aprende na prática sobre
o profissionalismo e responsabilidade. Temos muito orgulho de desempenhar esse
papel".
Setor
Por muitas vezes não exigir experiência profissional, o segmento de call center
acaba investindo em um forte treinamento dos seus funcionários e em tecnologia.
"O treinamento de pessoas é uma área sensível em qualquer empresa. Para o
segmento de call center, o bom preparo de todas as equipes é vital e determina o
sucesso ou fracasso das operações", afirma o gerente de operações da SPCOM, Jair
Margutti.