Carreira / Emprego - Como se comportar ao encontrar alguém do trabalho fora da empresa?
Em festas, no shopping ou até mesmo na rua, pode ser que você esbarre com uma
pessoa de seu ambiente de trabalho. Pego de surpresa, em algumas situações, os
profissionais não sabem como agir.
De acordo com a consultora de RH (Recursos Humanos) do Grupo Catho, Camila
Mariano, a atitude a ser tomada depende da relação entre as pessoas que se
cruzam.
"O mais indicado é acenar em qualquer situação. Não precisa parar para beijar,
abraçar e cumprimentar a família se estiver muito longe, somente se tiver muita
intimidade com a pessoa", afirmou.
Situações
No caso do encontro em algum restaurante, Camila indica que a pessoa que chegou
se dirija até a mesa para cumprimentar. A que já estava sentada, por sua vez,
deve apresentar os acompanhantes e ainda convidar o colega de trabalho a se
sentar. "O outro somente deve aceitar se for se sentir confortável", afirmou.
Nas festas, se o profissional encontrou um colega do trabalho, é melhor que
controle as próprias atitudes. "Por bom senso, o comportamento na festa deve ser
avaliado. É importante preservar a própria imagem e não beber demais".
Camila afirmou que as pessoas formam a imagem das outras independentemente de
estarem no ambiente de trabalho. Por isso, deve-se controlar as atitudes fora do
escritório na presença de um colega de trabalho.
Com chefes e donos da companhia, o cuidado com o comportamento deve ser maior,
já que essas pessoas são responsáveis pela situação do profissional na empresa.
"Os extremos devem ser desconsiderados, como abraçar demais e ignorar".
Dicas
Existem algumas outras situações em que o profissional pode ter dúvida em como
se comportar. E, para que você não passe por nenhuma circunstância desagradável,
veja abaixo as dicas dadas pela consultora em etiqueta e marketing pessoal Ligia
Marques:
- Apresentação: ao ser apresentado, diga "como vai?", "muito
prazer!", "tudo bem?". O "oi" cabe apenas em cumprimentos jovens e
informais;
- Beijo: beijo no rosto somente com os mais íntimos. A iniciativa
cabe às mulheres;
- Tratamento: "senhor" e "senhora" são sempre desejáveis, a menos
que a pessoa se incomode. Se esquecer o nome de alguém, diga que sua memória
não anda muito boa e pergunte;
- Conversas: falar alto é deselegante, bem como interromper.
Mulheres dizem "obrigada" e homens, "obrigado". Nada de tratar as pessoas
como "querida", "benzinho", o que dá um ar de ironia.
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