Clique aqui para ir para a página inicial
 

Pular Links de Navegação
»
Home
Contato
Calculadoras
Consultoria
Conteúdo
Cotações
Perfil/Testes
Serviços
Parceiros
Mapa site
[HyperLink1]
Cadastrar
 
    
Assuntos

Total de artigos: 11132
    

 

 

Salário e negociação na carreira - Quando pedir aumento? 

Data: 22/04/2010

 
 
Quem não concorda que todos nos merecemos um aumento de salário? Sempre pensamos que poderíamos ganhar um pouco mais, mas pedir aumento de salário nunca é algo tão fácil. Para algumas pessoas, talvez isso não seja exatamente um problema, mas o fato é que muita gente tem medo de fazer este pedido ao patrão – seja pelo receio de que ele ache que há uma insatisfação com o trabalho, por medo de receber "não" como resposta ou, até mesmo, por se sentir inseguro em relação ao seu desempenho na empresa.

Apesar dos muitos medos que gera este assunto, pedir aumento de salário não é uma missão impossível – pode ter certeza – e pode trazer resultados positivos se for feito da maneira correta e na hora certa. No momento de conversar sobre isso, o mais importante é deixar claros os motivos pelos quais você merece o aumento e estar preparado para o dialogo.

O primeiro passo é fazer uma análise de si próprio para identificar quais benefícios reais você traz para empresa e quais metas e resultados já alcançou. É importante também saber quanto o mercado está pagando para profissionais do mesmo nível. Procure informações, pesquise em jornais ou na internet as médias salariais para seu cargo em empresas da mesma região, porte e ramo de atividade". Outro fator importante a ser observado também e se a empresa passa por um bom momento em seus negócios, os resultados estão satisfatórios e o trabalho do profissional é eficaz, está é uma boa hora de tentar renegociar seus vencimentos.

Perceber o humor do chefe antes de iniciar a conversa e estar ciente do momento pelo qual sua empresa passa também são aspectos importantes para a preparação do profissional. É importante verificar se a companhia não está enfrentando nenhuma crise financeira ou se congelou as contratações e promoções momentaneamente, por exemplo.

O pedido de aumento não deve ser levado para o lado pessoal. As empresas não tem nada a ver com as coisas que estão dentro do seu universo de decisão, de vida pessoal. Alguns exemplos que você jamais deve usar: meu custo de vida aumentou; não tenho aumento desde o ano passado; me separei e tenho que dar pensão para minha ex-mulher e filhos; comprei um carro ou apartamento e as prestações estão altas e quero fazer um curso e preciso ganhar mais, entre outros.

Profissionais com melhores qualificações são os que, em teoria, mais agregam valor à empresa, portanto, têm mais chances de ganhar um aumento. É preciso buscar constantemente reciclagem profissional, estar atento às práticas de mercado e às novas tendências. Quem traz resultado para a empresa é reconhecido, e, consequentemente, tem facilidade em ser recompensado por isso. Auto desenvolvimento será sempre a chave, tanto para quem quer crescer hierarquicamente quanto para quem visa aumento salarial.

Seja qual for a situação, reflita e aja. Lembre-se: esteja atento, observe, aprenda sempre, não pare nunca.



 
Referência: Administradores.com.br
Autor: Thiago Fernandes Cunha
Aprenda mais !!!
Abaixo colocamos mais algumas dicas :