Clique aqui para ir para a página inicial
 

Pular Links de Navegação
»
Home
Contato
Calculadoras
Consultoria
Conteúdo
Cotações
Perfil/Testes
Serviços
Parceiros
Mapa site
[HyperLink1]
Cadastrar
 
    
Assuntos

Total de artigos: 11132
    

 

 

Finanças pessoais - Morar fora exige planejamento financeiro e pesquisa 

Data: 20/07/2008

 
 
Sair do País com o objetivo de ganhar dinheiro exige muito planejamento, para que o sonho de viver no exterior não se transforme em um grande pesadelo internacional.

Ganhar determinada quantia em dólar, euro ou outra moeda pode parecer uma vantagem, no entanto, é necessário avaliar alguns pontos importantes, antes de tomar a decisão de arrumar as malas.

Atenção ao passo-a-passo para sair do País de forma consciente e evitar problemas e prejuízos:

Antes...
Você já decidiu para qual país quer ir? Se não, as informações a seguir podem ajudá-lo na escolha; ou, se sim, veja se conhece todos os detalhes necessários, para não ter problema quando chegar ao seu destino.
  • Idioma: você está preparado para estudar, trabalhar e viver em uma outra língua? O ideal é, antes de sair do Brasil, investir em um curso de idiomas. O conhecimento da língua facilita a entrada no país, a busca por emprego e evita que você seja enganado até em atividades de rotina, como durante as compras, por exemplo.
  • Legislação: seu passaporte está dentro do prazo? O local escolhido exige visto para a entrada? Seguro? Vacinas? Tenha todas as informações legais para a chegada ao país, com bastante antecedência, e planeje os gastos. O novo passaporte brasileiro (de capa azul), emitido em algumas cidades, custa R$ 156,07. Além disso, o valor do visto varia de país para país e muda de acordo com o objetivo da viagem: turismo, estudos ou trabalho.
  • Custo de vida: informe-se sobre os custos das necessidades básicas do país de destino. E lembre-se: mesmo ganhando em moeda estrangeira, veja se o valor é suficiente para a sua sobrevivência. O salário do estrangeiro normalmente é mais baixo que o de um cidadão local, mas, mesmo assim, ele tem despesas de aluguel, alimentação e transporte como qualquer um.
Dica: antes de viajar, poupe e tenha, no dia do embarque, o suficiente para se manter pelo menos dois meses no país. A quantia serve para pagar qualquer emergência e para dar tranqüilidade durante o período em que estiver procurando emprego.

Importante: informe-se, também, sobre a necessidade de entregar, ou não, a Declaração de Saída Definitiva do País. De acordo com a Receita Federal, está obrigada a apresentar a declaração:
  • A pessoa física residente no Brasil que se retirar em caráter permanente do território nacional no curso do ano-calendário; ou
  • A pessoa física que se ausentar do território nacional em caráter temporário, permanecendo no exterior por mais de doze meses consecutivos, ou seja, quando passar à condição de não-residente no País.
... Durante...
Durante a sua temporada no exterior, arrumar um trabalho é a única forma de se manter financeiramente. Mas esse é um ponto que merece bastante atenção: o país permite o trabalho de estrangeiros? Seu visto é próprio para isso?

Informe-se sobre todas as regras, pois, de acordo com a cartilha "Brasileiras e Brasileiros no Exterior", lançada pelo Ministério do Trabalho, um estrangeiro em condição irregular pode ser vítima de exploração e não ter seus direitos reconhecidos.

Caso tenha permissão de trabalho, informe-se sobre as regras de proteção ao trabalhador e fique atento às condições do contrato que irá assinar.

Informe-se também sobre a possibilidade de abrir uma conta bancária no país de destino e, caso tenha a intenção de enviar remessas ao Brasil, avalie custos das diferentes modalidades e faça de maneira legal: é mais seguro e você terá garantia de que seu dinheiro chegará ao destinatário.

Com relação à moradia, informe-se se um estrangeiro pode assinar um contrato de aluguel e quais são as exigências: depósito de segurança, documentos, comprovante de renda etc. Além disso, na hora de assinar, avalie com cautela o prazo de vigência do contrato e pondere: você realmente vai ficar no país durante o tempo estipulado? Verifique quais as cláusulas para caso de desistência e evite, assim, prejuízo caso um imprevisto mude seus planos de uma hora para outra.

... Depois
Na hora de voltar para casa, atenção a alguns detalhes, antes de deixar o país:
  • Fechar conta bancária;
  • Liberar imóvel e deixar o local de acordo com o estipulado no contrato (atenção à pintura, limpeza, aviso de saída etc);
  • Avisar seu empregador com antecedência sobre sua saída (seria como o nosso aviso prévio).
Importante: caso queria regressar ao Brasil com dinheiro em espécie, verifique os limites estabelecidos tanto pelo país de procedência como pelo Governo Brasileiro. De acordo com a cartilha do MTE, uma violação a essa regra pode levar à perda do dinheiro transportado, além de outras sanções.


 
Referência: Administradores.com.br
Autor: Infopessoal
Aprenda mais !!!
Abaixo colocamos mais algumas dicas :