Programação

Com base nas informações e nos resultados que você calculou a partir de seus pesos de mídia, você pode juntar a programação publicitária, promoções e eventos que cumpram suas metas. Há algumas técnicas de programação que você deve considerar quando planejar um anúncio de mídia:

 

  • Carga frontal: Refere-se aos anúncios mais pesados para a fase de apresentação de um novo produto.
  • Pesado: Refere-se a episódios específicos durante o ano nos quais há necessidade de anúncios pesados (geralmente novos lançamentos, promoções ou atividade de aumento de mercado).
  • Série: Refere-se aos curtos períodos de publicidade (de 3 a 6 semanas) que são seguidos por períodos sem publicidade.
  • Pulso: Refere-se à programação regular de uma publicidade que vai e volta.
  • Continuidade: Refere-se à taxa fixa estável de publicidade para exposição contínua (geralmente usada para tentar e mesmo sair do padrão flutuante de compra).

Olhe para suas metas, sazonalidade de produto, eventos especiais e outros fatores de marketing e selecione a estratégia de programação que funciona melhor para a situação. Lembre-se de que enquanto os tipos diferentes de mídia podem seguir programações diferentes, você também pode considerar o impacto de combinar as mídias na mesma programação. Tudo depende de seus objetivos e metas.

Orçamento
Agora, você precisa pensar sobre seu orçamento de marketing. Não importa o quanto é difícil tentar ser econômico, provavelmente você nunca vai ter fundos de marketing o suficiente para realmente fazer o que quer. Apenas lembre-se, você não está sozinho. Seus concorrentes provavelmente estão enfrentando os mesmos problemas que você.

Há 3 passos que você deve seguir para estabelecer o seu orçamento. Quando obter todos os 3 resultados, estabeleça seu orçamento com base nas comparações de cada achado.

  1. Estabeleça seu orçamento com base em suas metas e objetivos planejados.

     

  2. Olhe para a média de gastos com marketing na sua indústria. Deve haver dados disponíveis para a sua área de atuação. Usar este segundo método permitirá que você veja se seu orçamento parece ser realista em comparação com empresas similares. Este valor ajudará a determinar se seu orçamento é muito alto ou baixo comparado à média da indústria.

     

  3. Passe por um terceiro exercício que envolva a estimativa do orçamento de marketing e de publicidade de seu principal concorrente baseado no que você sabe sobre suas atividades. Isto é um bom modo de ajudar você a ser mais competitivo e possivelmente ganhar mais participação de mercado.

A seguir, construa a planilha final de seu orçamento. Você deve incluir:

  • uma planilha geral ilustrando seu orçamento total
  • uma divisão por meio de comunicação
  • uma divisão por produto/mercado