Um aspecto que diferencia radicalmente o
empreendedor do profissional contratado é a constante presença da negociação no
dia a dia. A menos que se trate de um profissional de compras ou vendas, a
maioria das funções não exige que a pessoa esteja continuamente envolvida em
influenciar terceiros para conseguir melhores condições nos negócios.
Já o empreendedor está o tempo todo cercado pela negociação: com clientes,
fornecedores, funcionários, parceiros, credores, investidores, etc.
Para muitos, negociar não é algo natural, e as razões podem ser diversas:
- timidez
- aversão ao conflito
- medo de parecer “mau” ou mesquinho
- vergonha de perder uma negociação
- receio de prejudicar um relacionamento
Ainda assim, estas razões podem ser sobrepostas quando o empreendedor se
coloca como objetivo a obtenção de respeito, baseando-se em 3 pilares: ética,
perfil empreendedor e imagem pessoal.
Ética
Negociar com ética mostrará aos outros que você é uma pessoa justa e
confiável. Isto pode ser atingindo de algumas formas:
- não usando a mentira com base de sua estratégia de negociação
- respeitando os limites do outro
- exibindo cordialidade mesmo quando a negociação está difícil
- não tentando extrair todo e qualquer centavo de uma negociação, a
qualquer custo
Perfil Empreendedor
Pessoas que negociam são vistas com bons olhos no mundo dos negócios. O
mercado é muito duro, e ter um perfil empreendedor de bom negociador trará os
respeito daqueles à sua volta.
Quando seus clientes e fornecedores sabem que você não aceitará condições
ruins sem uma boa negociação, já estarão mentalmente preparados para buscar uma
situação intermediária, de ganha-ganha.
Bons profissionais tendem a “testar” um novo contato sempre que há um
processo de compra, venda ou parceria. Eles criam situações em que podem
avaliar o perfil do empreendedor, e a partir daí definem sua estratégia de
negociação. Por isso ter uma postura firme de negociação é essencial para
começar uma relação de negócios com o pé direito.
Imagem Pessoal
Bons negociadores inspiram respeito. Negociadores que sabem usar a ética em
seu favor geram admiração. Firmeza, honestidade e bom senso completam o
pacote. Lembre-se que há mais em uma negociação do que seu resultado final. O
processo negocial é tão importante quanto o resultado final, e pode gerar
benefícios tangíveis e intangíveis que vão além do que você esperava
inicialmente. Uma boa imagem pessoal transmitida nos processos negociais gera
uma empatia da outra parte e facilitará negócios futuros.