Introdução
Planejar o programa de marketing de sua empresa é um processo parecido com
aquele pelo qual um jovem passa para se decidir sobre o seu futuro. Você passa
por fases de:
- aprendizagem e descoberta do mundo ao seu redor
- desenvolvimento e auto-realização de habilidades, pontos fortes e fracos
- estabelecimento de um objetivo baseado nesses pontos fortes e pontos
fracos
- estabelecimento de estratégias para alcançar seus objetivos
- plano de ataque
- trabalhar para fazer o plano acontecer
Isto espelha o processo pelo qual o seu negócio deve passar durante o
planejamento de marketing. Neste artigo, vamos falar sobre como conhecer seu
negócio e seu mercado, seus pontos fortes e fracos e como encontrar as
oportunidades nesse contexto, planejando o seu marketing e fazendo acontecer.
Também vamos dar a você algumas dicas e regras que todos os marketeiros podem
utilizar.
O que é marketing
De acordo com o Dicionário de Termos de Marketing, marketing é "o processo de
planejar e executar concepção, preço, promoção e distribuição de idéias, bens e
serviços para criar trocas que satisfaçam objetivos individuais e
organizacionais".
O que isto significa para você? Significa que marketing abrange tudo o que
você precisa fazer para lançar um produto ou serviço necessário, apresentar o
produto aos clientes em potencial, fazê-los desejar o produto e depois vender o
produto a eles.
Então, a venda é considerada "marketing"? Publicidade é "marketing"? Com
freqüência, você ouvirá sobre as funções de vendas como "marketing", mas, na
verdade, a venda é apenas parte do processo de marketing, assim como a
publicidade. Em outros tempos (30 ou 40 anos atrás), o marketing consistia
principalmente em vendas. Em vez de departamentos de marketing, as empresas
tinham departamentos de vendas com um gerente de publicidade e alguém que fazia
a pesquisa de mercado. Às vezes, um gerente de promoção se unia à equipe ou uma
agência era contratada para fazer a publicidade e as promoções. Hoje, mesmo as
micro e pequenas empresas têm planos de marketing bem definidos.
As coisas começaram a mudar à medida que as empresas cresciam e começavam a
oferecer muitas linhas de produtos, passando a ter seus próprios gerentes de
marca, gerentes de segmento de mercado e muitos outros cargos especializados que
cuidavam e preparavam todas as necessidades de seus mercados em particular. A
necessidade de um departamento de marketing ou profissional de marketing, no
caso das micro e pequenas empresas, começou a ser percebida como parte vital do
negócio. O departamento ou profissional de marketing também leva quase toda a
culpa se um produto (ou empresa) não faz sucesso, mesmo se a culpa não for
realmente dele.
Todos são responsáveis pelo marketing
O fato é que o marketing passa pela empresa toda. Todos em sua empresa devem
estar conscientes da mensagem, visões e objetivos de marketing da empresa. Os
funcionários devem refletir esta mensagem em tudo o que fazem, seja em relação
ao produto ou aos clientes. Isto é conhecido como Comunicação integrada de
marketing e significa que todo contato com os clientes e clientes em potencial,
tanto faz se por meio de publicidade, contato pessoal ou outro meio, deve levar
uma mensagem consistente sobre a empresa e o produto. Na verdade, cada
funcionário é uma pessoa de vendas e cada funcionário é um representante do
serviço ao cliente. Se o seu negócio passar mensagens confusas sobre o que ele
é, então os clientes terão uma imagem distorcida dele.
Qualquer experiência ruim que um cliente tiver com sua empresa pode afetar
suas futuras vendas com este cliente e também com as pessoas que souberem da
experiência dele. Esta experiência ruim pode ser qualquer coisa, desde uma
recepcionista rude até um produto mal embalado. Há muitas variáveis que
interferem para um cliente em potencial se tornar ou não cliente, ou para um
cliente real continuar cliente, que nem sempre o departamento de
marketing deve ser responsabilizado pelo sucesso, ou não, de um produto. Mas em
muitas empresas, este é o caso.
O papel do departamento ou profissional de
marketing
O departamento ou profissional de marketing deve agir como um guia e liderar os
outros departamentos e profissionais no desenvolvimento, produção, execução e
suprimento de produtos ou serviços para seus clientes. A comunicação é vital. O
pessoal do marketing tem uma melhor compreensão do mercado e das necessidades do
cliente, mas não deve agir independentemente do desenvolvimento do produto ou do
serviço ao cliente. Deve haver uma comunhão de idéias. O marketing deve estar
envolvido sempre que se dicsute o desenvolvimento de um novo produto ou
uma função relacionada ao cliente.
Não se atenha à ideia de que o marketing deve fazer estes planos e
recomendações sozinho. É muito importante que o departamento ou profissional de
marketing considere os comentários de muitas pessoas dentro da empresa. Não
apenas os comentários e sugestões ajudam o restante da empresa a entender e
apoiar os esforços de marketing, como também fornecem algumas análises
inestimáveis sobre o que o cliente quer e sobre novas idéias que podem ter
escapado ao restante da empresa. Por exemplo, seus técnicos de serviço e seus
representantes do serviço ao cliente conhecerão bem as opiniões e necessidades
dos clientes. Deixe que todos se envolvam e você terá um esforço mais coeso.
Os objetivos e diretrizes estabelecidos pelo marketing devem, pelo projeto,
estar em linha com a visão e a missão da empresa. O alto escalão administrativo
deve se envolver e estimular a cooperação de todos os departamentos na
implementação do plano, integrando uma mensagem consistente em todos os canais
de comunicação. Se este não for o caso, os esforços para colocar os produtos da
empresa no mercado falharão. É simples assim.
Trabalhe entre todos os funcionários a idéia de que marketing é um esforço de
equipe. Os indivíduos podem ter seus próprios objetivos e prioridades, mas
se não considerarem os objetivos e a necessidade maior da empresa, podem
atrapalhar os esforços e destruir os seus planos de marketing.
Para ilustrar isto, suponha que uma empresa implementou um programa de mala
direta e colocou códigos nas etiquetas do correio para rastrear a fonte das
listas de endereços a partir das quais os clientes fazem seus pedidos. Se os
funcionários que recebem os pedidos não pedem e registram estes códigos, então o
departamento de marketing não tem como saber quais listas estão funcionando e
quais listas não estão. Normalmente, a cooperação entre os departamentos e o
apoio do primeiro escalão para reforçar os procedimentos necessários é
fundamental.
O departamento de marketing estuda o mercado e os clientes, determina o
melhor modo para atingir estes clientes e trabalha com o restante da empresa
para ajudar a determinar as necessidades de mercado do novo produto. Além disso,
ele representa a empresa com uma voz consistente.
A seguir, vamos começar a rever as etapas para montar seu plano de marketing.
Este é um processo de 4 etapas:
- pesquisar e analisar o seu negócio e o mercado
- planejar e escrever o plano
- implementar o plano
- avaliar os resultados
Pesquisa e análise
O estágio de pesquisa e análise do seu processo de planejamento é muito
importante. Nas páginas seguintes, vamos ver todas as etapas que você precisa
seguir para construir seu plano. É importante entender que cada etapa é
construída sobre a anterior. Veja:
- Pesquisa e análise são fundamentais porque fazem você identificar o
público-alvo de seu produto, bem como seus pontos fortes e fracos, ameaças
e, mais importante, as oportunidades.
- Conhecer as ameaças e as oportunidades que seu produto enfrenta ajuda
você a estabelecer suas metas de venda com mais realismo.
- O conhecimento de suas oportunidades, público-alvo e metas de vendas
fornece as informações necessárias para que você estabeleça seus objetivos
de mercado, aproveite as oportunidades e cumpra as metas de vendas.
- O conhecimento de seus objetivos de marketing dará a você as informações
necessárias para estabelecer o posicionamento, preço, distribuição e outras
estratégias de marketing.
- Ao estabelecer suas estratégias, você terá o mapa para definir os
elementos táticos de seu plano de marketing, como publicidade, promoção,
marca, embalagem, etc. Tudo o que você precisa para se adaptar ao mercado.
- Depois de determinar seus elementos táticos, você pode definir seu
elemento criativo, orçamentos e cronograma.
Dá para perceber que cada etapa é crucial para o sucesso dos seus planos.
Vamos começar.
A análise do negócio
Qual é o escopo do seu negócio? Em outras palavras, qual é o seu negócio? Qual é
a essência do seu negócio ou o que ele fornece? É auxiliar as pessoas a reduzir
seus níveis de estresse, ajudando-as a organizar sua vida diária? (como em
Day-Timers (em inglês), PDAs, serviços de lembretes). É economizar dinheiro,
melhorar as condições de trabalho e aumentar a segurança de seus funcionários?
(como nas consultorias de segurança e serviços de treinamento). É ajudar as
crianças a aprender a ler e ter mais chances de sucesso na escola e em suas
carreiras? (como em televisão educacional, vídeo games educacionais ou tutores
pessoais).
Qual é a filosofia e a missão de seu negócio? Você está realmente no
caminho estabelecido no início? Reveja suas declarações de visão e missão.
Para montar um bom plano de marketing, você precisa conhecer totalmente o seu
produto. Revise exaustivamente:
- características
- benefícios
- estágio de ciclo de vida
- segurança
- confiança
- aparência e embalagem
- nível de tecnologia (se aplicável)
- histórico de vendas
- sazonalidade
- histórico de preço
- histórico de distribuição
- histórico de promoção
- outros atributos específicos para seu produto
A análise do mercado
- quem é o seu público-alvo
- quais são as necessidades dele
- quais são os desejos dele (sim, isso é diferente)
- quais são os gostos dele
- quais são os padrões de compra dele
- o método de distribuição preferido por ele
- a opinião dele sobre o produto concorrente
- a opinião deles sobre o seu produto
- as características que ele gostaria de ver no seu produto
- o tamanho do mercado
- os segmentos do mercado
- a sazonalidade do mercado
- o crescimento, redução ou nivelamento do mercado
- quem são seus principais concorrentes
- quais são os pontos fortes de seus concorrentes
- quais são os pontos fortes de seus concorrentes
Preste atenção aos segmentos do mercado. Os mercados se tornaram cada vez
mais fragmentados. Os segmentos do mercado podem se basear no preço, qualidade,
uso do produto ou mesmo benefícios que os consumidores encontram no uso do
produto. Se você tiver um pequeno negócio, encontrar o segmento de mercado
correto é muito importante. Isto pode ajudar você a concentrar seus esforços e
competir com mais eficiência.
Agora é hora de falar sobre os elementos importantes do planejamento
conhecidos como SWOT e PEST.
PEST
PEST significa fatores Políticos, Econômicos,
Sociais e Tecnológicos. Estes são todos os
elementos que podem ter efeito em seu futuro negócio. Faça uma lista de todos os
fatores que possam tanto beneficiar ou prejudicar o sucesso de seus esforços de
marketing ou do negócio.
Fatores políticos referem-se a questões regulamentares que
afetam a linha de seu produto (isto é, questões ergonômicas e as regras
regulamentares atuais), aspectos legais como patentes e direitos autorais (em
inglês) ou apenas o atual ambiente político.
Fatores econômicos referem-se às forças financeiras atuais
que agem no seu mercado-alvo. Atualmente estamos em recessão? O mercado de ações
está em alta ou em baixa?
Fatores sociais referem-se a mudanças nas tendências
sociais, modismos ou grupos demográficos que afetam o seu mercado-alvo e suas
opiniões atuais. Isto pode incluir mudanças nos hábitos de compra, por exemplo,
como o aumento das compras via internet ou em super shopping centers. Também
pode ser o envelhecimento das pessoas no seu mercado-alvo ou o crescimento
populacional no grupo acima dos 50 anos.
Fatores tecnológicos incluem todas as mudanças tecnológicas
que afetam seu produto, seu mercado ou seus esforços de coleta de informações
sobre esse mercado. Isto inclui a internet, comunicações sem fio, aparelhos
eletrônicos portáteis e tudo ligado à tecnologia que afeta o seu produto ou
serviço.
Todos esses fatores estão interligados, afetando seus pontos fortes e fracos
e as oportunidades e riscos que você identificou para seu produto e mercado.
SWOT
SWOT é a sigla em inglês para Pontos fortes, Pontos fracos,
Oportunidades e Riscos e é muito importante para o seu plano de marketing. Após
concluir a análise do negócio e do mercado, você terá as informações necessárias
para identificar seus SWOTs e PESTs.
Seus pontos fortes e fracos são determinados por elementos internos, enquanto
as oportunidades e riscos (OT) são ditados por forças externas. Às vezes,
recomenda-se identificar suas oportunidades e riscos primeiro, para saber mais
rapidamente quais pontos fortes e fracos do produto devem ser considerados
antes. Por exemplo, se você descobrir que seu concorrente está para perder um
contrato exclusivo de distribuição nos próximos dois meses, pode usar esta
informação para preencher rapidamente um espaço no mercado. Entretanto, muitos
de seus riscos estarão baseados nos pontos fracos que você descobriu.
Independentemente do que analisar primeiro, você precisa entender o que está
procurando. Para montar sua OT, pergunte-se o seguinte. Houve algum problema ou
oportunidade identificados em seu/sua:
- Filosofia ou missão da empresa?
- Características, benefícios ou qualidades do produto?
- Vantagem competitiva do produto? (há vantagem competitiva?)
- Métodos de distribuição ou satisfação do distribuidor?
- Estrutura de preço? Seu preço é mais alto ou mais baixo do que o do
concorrente?
- Consciência do mercado-alvo em relação ao seu produto?
- Atitudes do mercado-alvo em relação ao produto (ou sua categoria)?
- Fidelidade à marca do mercado-alvo?
- Atividades da concorrência? (lançamentos de produto novo, mudanças de
preço, novas empresas, etc.)
- Mercado em geral? (alterações nas necessidades, tendências,
comportamentos, etc)
Quando criar sua lista de oportunidades, pense nos seguintes termos:
- Solução de problema - identifique os problemas que não
costumam gerar reclamação e que podem dar uma grande vantagem a seu produto.
Por exemplo, entrevistar um cliente pode revelar coisas como: "Minha batata
chips sempre amassa nas sacolas de supermercado no caminho para casa". Entre
em Pringles (em inglês), marca de batata chips. Uma embalagem nova pode dar
a vantagem que o seu produto ou serviço precisa no mercado.
- Ciclo de uso do produto - quais as etapas pelas quais o
comprador passa para comprar, usar e descartar o produto? Este método pode
gerar novas idéias de produto (ou apenas melhorias ou idéias de embalagem),
serviço ou outras opções de valores.
- Cenários ideais - às vezes, frases de clientes como,
"Eu gostaria..." podem levar a uma proposta totalmente nova para um produto.
Por exemplo, alguém em algum lugar, provavelmente disse, "Eu gostaria de
verificar meus e-mails de qualquer lugar!"
Outras áreas também podem precisar ser estudadas dependendo de sua empresa,
produto ou mercado.
Agora identifique os pontos fortes e pontos fracos. Os pontos fortes podem
ser definidos como qualquer recurso disponível da empresa que possa ser usado
para melhorar sua participação no mercado ou desempenho financeiro. Os pontos
fracos são quaisquer recursos da empresa que podem causar uma perda de vantagem
competitiva, posição ou estado financeiro. Classifique os pontos fortes de seu
produto (ou empresa) nestas categorias em uma escala de 1 a 5. Você também pode
classificar cada um por importância. Lembre-se de que muitos de seus pontos
fracos serão baseados nos riscos que você identificou acima.
Externo (orientado pelo mercado)
- Reputação da empresa/do produto.
- Participação de mercado.
- Habilidade da empresa/produto para satisfazer as necessidades e
tendências do mercado.
- Valor que sua empresa agrega ao mercado.
- Qualidade de seu produto.
- Qualidade de seu serviço e suporte ao cliente (ou outra área de
serviço).
- Qualidade/eficiência das promoções e outros esforços de marketing
realizados.
- Preço.
- Distribuição.
- Vantagens geográficas.
Interno
- Liderança operacional.
- Pontos fortes financeiros.
- Recursos de fabricação.
- Receptividade da força de trabalho.
Amplie estas categorias conforme as necessidades de seu produto ou empresa.
Lembre-se que geralmente um risco também pode ser uma oportunidade e que um
ponto forte também pode ser visto como um ponto fraco - tudo depende do ponto de
vista de quem vê. Por exemplo, você pode ver sua ampla gama de produtos como um
ponto forte, enquanto que seus clientes podem considerá-la confusa e ter
dificuldade para encontrar o que precisam. Coloque-se no lugar do consumidor e
seja objetivo quando fizer suas determinações.
O modelo do plano de marketing
Se você já montou um plano de negócios, sabe que há inúmeras variações de
formato e modelo para planos de marketing. Estude os exemplos que você vê na
internet e em outras fontes e adapte-os ao seu caso. Normalmente, seu plano de
marketing deve incluir as seguintes seções:
- Visão geral executiva
- Análise de mercado
- Visão geral das tendências
- Segmentos de mercado
- Mercado-alvo
- Análise competitiva
- Análise do produto e do negócio
- Pontos fortes, pontos fracos, oportunidades, riscos
- Metas e objetivos
- Metas de vendas
- Objetivos de marketing
- Estratégias
- Posicionamento
- Produto
- Preço
- Distribuição
- Comunicação/promoção
- Plano de ação e implementação
- Plano de mídia
- Orçamento
- Programação
- Atribuições
- Avaliação
- Principais sistemas de controle
- Análises de vendas
Discutiremos todas estes itens nas seções a seguir.
Visão geral executiva
Geralmente, a primeira seção de um plano de marketing é a visão geral
executiva. A visão geral executiva resume seu plano para que seja
rapidamente analisado por seus executivos. Embora isso aconteça primeiro no
plano de marketing, o resumo executivo é geralmente escrito por último, depois
de você ter analisado, redigido e resolvido os detalhes de seu plano. Depois de
redigi-lo, volte para esta seção e escreva seu resumo executivo.
O resumo executivo deve abordar brevemente:
- Visão geral do mercado.
- Visão geral da concorrência.
- Visão geral do produto.
- SWOT (pontos fortes, pontos fracos, oportunidades e riscos).
- Metas e objetivos.
- Estratégias.
- Plano de ação e programação de implementação.
- Métodos de avaliação.
Visão geral de mercado
Na fase de pesquisa deste exercício, você fez a coleta das informações
necessárias para as primeiras seções do seu plano de negócios. Agora basta
compilar as informações em um documento claro e conciso para que possa ser lido
e entendido (e apoiado) pelas outras pessoas.
Com esta finalidade em mente, leia do começo ao fim as pesquisas de mercado e
as planilhas que você montou e comece a dar sentido a tudo isso. Depois, comece
a escrever uma boa visão geral do mercado. Você pode utilizar algumas
informações do seu plano de negócios, contanto que as informações de mercado
sejam atuais e específicas para os produtos que você está planejando. Se você
não tiver um plano de negócios, ou acesso a ele, então as questões que você
precisa responder nesta visão geral são:
- Qual é o tamanho do mercado em potencial?
- O mercado está crescendo, diminuindo ou estabilizado? Quais mudanças
estão acontecendo?
- O mercado está segmentado por preço, qualidade, faixa etária, renda ou
uso do produto?
- Quem é o seu público-alvo?
- Quem são os seus concorrentes?
Exatamente como todas as outras seções do seu plano de marketing, não há
regras para organizar seu plano. Organize a seção de visão geral de mercado de
modo que pareça mais lógico e que ilustre melhor o mercado de seu produto.
Segmentação de mercado
Por ser difícil (e caro) atingir todos os mercados, é bom se concentrar em
segmentos específicos, particularmente se você tiver um negócio pequeno. Isto
não apenas permitirá que você alcance mais pessoas que realmente comprarão o seu
produto, como também pode reduzir a sua concorrência. Encontrar seu nicho é a
chave do sucesso para os pequenos e médios negócios - e até mesmo para os
grandes.
Seu mercado pode naturalmente ser segmentado por preço, qualidade, região,
faixa etária, renda, comportamento de compra, indústria ou qualquer outra coisa.
Tipicamente, preço e qualidade são os mais evidentes, seguidos do uso do produto
e dos benefícios proporcionados aos consumidores. Alguns segmentos serão
diferentes e alguns serão mais sutis.
O melhor exemplo de segmentação de mercado é ilustrado pela indústria
automobilística. Todos eles são carros, mas os encontramos em todos os níveis de
luxo e utilidade, preço e qualidade, etc. Alguns podem até mesmo atravessar mais
de um segmento ou passar de um para o outro.
Determine os segmentos de seu mercado e descubra os que você vai enfocar.
Tenha em mente que seu produto pode atravessar vários segmentos de mercado.
Finalmente, lembre-se de considerar cada um destes segmentos quando estiver
planejando suas atividades de marketing.
Público-alvo
Determinar o público-alvo correto é provavelmente a parte mais importante de
seus esforços de marketing, porque não importa o que você diga se você não
disser para a pessoa certa.
Demografia
Nesta seção de seu plano de marketing, detalhe o máximo possível quem é
seu mercado. Descreva seu cliente com detalhes. Qual é a faixa etária, gênero,
nível educacional, tamanho da família, nível de renda e localização geográfica.
Para mercados negócio-a-negócio, certifique-se de incluir o tipo de indústria ou
SIC/NAICS (sites em inglês), tamanho da empresa, títulos dos
cargos/departamentos, receita anual e áreas geográficas. Tenha uma imagem geral
de quem é o seu mercado e então acrescente a estas informações números concretos
e estatísticas sobre o tamanho do seu mercado.
Na verdade, para determinar o tamanho do seu mercado, você precisa ter um bom
perfil do cliente típico. Uma vez que você "conhece" quem está procurando, leve
em consideração coisas como a faixa etária da população e as variações regionais
nos níveis de renda e níveis educacionais.
A oferta de seu produto precisa considerar não apenas os níveis de renda, mas
também os níveis de renda disponível e discricionária. O primeiro se refere à
renda que é usada para pagar as despesas da vida diária, já pagos os impostos. O
segundo se refere à renda que resta depois do pagamento das despesas e que pode
ser destinada aos supérfluos.
Para se obter este nível de dados demográficos é necessária uma pesquisa de
mercado. Procure por dados sobre as regiões onde as altas densidades destes
grupos específicos podem ser encontradas.
Psicográficos
Mesmo que você possa ter determinado seu grupo demográfico, as pessoas dentro
deste grupo ainda terão diferentes percepções sobre os benefícios ou valores de
seu produto e serão motivadas por diferentes razões. Estas diferenças são
conhecidas como psicográficas. Para enfocar mais seus esforços, você precisa
determinar não apenas quem compra (ou comprará) seu produto, mas o
que faz com que as pessoas o comprem. Inclua o máximo de informações
psicográficas possíveis, tal como padrão de gastos dos consumidores, consciência
de marca quanto ao seu tipo de produto, o que influência o comportamento de
compra, quais tipos de promoções eles respondem com mais freqüência, etc. Você
também pode querer saber como eles fazem para comprar o produto e o que você
pode fazer para encorajá-los a comprar mais. Você precisa destas informações
para criar o perfil dos seus melhores clientes. É muito importante separar o que
os motiva a comprar.
As informações que você reúne da viagem ao cérebro do seu público-alvo
geralmente é fundamental para os seus esforços de marketing, particularmente o
posicionamento do seu produto. Isto inclui as atividades, interesses e opiniões
do público. Você precisa trabalhar com os fatores comportamentais, fatores
econômicos e até mesmo os fatores interpessoais para chegar à raiz do
comportamento de compra. Responda o seguinte em sua visão geral:
- O que eles gostam em seu produto?
- O que eles gostam no produto do seu concorrente?
- O que os faz decidir comprar o seu produto?
- Eles sabiam qual marca iam comprar antes de comprar?
- Qual mensagem publicitária eles viram antes de comprar?
- Quais as rendas disponível e discricionária para este tipo de compra?
- Quais são os hobbies deles?
- Quais são os aspectos emocionais que influenciam a compra?
- Qual é a classe ou posição social deles?
- Quem é que, de fato, toma a decisão neste tipo de compra?
- Quais os valores e atitudes que fazem parte deste tipo de compra?
- Quem eles procuram quando tomam uma decisão de compra?
Agora que você conhece seu mercado-alvo e os segmentos de mercado, defina os
números e as porcentagens concretas de uso de mercado. Em outras palavras,
quantos usuários você atualmente têm e quantos usuários em potencial existem
para o seu produto ou serviço? Se você estiver oferecendo um serviço regional e
descobrir que há cerca de 80 mil clientes em potencial em sua área geográfica,
então é aí que você coloca a informação.
Explique o crescimento e outras mudanças que você vê no mercado e como a
concorrência está caindo, subindo ou se mantém estável como resultado. Inclua
algum histórico de mercado, se isto se aplicar ao seu produto ou mercado.
Consulte as estatísticas e dados que você descobriu através da pesquisa de
mercado e certifique-se de mencionar a fonte e a data.
É aí que você deve incluir as informações PEST (Política, Economia, Social e
Tecnologia) que reuniu sobre as influências externas no mercado (isto é,
regulamentações governamentais, atividades de sindicato, mudanças sociais, etc).
Não esqueça também da sazonalidade do mercado e do ciclo de vida do produto.
Visão geral da concorrência
Monte uma visão geral completa do mercado competitivo. Fale não apenas das
concorrências diretas que você enfrenta (aquelas que oferecem um produto similar
com atributos similares), mas também outras variações de produtos com as quais
você pode estar competindo. Por exemplo, se você vender chás herbais, também
está concorrendo com os chás normais? Chás instantâneos? Chás enlatados? O
mercado de bebidas em geral? Analise estes tipos de concorrentes bem como seus
concorrentes diretos.
Descreva tudo sobre os acertos pesados e responda as questões a seguir:
- Quais são os pontos fortes e pontos fracos do produto da concorrência?
- Quais são seus pontos fortes e pontos fracos como empresa (força
financeira, reputação, etc)?
- Existe algum ponto fraco que você pode explorar?
- Quais são as diferenças entre as características de seu produto e o da
concorrência?
- Quanto eles venderam no ano passado?
- Qual sua estrutura de preço?
- Em qual veículo de mídia eles estão promovendo seus produtos?
- Qual é a mensagem publicitária deles?
- Onde mais eles promovem seus produtos?
- Qual foi a despesa total com publicidade no ano passado?
- Qual é a meta geral deles (lucratividade, cota de mercado, liderança)?
- Como eles estão tentando cumprir com as metas (preços baixos, qualidade,
despesas gerais mais baixas)?
- Quais foram as respostas deles às mudanças que você fez no preço e nas
promoções do seu produto?
A informação geralmente é a chave para uma forte vantagem competitiva. Se
você tiver dificuldade para buscar informação sobre seus concorrentes, tente com
os seus fornecedores. Eles podem ser boas fontes de informações. Visite os
locais de seus concorrentes, páginas na internet, stands em feiras, pegue
amostras dos produtos deles. Você também pode reunir muitas informações de mídia
e publicidade sobre seus concorrentes na internet através de empresas como
Relatório de mídia competitiva (em inglês) e USAData (em inglês). Estas empresas
e muitas outras fornecem acesso à base de dados que incluem informações de
muitas áreas da indústria, mídia, publicidade e concorrência.
Visão geral do produto
Use esta seção do seu plano de marketing para descrever completamente:
- seu produto e o propósito dele
- as características dele
- sua estrutura atual
- seus atuais canais de distribuição
- seu posicionamento dentro do mercado
- suas promoções e publicidade atuais
- sua embalagem atual
Certifique-se de que as informações são específicas e exatas. Se seu produto
é novo, simplesmente descreva o produto e suas características... Mas espere!
Esta seção de seu plano de marketing deve ser um pedaço do bolo. Você conhece
seu produto, certo? Você conhece as características dele, certo? Aliás, você
conhece os benefícios que seus clientes recebem de seu produto? É bom conhecer,
porque é isso que vai vender.
Características x benefícios
Se você for de marketing ou publicidade, isso provavelmente fica martelando na
sua cabeça, mas o que isso significa? Seus clientes não percebem que na
caixa está escrito "Baterias incluídas", o que significa que eles não precisarão
fazer uma compra extra e instalá-las? Com certeza eles percebem, mas se você
disser "Baterias incluídas: pronto para usar imediatamente", você vai ter a
atenção deles mais rapidamente e talvez dar ao seu produto uma leve vantagem que
convencerá o consumidor a escolher o seu produto em vez do concorrente.
Em poucas palavras, você tem de estar muito seguro do resultado final
que é basicamente o porquê alguém deve comprar seu produto. Ligue os pontos para
eles e você terá uma chance melhor de ter um produto de sucesso. Acrescente à
lista acima grandes "benefícios", especialmente se seu produto for novo.
Quando você tiver as Estratégias e Plano de ação, use as
informações de benefícios que aparecem aqui para fazer de seus esforços
criativos e trabalho de posicionamento para você.
Redigindo o SWOT
O conteúdo que esta seção de seu plano comunica é algo da maior importância. Até
agora, você esteve falando sobre o passado, por assim dizer. Deste ponto em
diante, você está entrando no futuro e no núcleo do seu plano de marketing.
Com isto em mente, redija esta seção do plano com especial clareza e
conteúdo. Pegue todas as listas de pontos fortes, pontos fracos, oportunidades
e riscos que você obteve durante a fase de pesquisa e coloque-as em ordem de
importância dentro de cada categoria.
Lembre-se, isto deve incluir qualquer coisa que possa afetar as vendas do
produto. Detalhe o máximo possível para explicar cada ponto forte, oportunidade,
etc, mas mantenha o formato claro e graficamente fácil de ser lido.
Metas e objetivos
Suas metas e objetivos são simplesmente os fatos concretos que descrevem onde
você quer estar daqui a 1 ou 5 anos ou qualquer período de tempo.
Metas de vendas
Comece por suas metas de vendas. Nesta seção, você deve incluir metas:
- concretas e mensuráveis (em termos de valores e unidades)
- estabeleça um nível que seja desafiador, mas não impossível de alcançar
- estabeleça um horário específico para mensurar o sucesso
- ligadas ao lucro projetado (que também deve ser estimado no plano de
marketing)
Para fazer isto, você precisa estimar com precisão o mercado e o que você
pode esperar dele. Há vários métodos para fazer isso. Passe por cada um e
compare os seus resultados para que suas metas de vendas apareçam.
- O primeiro método requer que você olhe para o total das vendas da
indústria dos últimos 5 anos na categoria do seu produto. A partir dessa
informação, faça uma estimativa do total de vendas da indústria para os
próximos 3 anos na categoria de seu produto. A partir desse número, estipule
a sua fatia de mercado e extrapole as estimativas de vendas anuais para
estes anos.
- O segundo método é mais limitado para o negócio em si. Basicamente, você
passa pelo mesmo procedimento, mas usa seu próprio número de venda de
produtos em vez do total da categoria do produto no mercado. Você pode
detalhar essas informações através do canal de distribuição específico do
qual veio a venda.
- O terceiro método é importante porque se baseia nos níveis de vendas
mínimos para cobrir suas despesas e custos, obtendo lucro. Afinal, este é o
principal objetivo, certo?
- Faça uma estimativa de suas despesas gerais para o ano.
- Da porcentagem esperada da margem bruta, subtraia a porcentagem de
lucro esperada. Isto dará a você uma porcentagem estimada da despesa. .
- Divida a estimativa das despesas gerais pela porcentagem de despesa
estimada para chegar ao número mágico de vendas necessário para cobrir
suas despesas e ter lucro.
Se você tiver um produto ou negócio novo, precisará usar as informações da
indústria para estimar as vendas. Esta análise deve incluir o custo médio de
bens, margens operacionais, despesas gerais e níveis de lucro para os negócios
similares ao seu.
Para definir sua meta final de vendas, você tanto pode fazer uma média dos
números que você tem usando os três métodos que acabamos de ver ou comparar os
resultados de um método com outro. Veja seus dados de mercado e seus dados de
oportunidades e ameaças para determinar se o potencial real deve ser estimado
superior ou inferior aos números declarados e então trabalhe a partir daí para
chegar às suas metas de vendas finais.
Objetivos de marketing
Seus objetivos de marketing devem ser os meios para atingir seus objetivos de
vendas. Trabalhando através dos dados de mercado-alvo e de segmento de mercado,
você vai determinar objetivos de marketing que abordem cada grupo. Seus
objetivos de marketing seguem as mesmas regras que os objetivos de vendas e
devem ser mensuráveis, quantificáveis (o que significa que há um valor atribuído
para cada um) e com prazo específico.
Você deve ter um objetivo de marketing que trate de cada grupo em seu
mercado-alvo. Por esta razão, você precisa ter bons dados sobre o tamanho de seu
mercado, mercado potencial e a sua base de clientes atual. Para estes dados,
acrescente informações tais como, oportunidades reconhecidas, índices de compra
dos seus clientes e outras questões comportamentais. Estas informações o
ajudarão a estimar os números que você precisa para anexar aos seus objetivos de
marketing.
Por exemplo, imagine este ambiente:
- Você sabe que cada um dos seus 2.500 clientes comprou uma média de 2,5
de seus produtos no ano passado.
- Você também identificou um novo mercado de 3.500 clientes em potencial
(de acordo com sua porcentagem atual de participação de mercado) que você
estima que comprarão uma média de 2 itens a cada ano.
- Além disso, você identificou uma oportunidade para acrescentar um
contrato de serviço para os clientes que custaria 10% do custo do produto.
Seus objetivos de marketing para os clientes existentes poderiam ser:
aumentar a taxa de compra atual de seus clientes em 20% e vender contratos de
serviço para 50% destes clientes.
Seus objetivos de marketing para os novos clientes poderia ser: vender
seus itens para 50% do novo mercado, criar uma taxa de compra de 2 unidades por
ano e vender contratos de serviço para 50% deste grupo.
Lembre-se que a sua base de clientes atual inteira pode não comprar
novamente, então você também deve contabilizar uma queda nas compras deste grupo
e também acrescentar uma meta para reter uma porcentagem específica dos clientes
existentes. Estabeleça objetivos como estes para cada segmento de seu mercado,
baseado nos seus dados. Então, monte um gráfico para mostrar a matemática
envolvida no cumprimento dos objetivos de marketing e dos objetivos de vendas.
Acrescente os números de suas porcentagens e preços de produtos para mostrar a
soma dos totais.
Estratégias
Ok, então você sabe para onde quer ir. Agora basta determinar quais caminhos
seguir para chegar lá. Estas são as estratégias que você usará em seu mix de
marketing. Seu mix de marketing é a combinação de elementos que completam o
processo total de marketing. Usando uma variedade de modelos para atingir seu
objetivo, você tem uma chance melhor de realmente chegar lá. Mas isto requer a
combinação certa. Tenha cuidado quando juntar tudo.
Tradicionalmente, o mix de marketing se refere aos quatro Ps: produto, preço,
praça local e promoção. Algumas pessoas dirão a você que isto está fora de moda
e que há novidades para se usar, mas todas essas coisas, no fundo, se resumem a
produto, preço, praça e promoção.
Vamos passar por cada um dos Ps e falar sobre seus elementos inerentes que
podem estar estrategicamente modelados para ajudá-lo a cumprir suas metas. Além
dos tradicionais Ps, provavelmente o mais importante quando se trata de suas
comunicações de marketing, é o posicionamento. Vamos começar aqui.
Tempestade de idéias (brainstorm)
Nesta seção, você realmente precisa vestir o seu capacete de
criatividade e pensar rápido. Faça uma reunião para coletar idéias e
sugestões. A seguir apresentamos algumas dicas para ajudá-lo:
- Tenha uma grande variedade de pessoas envolvidas.
- Inclua pessoas que conhecem seu produto, bem como pessoas que
não sabem absolutamente nada sobre ele.
- Não descarte qualquer idéia até depois do término da reunião.
Até mesmo as idéias ruins podem se tornar uma boa idéia.
- Conduza a reunião em um ambiente entusiasmado e criativo.
- Comece esgotando todas as idéias iniciais, listando-as.
- Use brinquedos, equipamentos eletrônicos, fotografias e outros
itens para estimular a criatividade.
- Encoraje os pensamentos exorbitantes e idéias bizarras.
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Posicionamento
Pense em posicionamento como a percepção que o seu público-alvo tem de seu
produto. Você tem controle total sobre este elemento de seus esforços de
marketing, que é crucial para o restante do desenvolvimento do seu plano.
Planejar o posicionamento de seu produto envolve levar em consideração questões
como a concorrência e como os produtos dela são vistos, as necessidades e
desejos do seu público-alvo e o elemento mágico ou dramático que seu produto ou
serviço naturalmente tem sobre ele.
Em mercados cheios, é muito importante posicionar o seu produto
adequadamente. Pense nas mensagens publicitárias com as quais seu público é
bombardeado todos os dias. Para se destacar, seu produto tem de ter uma posição
clara na mente das pessoas. Mas como você atinge o posicionamento para o seu
produto?
Primeiro, você tem de determinar um posicionamento amplo. Isto
significa determinar se seu produto deve cair em um nicho, ser um líder de baixo
custo ou um produto diferenciado. Estes são diferentes caminhos estratégicos que
levarão em diferentes direções quando você sintonizar bem a sua mensagem. Pense
nas qualidades de seu produto, seus pontos fortes e fracos, as oportunidades que
você descobriu, o preço que você considerou e seu mercado-alvo para determinar
que posição ampla será tomada.
Depois, você tem de determinar um posicionamento específico. Isto pode
ser baseado em uma determinada qualidade ou benefício de seu produto tal como a
facilidade de uso, durabilidade, confiabilidade, segurança, conveniência, etc.
Em alguns casos você pode até mesmo posicionar seu produto baseado em duas
qualidades. Por exemplo, pense na Volvo. Segurança e durabilidade são as
posições principal e secundária da Volvo.
Comece a definir o seu posicionamento respondendo a perguntas como:
- Qual opinião seu público já tem e como você pode ligar seu produto a
ele?
- Quais são as necessidades e desejos do seu público-alvo?
- Há alguma lacuna que o seu produto possa preencher por meio do
posicionamento direcionado?
- Há certos atributos da empresa sobre os quais você pode se apoiar, tais
como experiência ou pioneirismo no negócio?
- Quais são os maiores benefícios do produto e como você pode
capitalizá-los?
- Há algum uso ou aplicação específica ao qual o seu produto se adapte
particularmente bem?
- Seu público-alvo é identificado como independente o suficiente para
criar uma posição com base em sua singularidade?
- Você pode iniciar uma idéia de posicionamento a partir do posicionamento
da concorrência?
- Você pode basear a posição nas estratégias de qualidade e de preço?
- Você pode posicionar o produto com base nas oportunidades que descobriu
na pesquisa?
Isso pode ajudar a montar uma tabela destas questões para comparar e
estreitar sua opinião para o posicionamento. Fazendo isso, você também pode
incorporar os níveis de importância para algumas das questões apresentadas. Por
exemplo, se você lista as necessidades e desejos de seu mercado-alvo, pode ser
útil classificá-los de acordo com a importância para ele. Se você listar os
pontos fortes e pontos fracos de seu produto, também pode ser útil colocá-los em
ordem do maior para o menor.
Uma vez que você determinou o posicionamento de seu produto, passe por essas
questões para refiná-lo mais ainda:
- Como você pode simplificar a mensagem para transmiti-la? - lembre-se,
mais geralmente é menos.)
- O nome do seu produto se adéqua ao seu posicionamento? - o nome de seu
produto é uma parte importante da sua estratégia de posicionamento. Se ele
não se adéqua, você terá muito trabalho.
- A posição é possível?
- Seu público-alvo vai se preocupar e notar seu posicionamento?
- A posição é muito ampla ou estreita?
- A posição é clara e compreensível?
Posicionamento de valor
A posição de seu produto, juntamente com seu preço e canais de
distribuição, determinarão sua posição de valor. A posição de valor é
basicamente a classificação do produto quanto a qualidade alta/custo alto,
qualidade média/custo médio, qualidade baixa/custo baixo ou até mesmo qualidade
média/custo baixo ou qualidade alta/custo baixo. O que você está tentando deixar
claro para o seu público-alvo é a relação valor/custo de seu produto em relação
ao usuário.
Estratégia de mix de marketing
Como já mencionamos, seu mix de marketing é a combinação de elementos que
completam o processo total de marketing. Como isso requer a combinação certa,
tenha cuidado ao juntar tudo. Vamos ver os Ps com os quais você precisa lidar na
sua seção de estratégia.
Estratégia de produto
O primeiro P é produto. Você pode estar pensando: "Já não falamos o
bastante sobre o produto? Nossa!" Sim, já falamos sobre o produto e seus pontos
fortes e fracos, mas como parte de sua estratégia você também precisa pensar
sobre os elementos do produto que podem ser estratégicos para o seu sucesso,
como sua embalagem e garantia. Estes elementos ajudam a criar o valor que o
cliente vê no produto. Então, vamos falar sobre a embalagem e sua importância
quanto à estratégia.
Embalagem
O principal a ser lembrado sobre a embalagem é que ela se comunica diretamente
com o comprador até que ele tomem a decisão de gastar o dinheiro e levar o
produto para casa. Se estiver em um prateleira com oito produtos similares, o
produto não pode apenas parecer bonito, ele tem de gritar sua mensagem para ser
notado. Sua embalagem deve ser notada dentro de três segundos em uma prateleira
de loja. Mas a embalagem, de fato, pode fazer diferença na sua estratégia? É
claro que sim. Pense também no fator da conveniência. Lembra da Pringles? Pense
sobre os produtos que você compra que são bem protegidos por suas embalagens e
que são convenientes para usar por causa da embalagem. Você pode comprá-los
novamente apenas por ter gostado da conveniência deles. Não se esqueça também de
levar em consideração a embalagem do concorrente. Como você pode fazer a sua
melhor?
Garantias
O mesmo acontece com as garantias. Particularmente, se o seu produto for
novo, certifique-se de dar aos compradores um certo nível de conforto, pois se o
produto não der, eles podem querer receber o dinheiro de volta. A chave aqui é
facilidade. Certifique-se que eles saibam como será fácil se não ficarem
satisfeitos com o produto. Pense na política da confecção Land's End (em
inglês): você pode lavar e usar, lavar e usar, lavar e usar e se ainda assim
decidir que não gosta da camisa ou algo nela não está bom, basta devolver e
receber seu dinheiro de volta. O volante de autorização de devolução está na
caixa. Não é tão fácil assim.
Nesta seção do seu plano de marketing, descreva a estratégia usada para a
embalagem, garantias e qualquer outra coisa do produto. Explique o benefício que
você espera ver dele e como ele se relaciona com o sucesso geral do programa de
marketing.
O próximo P é preço.
Estratégia de preço
Como você sabe qual preço colocar em seu produto ou serviço? Freqüentemente o
preço de seu produto se comunica tanto com o consumidor quanto sua publicidade.
As pessoas vêem o valor do produto baseado em seu preço em muitas situações:
isto depende do produto e do mercado.
Aqui temos um exemplo: um restaurante estabelecido que começou servindo
frutos do mar frescos (e ficava a umas 5 horas de carro de distância) cobrava
US$ 8,00 por uma típica entrada com prato de frutos do mar. Este prato não saía
de jeito nenhum. Em vez de reduzir o preço ou retirá-lo do cardápio, eles
decidiram elevar o preço para US$ 12,95. O peixe vendeu como água. Moral da
história: as pessoas desconfiam de frutos do mar baratos.
A moral para nós é: seja prudente com os preços muito baixos. Seus clientes
estão procurando por valor, não pelo produto mais barato que possam encontrar.
Precifique o seu produto estrategicamente olhando para:
- a concorrência (ou a falta de) que seu produto enfrenta. Se o seu
produto é o único, particularmente se é do campo tecnológico, então o preço
inicial pode ser mais agradável para os consumidores (e mesmo esperado).
- a sensibilidade (ou a insensibilidade) de seus clientes quanto ao preço
do seu tipo de produto (como no caso das linhas aéreas)
- a elasticidade do preço (quanto mais baixo o preço mais você vende e
vice-versa). Tenha em mente que você tem de vender para lucrar, portanto,
crie gráficos para ilustrar as variações nos preços e quantidades à venda
para identificar o preço correto.
- o valor do produto quanto ao valor do preço. As pessoas podem pagar mais
por um produto similar se elas pensarem que ganharão algo mais dele.
- o posicionamento que você estabeleceu para o seu produto
Redija a seção de estratégia de preços de seu plano de marketing e compare as
decisões de seus preços com os dados atuais sobre os preços da concorrência,
pesquisas de preços, etc.
Estratégia de praça
O terceiro P é de praça, embora na verdade seja uma referência à
distribuição. Você pode pensar nisso como sendo a "praça" (local) da compra. A
estratégia utilizada para vender e distribuir seu produto é um elemento muito
importante de seu mix de marketing. Você quer que seu produto esteja disponível
em todo lugar? Se fizer os cálculos, isso pode ser uma estratégia muito
lucrativa. Ou, você quer criar uma demanda para ele porque é exclusivo e difícil
de encontrar e precisa de conexões corretas ou até mesmo viagens a grandes
cidades? (A propósito, o último também permitiria um preço mais alto.)
Assim como o preço, os locais onde seu produto está disponível dizem muito
tanto sobre a qualidade quanto o "status" do produto. Seus canais de
distribuição devem combinar com as metas de imagem de seu produto. Em outras
palavras, se você estiver vendendo molduras de quadros de madeira feitos à mão
com tapetes de tecido luxuosos, você provavelmente não vai querer vendê-los para
o Wal-Mart. Você usaria uma imagem de alta qualidade para itens de luxo e os
venderia em uma butique exclusiva ou outra loja. Por outro lado, se seu produto
é um produto de cuidado para automóveis de linha mediana, então o Wal-Mart seria
perfeito.
Veja algumas coisas que deve se lembrar quando planejar sua estratégia de
distribuição:
- Combine a "imagem" do seu produto com a do canal de distribuição e com a
percepção dos clientes sobre o seu produto.
- Fique por dentro das mudanças no mercado que também devem exigir
mudanças na sua estratégia de distribuição.
- Certifique-se de que seu produto possa receber a atenção que necessita
no canal escolhido, tanto da equipe de vendas (eles são informados?), quanto
do ponto de vista de espaço na prateleira (com quantos produtos da
concorrência o distribuidor trabalha).
Estratégia de promoção
O quarto e último P é a promoção. Esta é a estratégia de comunicação de
seu plano. Aqui você planeja não apenas a mensagem que quer usar, mas também as
ferramentas que usará para divulgá-la ao mundo. Na verdade, a sua seção de
promoção tem 6 categorias:
- anúncios
- relações públicas e publicidade
- marketing direto
- promoções e eventos
- material de marketing do produto/empresa
- brindes
- força de venda
Basicamente, isto deve cobrir cada modo de comunicação que atraia seu
mercado-alvo e ajude a direcioná-lo não apenas para conhecer a sua oferta, mas
também para atuar sobre ela. Isto também inclui outras coisas como boletins para
os clientes, um site da empresa, etc. É nesta seção de seu plano que você deve
ter certeza de que está seguindo um plano de Comunicação de marketing
integrado. Isto significa que cada uma destas ferramentas deve seguir as
mesmas regras e divulgar a mesma mensagem. Separar os grupos de RP, grupos de
promoções e grupos de vendas dificulta muito o trabalho, a menos que você se
certifique de que todos eles concordam com o que está dizendo e como está
dizendo.
Anúncios
Sua tarefa agora é traduzir todos os seus objetivos na mensagem publicitária
específica para cumprir suas metas. Sua estratégia publicitária (também
conhecida como estratégia criativa) precisará lidar não apenas com os requisitos
de conscientização do seu plano, mas também com as atitudes e ações que você
quer provocar em seu público. Estabeleça as estratégias de publicidade para
descrever exatamente o que você vai comunicar em sua mensagem. Estas estratégias
devem se basear no posicionamento estabelecido e devem ser testadas e
redefinidas até que expressem exatamente o que você precisa dizer. Elas devem
descrever seu produto do modo correto e criar a imagem correta nas mentes das
pessoas.
Para esta seção de seu plano de marketing, descreva claramente a estratégia
criativa. Inclua o seguinte:
- Promessa publicitária. A promessa que você está fazendo para seu
público no anúncio
- Suporte à promessa. Declarações com "bullets" (sinais gráficos)
que apóiam suas alegações
- Tom do anúncio. Imagens emocionais evocadas por sua mensagem que
são apropriadas tanto para o produto como para o seu público.
- Análise racional. Declarações referentes à pesquisa de
produto/mercado que apoiam suas estratégias criativas
O esforço criativo real geralmente vem depois (ou durante) deste exercício e
deve ser detalhado em seu Plano de Publicidade do produto.
Você também precisa identificar que tipos de mídia você usará para transmitir
sua mensagem. Isto é conhecido como Plano de Mídia (outro documento separado) e
pode incluir revistas, jornais, outdoors, banners na internet, vinhetas de
rádio, filmes publicitários na TV, patrocínio de programas de rádio e TV,
embalagens dos produtos, trailers de cinema, pôsters e folhetos, listas de
diretórios e displays de lojas.
Quando redigir esta seção de publicidade de seu plano de marketing, mantenha
suas estratégias claras e focadas no que você está tentando alcançar. Por
exemplo, se você souber que apresentará um novo produto em nove meses, então uma
estratégia pode ser divulgar o produto com uma série de anúncios em uma
publicação comercial. Una as estratégias de publicidade de exibição com outras
estratégias de mídia para formar uma cadeia coesa de comunicação com o seu
público-alvo.
Vamos ver o alcance e a freqüência, as taxas de impressão e como selecionar
os veículos de mídia específicos dentro de cada categoria na próxima página
deste artigo.
Relações públicas e publicidade
As relações públicas podem ser uma ferramenta poderosa em seu cinto de
utilidades de marketing. Porém, geralmente as relações públicas são uma reflexão
tardia, ao passo que deveriam ser uma das primeiras coisas com as quais lidar
quando se desenvolve e leva ao mercado um novo serviço ou produto. Comece
plantando suas sementes de RP o quanto antes.
O mantra da sua equipe de relações públicas deve ser a idéia das Comunicações
de marketing integradas. A função mais importante das relações públicas é
controlar tudo o que a imprensa vê ou escuta e garantir sua consistência com o
plano de imagem. Por essa razão, recomenda-se que apenas sua equipe de RP se
comunique com a imprensa. Incluindo todas as área de RP, tais como os anúncios
corporativos, RP defensivo e RP de marketing.
As RP não acontecem simplesmente. Você precisa trabalhar, planejar e executar
o plano. Existe um conjunto completo de ferramentas para as relações públicas e
a publicidade, exatamente como há para os anúncios. Elas são:
- divulgação de notícias
- artigos e entrevistas
- exclusivas
- pesquisas de opinião
- fotos
- palestras ou aparições em seminários, convenções, etc.
- programas de entrevistas ou outros programas locais, regionais ou
nacionais
- bate-papos e fóruns na internet
- integração com a comunidade
- atividades lobistas (lobby)
- atividades de responsabilidade social
Há dois elementos para um plano RP:
- o que você quer comunicar
- um gancho para justificar a notícia e o interesse
Use esta seção do seu plano de marketing para determinar estas duas
informações. Veja algumas idéias estratégicas para os tipos de informação
comunicados à imprensa:
Antes do lançamento de seu produto, envie convites para prévias à imprensa.
Encontre um bom porta-voz para ajudar a promover seu produto.
Encontre o foco correto para o seu comunicado à imprensa.
Inclua tanto a imprensa comercial como a imprensa de consumo.
Redija suas estratégias de RP para seu plano de marketing e inclua itens
específicos. Lembre-se de que esta seção servirá de guia para a programação, que
virá a seguir.
Marketing direto
O marketing direto ou marketing de base de dados está crescendo exponencialmente
com a ênfase nos esforços focados. O crescimento do uso da internet e do e-mail,
juntamente com a tendência de aumento geral em todas as assinaturas de mídia,
estão tornando estas mídias cada vez mais fáceis e lucrativas para comercializar
o seu produto no mercado em comparação com a época da mala direta maciça.
Com um banco de dados (tanto um comprado quanto um dos próprios clientes) de
nomes e informações demográficas bem específicas, você pode selecionar
determinados subgrupos de maneira bem fácil e enviar muitas mensagens sobre o
seu produto ou serviço. Ao concentrar o seu foco nos esforços de marketing, você
também melhora suas taxas de resposta simplesmente porque pode se aproximar do
perfil exato dos seus melhores clientes.
Você também precisa pensar sobre os propósitos de seus esforços de marketing
direto. Veja alguns exemplos de usos de marketing direto:
- Geração de questionários.
- Abertura de portas.
- Criação de tráfego (para a sua loja, site, stand de feira, etc).
- Conscientização (para introdução de novos produtos, etc).
- Geração de fundos.
- Venda de produtos (pedido por correspondência).
Certifique-se de determinar o propósito de sua mala direta antes de
selecionar uma ferramenta específica porque algumas ferramentas são claramente
melhores para certas finalidades.
As opções de seu marketing direto são:
- Mala direta dos correios.
- Programas de mala direta automático.
- Envio de pacotes que incluem uma carta, brochura e cartão de resposta.
- Cartões postais (usados como lembretes baratos).
- Brindes enviados e outros tipos de lembrancinhas.
- Campanhas permitidas via e-mail (também conhecidas como permissões de
marketing). Certifique-se de que seus clientes estejam solicitando
seus e-mails, caso contrário é spam.
- Campanhas de fax - Lembre-se de que você pode enviar fax apenas para os
clientes existentes. Enviar fax para não clientes na verdade é ilegal.
- Telemarketing.
Veja algumas dicas para melhorar seus esforços de marketing direto:
- Teste suas listagens. Experimente fazer um teste de 500 ou menos para
determinar a qualidade da lista antes de enviar uma grande quantidade de
mala direta.
- Teste seu programa de mala direta. Divida sua mala direta em grupos e
envie um perfil diferente para cada um deles rastreando os resultados. Você
pode ficar surpreso como alguns perfis são melhores que outros, inclusive as
combinações de cores. Isto é particularmente valioso se sua programação de
marketing incluir muitos projetos de mala direta.
- Complete seu extenso e caro catálogo de endereços com os mais freqüentes
e baratos envios de cartões postais. Isto reforçará sua mensagem para que
você consiga mais retorno do catálogo e um melhor ROI (retorno sobre o
investimento).
- Inclua um cartão de resposta notável e fácil de entender.
- Dê um prazo de ação para que o destinatário seja encorajado a responder
rapidamente, em vez de esperar e pensar sobre o assunto.
- Inclua um incentivo para a ação. Isto pode ser um desconto para os
madrugadores, uma cópia grátis de alguma publicação ou amostra grátis de
alguma coisa.
Analise o relacionamento das suas estratégias de marketing direto com o seu
mix geral d
Promoções e eventos
Como seus principais esforços publicitários afetam as opiniões de seu
público-alvo e nem sempre criam uma ação imediata (pelo menos não inicialmente),
você também precisa planejar as promoções especiais que encorajarão a
ação rápida. Uma promoção, diferentemente do anúncio, é baseada em incentivos
para a ação, como uma venda dois-em-um, um desconto no preço ou um brinde na
compra. As promoções são úteis para encorajar os clientes em potencial a
experimentar seu produto e esperançosamente aumentar a sua base de clientes
leais.
Veja alguns exemplos de tipos de promoção usados pelos marketeiros
atualmente:
- preço de venda com desconto
- cupons
- amostras
- descontos on-pack e in-pack ou até mesmo descontos sobre os mostruários
dos pontos de venda (mensagens promocionais ou de resposta direta impressas
na embalagem são caracterizadas como on-pack; já aquelas colocadas dentro da
embalagem são in-pack)
- abatimentos
- brindes, tanto na embalagem como enviados por correio
- sorteios/jogos
- embalagens
- eventos
É importante observar as promoções da concorrência, mas cuidado em reagir com
o mesmo tipo de promoção. É fácil perder participação de mercado quando se usa
promoções em excesso. Os clientes começam a comprar apenas quando seu produto
está em promoção. Uma estratégia melhor é manter o preço do produto competitivo
em primeiro lugar, e depois usar uma parte do dinheiro que você teria de gastar
com promoções para melhorar os produtos ou aumentar a publicidade. Se seu
produto for melhor e você o tiver anunciado, então o cliente pode estar mais
inclinado a comprar o seu produto mesmo se o da concorrência for mais barato.
Quero dizer, menos caro.
As promoções de vendas estão garantidas em seus esforços de marketing. Apenas
lembre-se de evitar promoções fracassadas. Elas são:
- Fazer a mesma promoção mais de duas vezes. Por alguma razão, o número
mágico é dois (para as promoções que funcionam da primeira vez, de qualquer
forma).
- Promoções chatas. As pessoas vão cochilar com um concurso que não parece
se encaixar com o posicionamento do produto. Se não há ligação, geralmente
não vai funcionar.
- Ofertas de brindes. "Envie três comprovantes de compra mais US$ 3,99
para receber este ótimo organizador de cupons!" Muito usado e geralmente
desapontador para o cliente.
- Muita promessa enganadora. Não faça o consumidor pensar que eles serão
vencedores sempre que abrirem um refrigerante.
Exatamente como tudo o mais em seu mix de marketing, suas promoções tem de
estar alinhadas com o seu objetivo e sua mensagem de marketing ou posição. Para
criar promoções que funcionam, você deve ter isto em mente e se colocar no lugar
do cliente. O que o entusiasmaria sobre um produto ou serviço? O que seria
divertido e o faria sentir que você realmente tem uma chance de vencer? O que
você pode ganhar que o faria aumentar o seu conceito sobre o produto promovido?
Qual é o prêmio mais desejado?
Depois de ter algumas idéias, certifique-se de torná-las simples de
registrar, forneça boas probabilidades e tenha uma idéia exclusiva que seja de
grande interesse para o seu mercado.
e marketing. Por exemplo, você pode estar planejando uma ação de RP que será
seguida de um anúncio em uma proeminente publicação, seguida por uma mala direta
que solicita alguma ação, como uma permissão para um representante de vendas
ligar ou até mesmo a opção de compra do produto.
Crie entusiasmo (estímulo) em sua história dando um novo rumo às
informações.
Ofereça co-patrocínio à mídia para os eventos que está planejando.
Crie sua própria programação de ação de mídia.
Programe comunicados à imprensa para que várias fontes de mídia publiquem as
informações e para incluir progressivamente novas informações.
Fundamente suas notícias nos benefícios do produto usados em seu
posicionamento.
Desenvolva uma idéia interessante e divertida centralizada no informativo ou
na atualização de seu produto.
Eventos especiais
Se você está planejando eventos especiais como um modo de promover o seu produto
ou negócio, então há mais algumas orientações que o ajudarão a manter o foco e
ter sucesso. Os eventos patrocinados estão crescendo em popularidade e
contabilizam bilhões anualmente para o marketing. Eles são extremamente úteis
para o lançamento de um novo produto, aumentando a experiência com o produto ou
construindo um relacionamento entre o cliente e o nome da empresa. Eles requerem
muito planejamento, recursos (dinheiro e pessoas) e podem fracassar sem a
publicidade adequada, mas eles também podem lançar um produto que seja sucesso
imediato.
Veja algumas dicas para dar ao seu evento mais chances de sucesso:
- Certifique-se de que o evento faça a ligação de sua empresa com o
produto.
- Certifique-se de que os nomes de sua empresa e produto sejam notórios.
- Certifique-se de que o público saiba por que ele surgiu. Em outras
palavras, certifique-se de que haja uma razão atraente.
- Certifique-se de que haja alguma notícia em potencial no evento para
obter também um pouco de relações públicas.
- Certifique-se de que sua mensagem de marketing e posição sejam
comunicadas com clareza.
Detalhe cada promoção ou evento e mencione o objetivo de marketing específico
que ele abrange. A programação e os custos serão abordados na seção Plano de
Ação e Implementação de seu plano.
Agora, quando redigir suas estratégias de promoção, resolva estas questões e
como elas se relacionam às idéias promocionais que você teve:
- Tipo de promoção.
- Incentivo de promoção.
- Promoção aberta ou fechada. As promoções abertas não requerem qualquer
ação do cliente. Um exemplo seria a venda. As promoções fechadas requerem
que o cliente faça algo para levar vantagem na promoção. Um exemplo seria o
abatimento ou a participação em um concurso.
- Método de entrega para a promoção
Você está quase lá: agora precisamos apenas abordar suas estratégias de força
de vendas e depois você pode programar e implementar e, finalmente, avaliar todo
o esforço.
Literatura de marketing de produto
O material de apoio de produto e outros materiais secundários da empresa serão a
chave para muitos de seus esforços de marketing e vendas. Estes itens devem
apresentar a imagem de sua empresa com muita clareza e profissionalismo. Não
apenas o texto ou palavreado são importantes, mas também a imagem visual e
qualidade que ela projeta.
Em sua literatura, é crucial destacar e enfatizar os benefícios de seu
produto ou serviço e não apenas as especificações e características. Quando
planejar as necessidades da literatura, considere estas questões:
- Para que a literatura será usada?
Informações gerais da empresa, especificações e benefícios do produto e
folders informativos especiais?
- Quem é o público para cada peça?
Investidores, parceiros, clientes?
- Qual é a quantidade aproximada que você prevê para cada peça?
Isto o ajudará não apenas a fazer o orçamento, mas também a ter uma idéia do
nível de qualidade que você deve buscar.
- Quem desenvolverá a peça?
Membros da equipe interna, uma gráfica, uma empresa de projeto? (O custo
pode variar muito.)
Brindes
Os brindes são as bugigangas e as guloseimas que você distribui em feiras e
outros eventos. Normalmente, eles têm o nome da empresa estampado e são de pouco
ou nenhum valor. Se você precisar de brindes para feiras e outros eventos, o
melhor a fazer é colocar alguma coisa que seja tanto útil quanto consistente com
a imagem de sua empresa e produto ou linha de serviço.
Por exemplo, um fabricante de cerveja pode distribuir abridores de garrafas,
ou uma livraria pode distribuir marcadores de páginas ou canecas de café.
Canetas, bloco de anotações e ímãs de geladeira também são boas escolhas.
Procure por características inovadoras e de boa qualidade se você escolher estes
itens (ou qualquer tipo de brinde), como os ímãs com clips para prender bilhetes
ou canetas que se prendem no armário. Exatamente como sua linha de produtos,
você quer que seus brindes se sobressaiam, sejam de boa qualidade e dêem uma
impressão favorável.
Força de vendas
Sem querer ser repetitivo, mas sua força de vendas é outro grupo que tem de
aderir totalmente ao tema de Comunicações de marketing integradas sobre o qual
falamos. Eles vêem e conversam com os clientes todos os dias e absolutamente
precisam ser consistentes com seu plano de imagem e posição. Seus esforços de
marketing ao vivo são muito importantes para os muitos tipos de negócios e não
tão importantes para outros. Investigue sua necessidade de uma força de vendas
direta e corte seus custos se puder. Se você determinar que realmente precisa de
uma força de vendas, veja algumas sugestões para que ela seja bem sucedida e
compense os custos (pagar as contas de sua equipe de vendas é caro).
A chave para tornar sua força de vendas eficiente na comunicação de sua
mensagem de marketing e vender seu produto é educá-los sobre o objetivo e
estratégia que você planejou, bem como mantê-los constantemente atualizados e
informados sobre publicidade, promoções, marketing direto e qualquer outra
ferramenta de marketing que estiver usando.
Na seção de força de vendas de seu plano de marketing, também inclua feiras e
conferências às quais sua equipe de vendas (ou outros dentro de sua empresa)
precisa comparecer. A presença de sua empresa nos principais eventos de vendas e
feiras pode aumentar suas vendas e melhorar o reconhecimento de seu nome e
produtos dentro de seu mercado-alvo. A feiras são excelentes para introduzir
novos produtos, serviços ou mudanças no nome e imagem de sua empresa.
Plano de ação e implementação
Vamos falar sobre as questões táticas e implementações de seu plano de
marketing. Como você decide exatamente em quais revistas ou jornais anunciar?
Qual é a diferença? Isto é o chamado Plano de Mídia e pode se tornar um
documento separado e muito mais detalhado. Para este artigo, vamos cobrir os
fundamentos e ajudar a dar idéia do que incluir no seu planejamento de anúncios
na mídia e o que deve ser incluído no seu plano de marketing. É hora de deixar a
calculadora de lado e raciocinar.
Montando seu plano de mídia
Seu plano de mídia deve:
- Especificar quais mídias você usará para levar a mensagem publicitária,
tais como revistas, jornais, mala direta, internet, etc.
- Detalhar aspectos específicos, como as publicações.
- Detalhar ainda mais os pormenores, como edições, horários, datas, etc.
- Listar o orçamento para cada veículo.
- Descrever a análise racional por trás de cada seleção.
Como você determina essas coisas? Primeiro, você tem de pesar sua mídia.
Pesando sua mídia
Pesar sua mídia se refere à determinação da exposição potencial de sua mensagem
de marketing para o público-alvo que cada uma das mídias escolhidas podem
produzir. Basicamente, ao pesar sua mídia, você está tentando determinar quanta
publicidade é o suficiente para alcançar seus objetivos. Para fazer isso, você
precisará do número total de pontos de classificação bruta. Para fazer isso,
você precisa entender um pouco sobre alcance, freqüência e impressões.
- Impressões são o número de vezes que seu público vê sua mensagem
publicitária.
- Alcance se refere ao número de indivíduos dentro de seu
mercado-alvo que são expostos a um anúncio específico por um período de
tempo. Este número é expresso como uma porcentagem de seu mercado total.
- Freqüência se refere ao número de exposições ao seu anúncio
específico às quais os indivíduos são submetidos pelo mesmo período de
tempo.
- Para conseguir seus Pontos de Taxa Bruta (GRPs), apenas
multiplique a porcentagem de alcance (% de seu mercado total) pela
freqüência.
Por exemplo, se a sua estratégia de marketing é atingir 70% do seu mercado
para uma campanha específica e você sabe que quer alcançá-los pelo menos 10
vezes para convencê-los a agir, então você precisa de uma programação com 700
GRPs.
Cada mídia terá uma pequena diferença no cálculo do GRP, então passe por cada
um e determine estes números antes de começar a planejar sua programação de
mídia. Como regra geral, apenas certifique-se de que está calculando a
porcentagem de seu público-alvo como parte da circulação total, exposição, etc.,
e depois multiplique pelo número de inserções ou anúncios que você deve
publicar.
Para ajudá-lo a estimar o GRP total necessário para atingir suas metas de
vendas, veja algumas das regras práticas:
- Tente atingir de 50 a 90+ do seu mercado total.
- Suponha que vai levar pelo menos 3 exposições para seu público-alvo
reagir à sua oferta.
- Produtos novos precisarão mais freqüência do que os produtos
estabelecidos.
- Produtos complexos precisarão mais freqüência do que os produtos
simples.
- Produtos com muita concorrência precisarão de mais freqüência.
- Uma meta GRP média para um produto embalado comum é de 1 mil a 5 mil em
um ano.
- Uma meta GRP média para um serviço ou estabelecimento de varejo é de 2
mil a 10 mil em um ano.
- Uma meta GRP média para um negócio-para-negócio é de 600 a 4 mil em um
ano.
Determinar estes números não é fácil. Há alguns recursos na internet que
podem ajudar. Verifique a última página deste artigo para ver alguns sites que
oferecem calculadoras e orientações.
Outras coisas a serem consideradas no planejamento e programação de sua mídia
são:
- Seu Custo por Milhar (CPM) do veículo de mídia. Isto é útil porque ajuda
a comparar os valores de diferentes veículos. Por exemplo, você pode estar
considerando 2 publicações. Ambas atingem seu público-alvo e todos os
aspectos são iguais. Uma, entretanto, é mais cara que a outra. Determinar o
CPM pode ajudá-lo a decidir qual o melhor veículo para seu anúncio. Você
pode obter o CPM dividindo o número total de assinantes que se enquadram em
seu mercado-alvo pelo custo da publicação do anúncio. Isto é expresso como o
custo por milheiro de impressão.
- Empenhe-se em ter um bom equilíbrio de várias mídias. Em outras
palavras, não arrisque tudo de uma só vez.
- Não se esqueça das novas mídias, como a internet e outras mídias
interativas como CD-ROM.
- Olhe para os pontos fortes e fracos de cada mídia para que sua mensagem
de marketing e posicionamento do produto sejam efetivamente transmitidos.
Algumas mídias não conseguem comunicar bem certas informações. Por exemplo,
um produto complicado não faria um bom uso de um outdoor ou outra mídia de
impressão "rápida".
- Não se esqueça de considerar a sazonalidade de seu produto e as
concentrações geográficas de seu público-alvo quando selecionar e programar
sua mídia.
- Lembre-se de que a porcentagem de seu público-alvo que um veículo de
mídia em particular alcança não será o número que realmente vê sua mensagem.
Muitos irão passar os olhos, mudar de canal ou apenas não ver. Então
mantenha suas expectativas realistas quanto a isto.
Programação
Com base nas informações e nos resultados que você calculou a partir de seus
pesos de mídia, você pode juntar a programação publicitária, promoções e
eventos que cumpram suas metas. Há algumas técnicas de programação que você
deve considerar quando planejar um anúncio de mídia:
- Carga frontal: Refere-se aos anúncios mais pesados para a
fase de apresentação de um novo produto.
- Pesado: Refere-se a episódios específicos durante o ano nos
quais há necessidade de anúncios pesados (geralmente novos lançamentos,
promoções ou atividade de aumento de mercado).
- Série: Refere-se aos curtos períodos de publicidade (de 3 a 6
semanas) que são seguidos por períodos sem publicidade.
- Pulso: Refere-se à programação regular de uma publicidade que
vai e volta.
- Continuidade: Refere-se à taxa fixa estável de publicidade
para exposição contínua (geralmente usada para tentar e mesmo sair do
padrão flutuante de compra).
Olhe para suas metas, sazonalidade de produto, eventos especiais e outros
fatores de marketing e selecione a estratégia de programação que funciona
melhor para a situação. Lembre-se de que enquanto os tipos diferentes de
mídia podem seguir programações diferentes, você também pode considerar o
impacto de combinar as mídias na mesma programação. Tudo depende de seus
objetivos e metas.
Orçamento
Agora, você precisa pensar sobre seu orçamento de marketing. Não importa o
quanto é difícil tentar ser econômico, provavelmente você nunca vai ter
fundos de marketing o suficiente para realmente fazer o que quer. Apenas
lembre-se, você não está sozinho. Seus concorrentes provavelmente estão
enfrentando os mesmos problemas que você.
Há 3 passos que você deve seguir para estabelecer o seu orçamento. Quando
obter todos os 3 resultados, estabeleça seu orçamento com base nas
comparações de cada achado.
- Estabeleça seu orçamento com base em suas metas e objetivos
planejados.
- Olhe para a média de gastos com marketing na sua indústria. Deve
haver dados disponíveis para a sua área de atuação. Usar este segundo
método permitirá que você veja se seu orçamento parece ser realista em
comparação com empresas similares. Este valor ajudará a determinar se
seu orçamento é muito alto ou baixo comparado à média da indústria.
- Passe por um terceiro exercício que envolva a estimativa do
orçamento de marketing e de publicidade de seu principal concorrente
baseado no que você sabe sobre suas atividades. Isto é um bom modo de
ajudar você a ser mais competitivo e possivelmente ganhar mais
participação de mercado.
A seguir, construa a planilha final de seu orçamento. Você deve incluir:
- uma planilha geral ilustrando seu orçamento total
- uma divisão por meio de comunicação
- uma divisão por produto/mercado
Reunindo tudo
Agora vamos aos toques finais do seu plano de marketing. Você já tem a mensagem
e a mídia selecionadas, sua programação determinada e o orçamento. Nesta seção,
precisará estabelecer alguns gráficos para ilustrar tudo no seu plano. Estes
gráficos não apenas ajudarão na apresentação de seu plano, mas também ajudarão
na implementação dele.
Comece reunindo um Calendário de mídia gráfica. Liste sua mídia à
esquerda, seguido por colunas que correspondam ao ano do calendário ou ano
fiscal para o qual o você está planejando. Na última coluna à direita, resuma a
freqüência e inclua os GRPs para cada veículo. Na parte inferior desta coluna, o
total dos GRPs.
Então estabeleça um calendário parecido para cada tipo de mídia com os mesmos
elementos incluídos.
Atribuições e implementações
Comparado com a implementação, o planejamento é algo fácil de ser realizado! É
nesta parte do marketing que você pede por reforços. É muito importante
programar os eventos em seu plano e atribuir as responsabilidades
antecipadamente. Use um grande quadro de programação e coloque-o em um lugar de
fácil visualização. Estabeleça uma estrutura com relatório de progresso e
comunicação regular que manterá seu plano no alvo. Cumprir prazos no mundo do
marketing pode ser crucial para o sucesso de seu produto (ou negócio).
As revistas comumente solicitam confirmação de pedido com pelo menos 3 meses
de antecedência. Os comunicados à imprensa para publicações mensais também devem
seguir um programa trimestral. Os jornais permitem períodos menores e também
alguns outros tipos de publicações.
Certifique-se de conhecer cada prazo. Marque-os com destaque e fique atento.
Agora, como você vai fazer para se certificar de que seu plano está
funcionando?
Avaliação
Exatamente como em todos os outros aspectos da vida, você tem de aprender com
seus erros. As melhores lições são aprendidas pelo caminho difícil. Então, com
isso em mente, como você sabe quais partes do seu plano de marketing está
realmente gerando vendas e trazendo dinheiro para a empresa?
Procedimentos de controle
Esta seção do seu plano deve incluir os planos e procedimentos para
controlar cada tipo de mídia que você estiver usando. E, como um subconjunto de
cada um destes procedimentos, você deve identificar especificamente quais
veículos de mídia estão sendo mais eficazes. Isto não é fácil para todos os
meios de comunicação, mas alguns são bem maleáveis.
Veja alguns tipos de mídia e algumas idéias para controlar sua eficácia. As
técnicas podem variar muito dependendo do tipo do seu produto e mercado.
- Display publicitário - com as publicações tradicionais para os
consumidores, o controle pode ser feito usando diferentes números de
telefone, ofertas especiais (específicas para aquele anúncio ou publicação)
ou uma referência para um departamento específico para pedir informação.
Quando estas ligações chegam, a equipe do seu call center deve estar
preparada para registrar as informações para que os resultados possam ser
tabulados.
Muitas publicações comerciais também incluem Cartões de Serviço ao Leitor
que permitem aos leitores marcar um número que corresponda ao seu anúncio em
um cartão postal para obter mais informações sobre seu produto ou serviço.
Apesar de você obter muitas solicitações de material inadequado
(concorrência, compradores ou colecionadores de literatura), você também
pode obter bons indicativos. Mantenha um registro destes indicativos e
acompanhe o resultado final.
- Marketing direto - com correspondência postal, o controle é
relativamente fácil. Inclua na etiqueta um código (chamado de código-chave
ou código-fonte) que corresponde à lista de correspondência para que você
saiba de qual lista se trata e instrua sua equipe de call-center para
registrar as informações perguntando o código ao cliente. Você também pode
incluir os números dos clientes aqui e registrar pedidos repetidos sem
precisar reinserir suas informações em seu banco de dados.
Para as campanhas de telemarketing, o controle também é relativamente
simples, desde que uma pessoa esteja se comunicando com o cliente durante
todo o processo, na maioria dos casos.
- Anúncios de TV ou rádio - isto requer métodos de controle
similares aos das publicações de consumidores. Eles podem ser controlados
através do uso de números de telefone diferentes, ofertas especiais
(específicas para aquele anúncio) ou referência para um departamento
específico para pedir informação. Mais uma vez, quando estas ligações
chegarem, a equipe do seu call center deve estar preparada para registrar as
informações para que os resultados possam ser tabulados. Outro método menos
exato, se você estiver fazendo marketing em grande escala, é controlar as
vendas imediatas juntamente com o tempo do anúncio.
- Marketing na internet - geralmente, este é fácil de controlar
porque baseia-se nos cliques ou impressões de página. O seu administrador de
web é capaz de fornecer relatórios que indicam o número de cliques que
realmente levam à compra de seu produto. Você também pode experimentar as
vendas por telefone como resultado de seu site. Tenha certeza de que o call
center esteja ciente e registre as informações com precisão.
- Promoções - a maioria das promoções fechadas são
basicamente "auto-controláveis" porque elas pedem que o cliente faça alguma
coisa, como preencher um cupom (rastreável) e retornar o canhoto de desconto
(rastreável) ou cadastro no site para solicitar um prêmio (também rastreável).
Promoções abertas, como as vendas, requerem um pouco mais de trabalho
no controle, embora possam ser rastreadas de modo geral por meio do
crescimento das vendas naquele espaço de tempo, loja, região ou quaisquer
outros parâmetros da venda.
- Eventos - um evento também é complicado para controlar. Você sabe
quantas pessoas são atendidas, mas sabe quantas vendas ocorreram como
resultado? Você pode emitir cupons para o evento que possam ser controlados,
oferecer outros acordos especiais ou até mesmo permitir que os visitantes se
associem a um clube especial. Você tem de ser criativo para manter o
controle das vendas reais que resultam de um grande evento.
A eficácia de uma feira pode ser controlada por meio da coleta de
informações corretas na feira e subseqüente acompanhamento. Estes resultados
também podem ser tabulados e registrados.
Os resultados tabulados e as informações dos clientes são muito valiosos.
Tenha certeza de fazer do backup do sistema uma rotina, onde estes dados são
mantidos e manter cópias em locais seguros. Os dados dos clientes são
extremamente valiosos para seus esforços futuros de marketing direto e devem ser
ajustados correta e precisamente.
Antes de dar o pontapé inicial em seu plano de marketing, certifique-se de
ter a estrutura da base de dados no lugar para registrar estas informações. Use
códigos para cada nível de informação para que você possa classificar por várias
especificações. Isto precisa de muito planejamento, bem como treinamento da sua
equipe. Estabelecer os registros com caixas suspensas para selecionar as
informações pré-definidas como números de produtos, códigos de listas, códigos
de publicações ou códigos de departamento tornarão seus registros mais
consistentes e utilizáveis.
Analise suas vendas
Verificar a eficácia de sua campanha de marketing a partir de um ponto de
venda de produto é crucial. Comece o processo de análise antecipadamente e
repita com freqüência. Você pode refinar seu plano em andamento para eliminar ou
mudar programações se você considerar que algum elemento do mix não está dando
certo. Não espere até que seja tarde demais.
Analise as metas de desempenho trimestralmente. Verifique sua participação de
mercado. Dê uma olhada nos números das vendas com base não apenas na origem da
venda, mas no tipo de cliente também. Em outras palavras, este é um cliente
existente, um cliente novo ou um cliente novo com um perfil demográfico
totalmente diferente? Você está mantendo os clientes existentes ou a maioria de
suas vendas é para clientes novos? O que seu concorrente está fazendo?
Há uma quantidade de auditorias de marketing não cobertas neste artigo que
você pode e deve realizar anualmente.