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Seguros - Consumidores podem evitar inadimplência, em caso de desemprego 

Data: 27/12/2007

 
 

O desemprego continua sendo, há 10 anos, a principal causa da inadimplência. Pesquisa da Associação Comercial de São Paulo (ACSP), divulgada em outubro, mostrou que 59% dos consumidores que constam no cadastro do Serviço Central de Proteção ao Crédito (SCPC) alegaram esse motivo para o não-pagamento das contas.

Essa realidade fez com que grandes lojas de departamento de vestuário passassem a oferecer, em parceria com instituições financeiras e empresas de seguro, produtos que garantem o pagamento das compras, quando o consumidor perde o emprego.

Na última semana, a Renner anunciou o lançamento do Desemprego Cartão Renner que, a partir de R$ 1,22 por parcela, para o prêmio mínimo, oferece indenização por incapacidade temporária e seguro desemprego involuntário no valor da compra realizada na loja, além de indenização por morte natural, acidental e invalidez permanente causada por acidente. O seguro é ofertado nos caixas durante a compra.

Desemprego
A Riachuelo oferece por R$ 1,95 (debitado da fatura, quando houver saldo no cartão) o Seguro Desemprego Premiável, que garante uma cobertura de até R$ 300 para pagar as contas, em caso de perda ou afastamento de emprego e falecimento.

Na C&A é possível contratar o seguro Acidentes Pessoais do banco IBI por R$ 12,30 por mês, que, em caso de desemprego, oferece quatro meses de cobertura. Para que o seguro tenha validade, é necessário ter trabalhado durante 12 meses em uma mesma empresa, ter tido demissão sem justa causa e ter feito o plano há, no mínimo, três meses.

Seguros
As lojas também oferecem seguros que garantem a isenção de pagamento para compras feitas até 72 horas anteriores à notificação de perda, furto ou roubo do cartão da varejista.

Na Riachuelo, esse tipo de seguro custa R$ 1,70 mensal, debitado da fatura apenas quando houver saldo no cartão. Com ele, o consumidor fica isento de qualquer pagamento de compras feitas no período. Na Renner, por cinco parcelas de R$ 4,22, o cliente tem cobertura anual que, em caso de perda e roubo, garante a quitação das compras até R$ 500 não reconhecidas elo cliente no período determinado.

Na C&A o seguro custa R$ 2,90 para o titular do cartão e R$ 1,70 para os dependentes. O valor é cobrado na fatura mensal, apenas quando houver saldo, e não é cumulativo.



 
Referência: InfoMoney
Autor: Tabata Pitol Peres
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