Negócios / Empreendedorismo - Marketing Sensorial: Sinta a Diferença!
Desde os primeiros segundos de vida passamos a utilizar alguns de nossos
sentidos para identificarmos o que nos traz segurança e conforto. Com o passar
dos anos aprendemos a utilizar os cinco sentidos (visão, audição, tato, paladar
e olfato) de maneira mais apurada. Estes sentidos são, muitas vezes,
responsáveis por algumas de nossas decisões. As decisões podem estar
relacionadas tanto ao consumo quanto à necessidade de segurança por onde andar,
para onde ir e como se preparar para se dirigir a qualquer lugar, caso chova ou
faça sol e assim por diante.
O Marketing Sensorial é mais uma das maravilhosas estratégias
de marketing que analisa o comportamento do cliente e suas emoções e visa criar
um vínculo emocional entre o produto ou serviço e o consumidor.
Esta estratégia é uma alternativa que tem conquistado cada vez mais o espaço no
ponto de venda, centralizando os esforços na transformação da
experiência de consumo em uma atividade envolvente e marcante. Assim,
fazer com que um restaurante de alimentação natural tenha essências que exalam
odor de matas, músicas com som de cascatas, etc., com certeza será um meio de
unir a harmonia de um ambiente agradável ao sabor de alimentos naturais ou
vegetarianos, por exemplo.
O Marketing Sensorial não exige um investimento muito alto e dá
resultados práticos a curto prazo, além de personalizar a experiência da compra,
destacando o estabelecimento junto ao consumidor.
Como utilizar melhor o marketing sensorial? Veja a seguir algumas formas para
otimizar seus resultados atentando-se aos pequenos detalhes que fazem grandes
diferenças.
Visão: Cuidado com o excesso de cores e imagens. Evite poluição
visual. O produto deve ter destaque sem que as muitas mensagens venham a
confundir o seu público-alvo. O estabelecimento deve escolher cores que
identifiquem sua ideologia.
Audição: Músicas devem ser adequadas aos ambientes. Em lugares
mais agitados a música alta pode vir a atrapalhar. Escritórios, lojas e
supermercados devem dispor de uma “rádio” interna própria, selecionando o tipo
de música que envolva o ambiente ou então manter a sintonia em uma rádio que
toque músicas que se identifiquem com o perfil dos clientes, num volume ideal ao
seu público. Não se coloca, por exemplo, um Heavy Metal em um restaurante
italiano no horário do almoço.
Tato: O consumidor brasileiro tem o hábito de “observar” com as
mãos. Deixar os produtos ao seu alcance pode ser uma grande oportunidade de
agradáveis experiências aos consumidores e novos negócios para a empresa.
Paladar: Este sempre foi o conquistador de todos. Há até o
ditado: “conquistou o marido pelo estômago”. Oferecer ao cliente agrados como
chocolates, balas ou outras guloseimas que agreguem além do sabor,
características visuais e olfativas, poderá tornar a experiência de compra
inesquecível bem como satisfazer o cliente pelo fato de ter ganho um brinde.
Olfato: As essências podem ser utilizadas para personalizar o
ambiente. É necessário apenas ter cautela quanto ao exagero da quantidade ou
excesso de essências distintas em um mesmo ambiente.
Identifique em seu estabelecimento quais os artifícios estratégicos do marketing
sensorial que você pode utilizar e potencialize seus resultados. Agregue valor
aos seus produtos e serviços criando uma experiência inesquecível aos seus
clientes, e boas vendas!
Referência:
Administradores.com.br
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