Utilidades - Governo Municipal: Telecentros
Telecentros
Diante do quadro atual de exclusão social e digital, a Coordenadoria do
Governo Eletrônico da Prefeitura de São Paulo elaborou o Plano de Inclusão
Digital, também conhecido como e-cidadania, que consiste em implantar
Telecentros nas áreas mais carentes da cidade, além de ações de aprendizagem da
informática, cidadania e bom uso das ferramentas da rede mundial de
computadores.
Como funcionam os Telecentros
Telecentros são espaços com computadores conectados à Internet banda larga. Cada
unidade possui entre 10 e 20 micros. O uso livre dos equipamentos, cursos de
informática básica e oficinas especiais são as principais atividades oferecidas
à população. Cada Telecentro possui um Conselho Gestor, formado por membros da
comunidade e eleitos por ela mesma, que ajudam os funcionários na fiscalização e
gestão do espaço.
Uso Livre
O único conteúdo estritamente proibido é a pornografia. De resto, as pessoas
podem navegar livremente pela web, fazer pesquisas, ler notícias, participar de
salas de bate-papo, jogar online, digitar documentos e currículos, enviar
e-mails e aproveitar todos os outros recursos da rede.
Rede em funcionamento
A cidade de São Paulo possui 61 Telecentros, 22 de administração direta e 39
conveniados, espalhados por todas as regiões metropolitanas. Mais 46 deverão
ficar prontas ainda em 2003, totalizando 107 unidades. A escolha dos locais foi
feita a partir do Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) da cidade. As regiões
de pior qualidade de vida e menor presença do Estado foram as escolhidas. Onde a
Prefeitura não possuía prédios, parcerias com entidades e ONGs foram firmadas.
Para saber mais, acesse o site dos Telecentros:
www.telecentros.sp.gov.br
|