O que faz com que uma pessoa comum se destaque em meio a tantas outras?
Muitos podem dizer que se trata de “brilho pessoal”, mas um fato é indiscutível:
pessoas notórias chamam mais atenção porque possuem alguns atributos mais bem
desenvolvidos do que a maioria – simpatia, extroversão, credibilidade, entre
outras características que as tornam um imã social. Profissionalmente, é
possível tornar-se “popular” no mercado e alavancar a carreira incorporando
algumas atitudes e hábitos. O marketing pessoal, conceito que aplica os
princípios do marketing às pessoas, é uma grande tendência nos dias de hoje.
Fazer de si mesmo um bom produto e saber vendê-lo às empresas é requisito
fundamental para garantir sua empregabilidade daqui em diante. Conhecimentos
técnicos são, atualmente, apenas a base da construção de uma carreira
bem-sucedida – o diferencial entre um profissional e outro está, na realidade,
em suas atitudes e capacidade comunicativa.
Em palestra realizada na ExpoManagement 2005, o coordenador do curso de
marketing da Umesp (Universidade Metodista de São Paulo), Eder Polizei, abordou
o tema e ensinou como aplicar o marketing pessoal corretamente no dia-a-dia.
Para tanto, introduziu alguns conceitos do marketing tradicional e os adaptou
aos hábitos profissionais. “No marketing, o produto ou serviço não existem; o
que o consumidor compra, na realidade, é o benefício que eles trazem”. Sendo
assim, você precisa apresentar os benefícios que pode trazer a todos que fazem
parte do seu círculo profissional, desde o selecionador até o chefe e colegas de
trabalho. “Um currículo ‘robusto' deve transmitir para o entrevistador eficácia,
desenvoltura e lucro”, diz. Se você já está empregado, não deixe de exercer a
prática dentro do ambiente de trabalho para ser percebido e subir ainda mais
degraus na carreira.
Como chegar lá
No início da palestra, o coordenador procurou quebrar alguns
preconceitos existentes sobre o marketing pessoal. “O termo está banalizado e é
freqüentemente usado como sinônimo de pessoas exibicionistas e ‘pavões'”. Ele
lembra que o exagero pode, ao invés de aproximar, afastar as pessoas e as
chances de ser reconhecido. “O pavão de hoje é o espanador de amanhã”. Aplicar
os conceitos de marketing pessoal sem erro requer preparo e conhecimento da
área. No marketing tradicional, há quatro pontos fundamentais, os quatro “Ps”:
produto, preço, ponto de venda e promoção. “No marketing pessoal, podemos
adaptar da seguinte maneira: o produto é o profissional, o preço é o salário, o
ponto de venda é a área de atuação e a promoção é a comunicação”. Aprenda,
abaixo, como incorporar esses preceitos à sua carreira.
Produto (profissional) – Para ser notável, você precisa,
antes de tudo, possuir características de um verdadeiro talento. “Pessoas
talentosas são criativas, hábeis, confiáveis, batalhadoras e bem-humoradas. Mas
devem tomar cuidado com a falta de disciplina, pois geralmente apresentam
problemas na execução de tarefas”. Outra competência imprescindível é possuir
conhecimentos múltiplos e saber trabalhar em diferentes estruturas. “Tem que
saber o básico de tudo e se destacar em algum ponto”, afirma Polizei.
Preço (salário) – Na hora de estipular um valor médio para
seu salário, não tenha medo de elevar a quantia. “Nós sempre associamos o mais
caro à melhor qualidade. Portanto, não aceite qualquer proposta”. Mas e no caso
de um profissional em início de carreira, sem experiência? O palestrante
recomenda, então, o “esquema traficante: no começo é baratinho, mas depois
encarece”.
Ponto de venda (área de atuação) – Sua área de atuação deve
ser bastante extensa, abrangendo além do local de trabalho. Uma dica importante
apontada por Polizei é sempre tratar bem as pessoas ao seu redor, ser solícito e
educado. “Pense nas pessoas em relação ao amanhã, você nunca sabe o que pode
acontecer”. Ser expansivo também é fundamental para ampliar os horizontes, e
lembre-se de se posicionar nos lugares certos, sempre.
Promoção (comunicação) – Comunicação é a alma do negócio,
nos dias de hoje – independentemente de seu campo profissional. Manter uma rede
de relacionamentos e alimentá-la constantemente é essencial, “mas cuidado para
não ser um bom falante e mau executor”. O palestrante lembra que o êxito na
carreira consiste em ser e parecer um bom profissional, pois as
aparências não duram muito tempo - você terá de provar sua competência cedo ou
tarde.