Usar um serviço VoIP no lugar da telefonia convencional pode
representar uma economia de até 76% nas ligações, aponta a Associação Brasileira
de Defesa do Consumidor (Pro Teste). Entretanto, é preciso que o consumidor
saiba escolher a operadora do serviço.
Defina seu perfil e economize!
Para ajudar os clientes a economizar, a entidade traçou dois perfis diferentes
de uso de telefone e comparou a telefonia por IP com a convencional. No primeiro
caso, foi considerado um morador de São Paulo que fala 120 minutos no telefone
fixo e 30 minutos no celular, sendo que as chamadas são para Porto Alegre.
Caso o usuário opte pela telefonia convencional, terá de pagar R$ 87,22 no final
do mês. Entretanto, se escolher a telefonia IP, com a operadora VoIP 55, o valor
sairá 67% mais barato. Entretanto, se a operadora escolhida for a CMSW.Telecom,
o usuário pagará mais que o dobro da telefonia convencional.
Ligações DDD e DDI
Considerando um morador de São Paulo que fala 85 minutos com telefones fixos e
20 minutos com celulares de Porto Alegre mais 45 minutos em ligações para Nova
York, é possível realizar uma economia de até 76%, dependendo da operadora
escolhida.
Isso porque, de acordo com a Pro Teste, se o consumidor optar pela telefonia
convencional, arcará com uma conta de R$ 98,52 no fim do mês. Já se escolher a
operadora Talk Mais, pagará 76% a menos. E neste caso, mesmo que o cliente opte
pela operadora de VoIP mais cara, cujas ligações sairão por pouco mais de R$ 60,
continuará economizando.
Investindo nos equipamentos
Conforme orienta a Associação, o consumidor não precisa investir tanto dinheiro
nos equipamentos para a telefonia VoIP quanto imagina.
Isso porque já existem no mercado telefones que funcionam com a tecnologia VoIP,
independente de um computador, e até adaptadores que podem fazer seu telefone
comum funcionar com essa nova tecnologia.
Além disso, lembre-se que o investimento inicial pode ser compensado com a
economia nas ligações por muitos anos.