Muito se fala da importância da qualidade de vida para um profissional, fator
que é deixado de lado enquanto se buscam resultados e o sucesso na carreira.
Mas, para aqueles que se negam a adotar um estilo de vida mais saudável, até
mesmo as empresas estão forçando esse comportamento. De que maneira? Por meio de
programas de auxílio saúde.
De acordo com pesquisa realizada pela consultoria de Recursos Humanos Watson
Wyatt, com 249 empresas de diversos segmentos, 21% delas disseram que há um
espaço dentro da companhia para academia de ginástica. Praticar exercícios
físicos pode ser uma forma de lazer e de escape da tensão, além de ser ótimo
para manter a saúde em dia.
Organize seu dia, para que possa ir à academia antes ou depois do expediente.
Para ter mais qualidade de vida, a neuropsicóloga do Hospital Albert Einstein,
Camila Prade, deu a seguinte dica: distribua as atividades, para não ficar
sobrecarregado em alguns dias, e saiba o que priorizar.
Descanso e relaxamento
Quebrando o tabu de que empresa é lugar de estresse, outras 37% oferecem espaço
para massagem (laboral, shiatsu e etc). Imagine depois do almoço poder tirar
aquela tensão que acaba por prejudicar a sua coluna. Mas cuidado para não abusar
demais e esquecer do horário de voltar para a labuta.
Ainda mais radicais, 17% das companhias entrevistadas na pesquisa simplesmente
oferecem um local específico para descanso dos funcionários, onde é possível
tirar uma sesta, como é chamado o descanso após o almoço, bastante adotado em
alguns países. Para aliviar o estresse, que surge em meio a tantas cobranças e
pressões, vindas até mesmo da própria pessoa, 14% das empresas disseram que
oferecem terapias alternativas.
Esse tipo de programa deve ser considerado até mesmo no momento de escolha de
empresas para se trabalhar.
Outros dados
Cientes de que um profissional saudável produz mais, as empresas ainda estão
dando outros benefícios relacionados à saúde: 77% delas oferecem vacinas contra
a gripe, 58% possuem um ambulatório médico para atendimento assistencial e 64%
têm campanhas específicas de promoção da saúde.