A recuperação econômica, aliada à Copa do Mundo de Futebol, está aquecendo o
mercado e levando o consumidor às compras. Como consequência, as empresas estão
contratando mais, o que aumenta a chance de alguns profissionais serem abordados
por headhunters, também conhecidos como "caçadores de talentos". Assim, surge a
pergunta: como se tornar interessante para eles?
De acordo com o headhunter e presidente da Junto Fast Recruitment, Ricardo
Nogueira, para se tornar atraente aos olhos de um headhunter, o profissional
precisa ter uma boa formação acadêmica, fluência em idiomas - em especial o
inglês - e experiência de mercado.
Além disso, alerta Nogueira, é essencial manter-se atualizado. “É
interessante notar que a pessoa se preocupa em manter-se atualizada,
especialmente quando ela não teve oportunidade de cursar um bom colégio, uma
faculdade de ponta e ela busca fazer cursos de pós-graduação em instituições de
qualidade”, diz ele.
Emprego atual
Ter um bom desempenho no emprego atual também conta pontos ao ser avaliado por
um headhunter. Isso porque, explica Nogueira, a pessoa que se destaca na empresa
em que está trabalhando acaba chamando atenção fora da companhia.
“Não importa o que faça, o profissional deve sempre entregar o melhor, acima
do esperado. Se a chefia não o reconhecer, certamente os colegas estão vendo e
se tornarão boas referências para ele”, afirma.
Por outro lado, a pessoa deve tomar o cuidado para, ao ser reconhecida, não
esquecer de dividir o mérito com a equipe e para não aparecer de forma
exacerbada. “As coisas acontecem naturalmente. Se a pessoa passar do limite,
ficará com a imagem de que faz qualquer coisa para aparecer e isso não é visto
com bons olhos”.
Visibilidade
Para que um profissional seja abordado por um headhunter, além de ter
características interessantes, ele necessita ter visibilidade.
Dessa forma, é importante ter um bom networking, o que não significa conhecer
centenas de pessoas, mas sim conhecer pessoas que realmente possam agregar valor
à carreira.
Além disso, é necessário prestar atenção às redes sociais on-line, sobretudo
ao Likedin, já que os headhunters costumam observar esses ambientes. Por isso,
alerta Nogueira, é preciso pensar bem nas conexões e no que irá colocar nestas
redes.
Quem o headhunter busca?
Por fim, vale lembrar que os headhunters geralmente buscam profissionais que
possam ocupar cargos de nível gerencial em diante. Porém, diz Nogueira, isso não
significa que alguém que esteja em outro patamar da carreira não possa ser
abordado por este profissional.
No mais, destaca o especialista, é preciso esclarecer que não há um limite de
idade para que uma pessoa seja abordada por um headhunter, pois mais do que ter
uma determinada idade, o essencial é que o profissional tenha energia.