Existem três formas de lidar com a insatisfação no emprego: é possível ser
assertivo, encarando os problemas de frente e expressando o que pensa e sente
aos colegas e aos superiores; ser agressivo, potencializando o foco do problema;
ou ainda ser passivo, se submetendo a situações que originam frustração, o que
geralmente ocorre nos casos de assédio moral.
Quando o profissional se deixa levar pela situação acaba prejudicando a si
mesmo, na avaliação do consultor do IDORT/SP, David Carlessi, especialista em
processos de mudança. Assim, aqueles cujo trabalho depende da criatividade ficam
menos criativos, vendedores maltratam clientes, enquanto muitos outros deixam de
ser atentos e comprometidos com a empresa.
"O ideal é não fugir da situação ou de si mesmo", diz Carlessi. Essa fuga não é
proposital. O funcionário desanimado acaba não conseguindo cumprir os prazos e
arranja desculpas para não comparecer a eventos importantes e reuniões.
Sofrimento
Para o especialista, a organização não pode ser fonte de sofrimento. "Se for o
caso, repense sua relação com a empresa", aconselha. "O problema é que ninguém
consegue ser uma pessoa no trabalho e outra em casa ou com os amigos, de maneira
que a insatisfação profissional é transferida às demais áreas da vida".
Não é para menos. Passamos no mínimo oito horas por dia na empresa, sem contar o
tempo que perdemos no percurso casa-trabalho. Considerando seis horas por dia
reservadas ao sono, isso significa que vivemos a maior parte de nossas vidas no
trabalho. "Hoje, especialistas já falam em toxidade organizacional. A empresa
que causa sofrimento é tão tóxica quanto as substâncias tóxicas".
Encare de frente
A recomendação de Carlessi é encarar de frente a situação. Isso implica tentar
fazer seu trabalho direito enquanto não consegue outra colocação, ainda que
esteja desmotivado. Faça isso por você e não pela empresa.
"Manter a qualidade do trabalho mesmo em períodos de dificuldades é o que
chamamos de postura profissional. A capacidade de lidar com as situações
difíceis com integridade é muito valorizada pelas empresas. Se conseguir fazer
isso, aumentará suas chances de conseguir outra colocação".
A última dica é se conhecer e entender o que sente. "Há pessoas que se deixam
levar pela situação e ficam mais chatas e mal-humoradas. Existem outras que agem
como se não fossem elas e contrariam os próprios princípios e a personalidade".