Documentos Pessoais - CPF: o que fazer em caso de roubo ou extravio?
O CPF (Cadastro de Pessoa Física) é, sem dúvida, um dos documentos mais
importantes que uma pessoa tem. Exatamente por isso, é importante mantê-lo
sempre em situação regular, de forma a evitar transtornos no seu dia-a-dia.
Porém, em alguns casos, o contribuinte é vítima de roubo e acaba se vendo sem o
documento.
Nessas horas o que fazer? Em primeiro lugar é preciso lembrar que, assim como o
no do seu RG, o CPF é uma inscrição única que acompanha o contribuinte por toda
a sua vida. Assim, não é possível a Secretária da Receita Federal não pode
cancelar a inscrição e emitir outra. Exatamente por isso em caso de extravio, ou
roubo do documento, o procedimento correto não é se dirigir a uma das unidades
da Receita Federal, mas sim, a uma delegacia.
Segunda via
Na delegacia você deve fazer um boletim de ocorrência do que aconteceu,
procedimento semelhante deve ser adotado para a perda ou roubo de documentos nos
quais conste o CPF do contribuinte, como, por exemplo, o RG, carteira de
motorista, etc.
Feito isso, o contribuinte deve entrar com pedido de 2ª via do documento, que é
concedido apenas em casos especiais, como o de roubo. Para tanto, basta se
dirigir para uma agência do Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal ou Correios
em posse de documentos pessoais e do no. do CPF.
|