Para incentivar o uso dos cartões de crédito, algumas administradoras têm
criado programas de recompensa, nos quais os clientes têm parte do valor gasto
com os plásticos devolvido, geralmente em produtos.
Na última terça-feira (8), por exemplo, o HSBC lançou o Cartão Combustível, que
tem como característica devolver a seus clientes 3% de todas as despesas
efetuadas nos postos de combustíveis de todo o Brasil.
Características
O Cartão Combustível é internacional, está disponível nas bandeiras Visa e
Mastercard e é aceito em todos os postos, indiferentemente da rede de
distribuição, e estabelecimentos conveniados às bandeiras.
O plástico pode ser solicitado por qualquer pessoa, cliente ou não do HSBC, e é
isento de anuidade - o cliente paga apenas uma tarifa mensal pelo processamento
de transações. Ao serem utilizados em postos de combustíveis, os valores da
despesa e da devolução são computados na próxima fatura.
Recompensas
O Itaú disponibiliza o programa de recompensas Sempre Presente para os
clientes de seus cartões de crédito. Nele, todos os gastos efetuados são
transformados em pontos que não expiram e podem ser trocados por diversas
recompensas, como milhas aéreas, locação de automóveis, assinaturas de revistas
e jornais etc.
Já o Unibanco dispõe do Cartão Megabônus, que devolve aos clientes, todos os
meses, um percentual dos gastos, na forma de crédito na fatura. Uma
característica interessante é que os clientes podem indicar outros clientes, sem
limite, e acumular bônus sobre as compras deles.