Introdução
Planejar o programa de marketing de sua empresa é um processo parecido com 
aquele pelo qual um jovem passa para se decidir sobre o seu futuro. Você passa 
por fases de: 
	- aprendizagem e descoberta do mundo ao seu redor 
 
	- desenvolvimento e auto-realização de habilidades, pontos fortes e fracos 
	
 
	- estabelecimento de um objetivo baseado nesses pontos fortes e pontos 
	fracos 
 
	- estabelecimento de estratégias para alcançar seus objetivos 
 
	- plano de ataque 
 
	- trabalhar para fazer o plano acontecer 
 
Isto espelha o processo pelo qual o seu negócio deve passar durante o 
planejamento de marketing. Neste artigo, vamos falar sobre como conhecer seu 
negócio e seu mercado, seus pontos fortes e fracos e como encontrar as 
oportunidades nesse contexto, planejando o seu marketing e fazendo acontecer. 
Também vamos dar a você algumas dicas e regras que todos os marketeiros podem 
utilizar. 
O que é marketing
			De acordo com o Dicionário de Termos de Marketing, marketing é "o processo de 
planejar e executar concepção, preço, promoção e distribuição de idéias, bens e 
serviços para criar trocas que satisfaçam objetivos individuais e 
organizacionais". 
O que isto significa para você? Significa que marketing abrange tudo o que 
você precisa fazer para lançar um produto ou serviço necessário, apresentar o 
produto aos clientes em potencial, fazê-los desejar o produto e depois vender o 
produto a eles. 
Então, a venda é considerada "marketing"? Publicidade é "marketing"? Com 
freqüência, você ouvirá sobre as funções de vendas como "marketing", mas, na 
verdade, a venda é apenas parte do processo de marketing, assim como a 
publicidade. Em outros tempos (30 ou 40 anos atrás), o marketing consistia 
principalmente em vendas. Em vez de departamentos de marketing, as empresas 
tinham departamentos de vendas com um gerente de publicidade e alguém que fazia 
a pesquisa de mercado. Às vezes, um gerente de promoção se unia à equipe ou uma 
agência era contratada para fazer a publicidade e as promoções. Hoje, mesmo as 
micro e pequenas empresas têm planos de marketing bem definidos.
As coisas começaram a mudar à medida que as empresas cresciam e começavam a 
oferecer muitas linhas de produtos, passando a ter seus próprios gerentes de 
marca, gerentes de segmento de mercado e muitos outros cargos especializados que 
cuidavam e preparavam todas as necessidades de seus mercados em particular. A 
necessidade de um departamento de marketing ou profissional de marketing, no 
caso das micro e pequenas empresas, começou a ser percebida como parte vital do 
negócio. O departamento ou profissional de marketing também leva quase toda a 
culpa se um produto (ou empresa) não faz sucesso, mesmo se a culpa não for 
realmente dele. 
Todos são responsáveis pelo marketing
			O fato é que o marketing passa pela empresa toda. Todos em sua empresa devem 
estar conscientes da mensagem, visões e objetivos de marketing da empresa. Os 
funcionários devem refletir esta mensagem em tudo o que fazem, seja em relação 
ao produto ou aos clientes. Isto é conhecido como Comunicação integrada de 
marketing e significa que todo contato com os clientes e clientes em potencial, 
tanto faz se por meio de publicidade, contato pessoal ou outro meio, deve levar 
uma mensagem consistente sobre a empresa e o produto. Na verdade, cada 
funcionário é uma pessoa de vendas e cada funcionário é um representante do 
serviço ao cliente. Se o seu negócio passar mensagens confusas sobre o que ele 
é, então os clientes terão uma imagem distorcida dele. 
Qualquer experiência ruim que um cliente tiver com sua empresa pode afetar 
suas futuras vendas com este cliente e também com as pessoas que souberem da 
experiência dele. Esta experiência ruim pode ser qualquer coisa, desde uma 
recepcionista rude até um produto mal embalado. Há muitas variáveis que 
interferem para um cliente em potencial se tornar ou não cliente, ou para um 
cliente real continuar cliente, que nem sempre o departamento de 
marketing deve ser responsabilizado pelo sucesso, ou não, de um produto. Mas em 
muitas empresas, este é o caso. 
O papel do departamento ou profissional de 
marketing
			O departamento ou profissional de marketing deve agir como um guia e liderar os 
outros departamentos e profissionais no desenvolvimento, produção, execução e 
suprimento de produtos ou serviços para seus clientes. A comunicação é vital. O 
pessoal do marketing tem uma melhor compreensão do mercado e das necessidades do 
cliente, mas não deve agir independentemente do desenvolvimento do produto ou do 
serviço ao cliente. Deve haver uma comunhão de idéias. O marketing deve estar 
envolvido sempre que se dicsute o desenvolvimento de um novo produto ou 
uma função relacionada ao cliente. 
Não se atenha à ideia de que o marketing deve fazer estes planos e 
recomendações sozinho. É muito importante que o departamento ou profissional de 
marketing considere os comentários de muitas pessoas dentro da empresa. Não 
apenas os comentários e sugestões ajudam o restante da empresa a entender e 
apoiar os esforços de marketing, como também fornecem algumas análises 
inestimáveis sobre o que o cliente quer e sobre novas idéias que podem ter 
escapado ao restante da empresa. Por exemplo, seus técnicos de serviço e seus 
representantes do serviço ao cliente conhecerão bem as opiniões e necessidades 
dos clientes. Deixe que todos se envolvam e você terá um esforço mais coeso. 
Os objetivos e diretrizes estabelecidos pelo marketing devem, pelo projeto, 
estar em linha com a visão e a missão da empresa. O alto escalão administrativo 
deve se envolver e estimular a cooperação de todos os departamentos na 
implementação do plano, integrando uma mensagem consistente em todos os canais 
de comunicação. Se este não for o caso, os esforços para colocar os produtos da 
empresa no mercado falharão. É simples assim. 
Trabalhe entre todos os funcionários a idéia de que marketing é um esforço de 
equipe. Os indivíduos podem ter seus próprios objetivos e prioridades, mas 
se não considerarem os objetivos e a necessidade maior da empresa, podem 
atrapalhar os esforços e destruir os seus planos de marketing. 
Para ilustrar isto, suponha que uma empresa implementou um programa de mala 
direta e colocou códigos nas etiquetas do correio para rastrear a fonte das 
listas de endereços a partir das quais os clientes fazem seus pedidos. Se os 
funcionários que recebem os pedidos não pedem e registram estes códigos, então o 
departamento de marketing não tem como saber quais listas estão funcionando e 
quais listas não estão. Normalmente, a cooperação entre os departamentos e o 
apoio do primeiro escalão para reforçar os procedimentos necessários é 
fundamental. 
O departamento de marketing estuda o mercado e os clientes, determina o 
melhor modo para atingir estes clientes e trabalha com o restante da empresa 
para ajudar a determinar as necessidades de mercado do novo produto. Além disso, 
ele representa a empresa com uma voz consistente. 
A seguir, vamos começar a rever as etapas para montar seu plano de marketing. 
Este é um processo de 4 etapas: 
	- pesquisar e analisar o seu negócio e o mercado 
 
	- planejar e escrever o plano 
 
	- implementar o plano 
 
	- avaliar os resultados 
 
Pesquisa e análise
			O estágio de pesquisa e análise do seu processo de planejamento é muito 
importante. Nas páginas seguintes, vamos ver todas as etapas que você precisa 
seguir para construir seu plano. É importante entender que cada etapa é 
construída sobre a anterior. Veja:  
	- Pesquisa e análise são fundamentais porque fazem você identificar o 
	público-alvo de seu produto, bem como seus pontos fortes e fracos, ameaças 
	e, mais importante, as oportunidades. 
	
 
 
	- Conhecer as ameaças e as oportunidades que seu produto enfrenta ajuda 
	você a estabelecer suas metas de venda com mais realismo. 
      
 
 
	- O conhecimento de suas oportunidades, público-alvo e metas de vendas 
	fornece as informações necessárias para que você estabeleça seus objetivos 
	de mercado, aproveite as oportunidades e cumpra as metas de vendas. 
	
 
 
	- O conhecimento de seus objetivos de marketing dará a você as informações 
	necessárias para estabelecer o posicionamento, preço, distribuição e outras 
	estratégias de marketing. 
	
 
 
	- Ao estabelecer suas estratégias, você terá o mapa para definir os 
	elementos táticos de seu plano de marketing, como publicidade, promoção, 
	marca, embalagem, etc. Tudo o que você precisa para se adaptar ao mercado. 
	
 
 
	- Depois de determinar seus elementos táticos, você pode definir seu 
	elemento criativo, orçamentos e cronograma. 
 
Dá para perceber que cada etapa é crucial para o sucesso dos seus planos. 
Vamos começar. 
A análise do negócio
			Qual é o escopo do seu negócio? Em outras palavras, qual é o seu negócio? Qual é 
a essência do seu negócio ou o que ele fornece? É auxiliar as pessoas a reduzir 
seus níveis de estresse, ajudando-as a organizar sua vida diária? (como em 
Day-Timers (em inglês), PDAs, serviços de lembretes). É economizar dinheiro, 
melhorar as condições de trabalho e aumentar a segurança de seus funcionários? 
(como nas consultorias de segurança e serviços de treinamento). É ajudar as 
crianças a aprender a ler e ter mais chances de sucesso na escola e em suas 
carreiras? (como em televisão educacional, vídeo games educacionais ou tutores 
pessoais). 
  Qual é a filosofia e a missão de seu negócio? Você está realmente no 
	caminho estabelecido no início? Reveja suas declarações de visão e missão.
Para montar um bom plano de marketing, você precisa conhecer totalmente o seu 
produto. Revise exaustivamente: 
	- características 
 
	- benefícios 
 
	- estágio de ciclo de vida 
 
	- segurança 
 
	- confiança 
 
	- aparência e embalagem 
 
	- nível de tecnologia (se aplicável) 
 
	- histórico de vendas 
 
	- sazonalidade 
 
	- histórico de preço 
 
	- histórico de distribuição 
 
	- histórico de promoção 
 
	- outros atributos específicos para seu produto 
 
A análise do mercado 
	- quem é o seu público-alvo 
      
		- quais são as necessidades dele 
 
		- quais são os desejos dele (sim, isso é diferente) 
 
		- quais são os gostos dele 
 
		- quais são os padrões de compra dele 
 
		- o método de distribuição preferido por ele 
 
		- a opinião dele sobre o produto concorrente 
 
		- a opinião deles sobre o seu produto 
 
		- as características que ele gostaria de ver no seu produto 
		
 
	
	 
	- o tamanho do mercado 
 
	- os segmentos do mercado 
 
	- a sazonalidade do mercado  
 
	- o crescimento, redução ou nivelamento do mercado 
 
	- quem são seus principais concorrentes 
      
		- quais são os pontos fortes de seus concorrentes 
 
		- quais são os pontos fortes de seus concorrentes 
 
	
	 
Preste atenção aos segmentos do mercado. Os mercados se tornaram cada vez 
mais fragmentados. Os segmentos do mercado podem se basear no preço, qualidade, 
uso do produto ou mesmo benefícios que os consumidores encontram no uso do 
produto. Se você tiver um pequeno negócio, encontrar o segmento de mercado 
correto é muito importante. Isto pode ajudar você a concentrar seus esforços e 
competir com mais eficiência. 
Agora é hora de falar sobre os elementos importantes do planejamento 
conhecidos como SWOT e PEST. 
PEST
			PEST significa fatores Políticos, Econômicos,
Sociais e Tecnológicos. Estes são todos os 
elementos que podem ter efeito em seu futuro negócio. Faça uma lista de todos os 
fatores que possam tanto beneficiar ou prejudicar o sucesso de seus esforços de 
marketing ou do negócio. 
Fatores políticos referem-se a questões regulamentares que 
afetam a linha de seu produto (isto é, questões ergonômicas e as regras 
regulamentares atuais), aspectos legais como patentes e direitos autorais (em 
inglês) ou apenas o atual ambiente político. 
Fatores econômicos referem-se às forças financeiras atuais 
que agem no seu mercado-alvo. Atualmente estamos em recessão? O mercado de ações 
está em alta ou em baixa? 
Fatores sociais referem-se a mudanças nas tendências 
sociais, modismos ou grupos demográficos que afetam o seu mercado-alvo e suas 
opiniões atuais. Isto pode incluir mudanças nos hábitos de compra, por exemplo, 
como o aumento das compras via internet ou em super shopping centers. Também 
pode ser o envelhecimento das pessoas no seu mercado-alvo ou o crescimento 
populacional no grupo acima dos 50 anos. 
Fatores tecnológicos incluem todas as mudanças tecnológicas 
que afetam seu produto, seu mercado ou seus esforços de coleta de informações 
sobre esse mercado. Isto inclui a internet, comunicações sem fio, aparelhos 
eletrônicos portáteis e tudo ligado à tecnologia que afeta o seu produto ou 
serviço. 
Todos esses fatores estão interligados, afetando seus pontos fortes e fracos 
e as oportunidades e riscos que você identificou para seu produto e mercado. 
SWOT
			SWOT é a sigla em inglês para Pontos fortes, Pontos fracos, 
Oportunidades e Riscos e é muito importante para o seu plano de marketing. Após 
concluir a análise do negócio e do mercado, você terá as informações necessárias 
para identificar seus SWOTs e PESTs. 
Seus pontos fortes e fracos são determinados por elementos internos, enquanto 
as oportunidades e riscos (OT) são ditados por forças externas. Às vezes, 
recomenda-se identificar suas oportunidades e riscos primeiro,  para saber mais 
rapidamente quais pontos fortes e fracos do produto devem ser considerados 
antes. Por exemplo, se você descobrir que seu concorrente está para perder um 
contrato exclusivo de distribuição nos próximos dois meses, pode usar esta 
informação para preencher rapidamente um espaço no mercado. Entretanto, muitos 
de seus riscos estarão baseados nos pontos fracos que você descobriu. 
Independentemente do que analisar primeiro, você precisa entender o que está 
procurando. Para montar sua OT, pergunte-se o seguinte. Houve algum problema ou 
oportunidade identificados em seu/sua: 
	- Filosofia ou missão da empresa? 
 
	- Características, benefícios ou qualidades do produto? 
 
	- Vantagem competitiva do produto? (há vantagem competitiva?) 
 
	- Métodos de distribuição ou satisfação do distribuidor? 
 
	- Estrutura de preço? Seu preço é mais alto ou mais baixo do que o do 
	concorrente? 
 
	- Consciência do mercado-alvo em relação ao seu produto? 
 
	- Atitudes do mercado-alvo em relação ao produto (ou sua categoria)? 
 
	- Fidelidade à marca do mercado-alvo? 
 
	- Atividades da concorrência? (lançamentos de produto novo, mudanças de 
	preço, novas empresas, etc.) 
 
	- Mercado em geral? (alterações nas necessidades, tendências, 
	comportamentos, etc) 
 
Quando criar sua lista de oportunidades, pense nos seguintes termos: 
	- Solução de problema - identifique os problemas que não 
	costumam gerar reclamação e que podem dar uma grande vantagem a seu produto. 
	Por exemplo, entrevistar um cliente pode revelar coisas como: "Minha batata 
	chips sempre amassa nas sacolas de supermercado no caminho para casa". Entre 
	em Pringles (em inglês), marca de batata chips. Uma embalagem nova pode dar 
	a vantagem que o seu produto ou serviço precisa no mercado. 
      
 
 
	- Ciclo de uso do produto - quais as etapas pelas quais o 
	comprador passa para comprar, usar e descartar o produto? Este método pode 
	gerar novas idéias de produto (ou apenas melhorias ou idéias de embalagem), 
	serviço ou outras opções de valores.
	
 
 
	- Cenários ideais - às vezes, frases de clientes como, 
	"Eu gostaria..." podem levar a uma proposta totalmente nova para um produto. 
	Por exemplo, alguém em algum lugar, provavelmente disse, "Eu gostaria de 
	verificar meus e-mails de qualquer lugar!" 
 
Outras áreas também podem precisar ser estudadas dependendo de sua empresa, 
produto ou mercado. 
Agora identifique os pontos fortes e pontos fracos. Os pontos fortes podem 
ser definidos como qualquer recurso disponível da empresa que possa ser usado 
para melhorar sua participação no mercado ou desempenho financeiro. Os pontos 
fracos são quaisquer recursos da empresa que podem causar uma perda de vantagem 
competitiva, posição ou estado financeiro. Classifique os pontos fortes de seu 
produto (ou empresa) nestas categorias em uma escala de 1 a 5. Você também pode 
classificar cada um por importância. Lembre-se de que muitos de seus pontos 
fracos serão baseados nos riscos que você identificou acima.
Externo (orientado pelo mercado) 
	- Reputação da empresa/do produto. 
 
	- Participação de mercado. 
 
	- Habilidade da empresa/produto para satisfazer as necessidades e 
	tendências do mercado. 
 
	- Valor que sua empresa agrega ao mercado. 
 
	- Qualidade de seu produto. 
 
	- Qualidade de seu serviço e suporte ao cliente (ou outra área de 
	serviço). 
 
	- Qualidade/eficiência das promoções e outros esforços de marketing 
	realizados. 
 
	- Preço. 
 
	- Distribuição. 
 
	- Vantagens geográficas. 
 
Interno 
	- Liderança operacional. 
 
	- Pontos fortes financeiros. 
 
	- Recursos de fabricação. 
 
	- Receptividade da força de trabalho. 
 
Amplie estas categorias conforme as necessidades de seu produto ou empresa.
Lembre-se que geralmente um risco também pode ser uma oportunidade e que um 
ponto forte também pode ser visto como um ponto fraco - tudo depende do ponto de 
vista de quem vê. Por exemplo, você pode ver sua ampla gama de produtos como um 
ponto forte, enquanto que seus clientes podem considerá-la confusa e ter 
dificuldade para encontrar o que precisam. Coloque-se no lugar do consumidor e 
seja objetivo quando fizer suas determinações. 
O modelo do plano de marketing
			Se você já montou um plano de negócios, sabe que há inúmeras variações de 
formato e modelo para planos de marketing. Estude os exemplos que você vê na 
internet e em outras fontes e adapte-os ao seu caso. Normalmente, seu plano de 
marketing deve incluir as seguintes seções: 
 
	- Visão geral executiva 
      
 
 
	- Análise de mercado 
      
		- Visão geral das tendências 
 
		- Segmentos de mercado 
 
		- Mercado-alvo 
          
		
 
	
	 
 
	- Análise competitiva 
      
 
 
	- Análise do produto e do negócio 
      
 
 
	- Pontos fortes, pontos fracos, oportunidades, riscos 
      
 
 
	- Metas e objetivos 
      
		- Metas de vendas 
 
		- Objetivos de marketing 
 
	
	 
 
	- Estratégias 
      
		- Posicionamento 
 
		- Produto 
 
		- Preço 
 
		- Distribuição 
 
		- Comunicação/promoção 
 
	
	 
 
	- Plano de ação e implementação 
      
		- Plano de mídia 
 
		- Orçamento 
 
		- Programação 
 
		- Atribuições 
 
	
	 
 
	- Avaliação 
      
		- Principais sistemas de controle 
 
		- Análises de vendas 
 
	
	 
Discutiremos todas estes itens nas seções a seguir. 
Visão geral executiva
			Geralmente, a primeira seção de um plano de marketing é a visão geral 
executiva. A visão geral executiva resume seu plano para que seja 
rapidamente analisado por seus executivos. Embora isso aconteça primeiro no 
plano de marketing, o resumo executivo é geralmente escrito por último, depois 
de você ter analisado, redigido e resolvido os detalhes de seu plano. Depois de 
redigi-lo, volte para esta seção e escreva seu resumo executivo. 
O resumo executivo deve abordar brevemente:  
	- Visão geral do mercado. 
 
	- Visão geral da concorrência. 
 
	- Visão geral do produto. 
 
	- SWOT (pontos fortes, pontos fracos, oportunidades e riscos). 
 
	- Metas e objetivos. 
 
	- Estratégias. 
 
	- Plano de ação e programação de implementação. 
 
	- Métodos de avaliação. 
 
Visão geral de mercado 
			Na fase de pesquisa deste exercício, você fez a coleta das informações 
necessárias para as primeiras seções do seu plano de negócios. Agora basta 
compilar as informações em um documento claro e conciso para que possa ser lido 
e entendido (e apoiado) pelas outras pessoas. 
Com esta finalidade em mente, leia do começo ao fim as pesquisas de mercado e 
as planilhas que você montou e comece a dar sentido a tudo isso. Depois, comece 
a escrever uma boa visão geral do mercado. Você pode utilizar algumas 
informações do seu plano de negócios, contanto que as informações de mercado 
sejam atuais e específicas para os produtos que você está planejando. Se você 
não tiver um plano de negócios, ou acesso a ele, então as questões que você 
precisa responder nesta visão geral são: 
	- Qual é o tamanho do mercado em potencial? 
 
	- O mercado está crescendo, diminuindo ou estabilizado? Quais mudanças 
	estão acontecendo? 
 
	- O mercado está segmentado por preço, qualidade, faixa etária, renda ou 
	uso do produto? 
 
	- Quem é o seu público-alvo? 
 
	- Quem são os seus concorrentes? 
 
Exatamente como todas as outras seções do seu plano de marketing, não há 
regras para organizar seu plano. Organize a seção de visão geral de mercado de 
modo que pareça mais lógico e que ilustre melhor o mercado de seu produto. 
Segmentação de mercado 
			Por ser difícil (e caro) atingir todos os mercados, é bom se concentrar em 
segmentos específicos, particularmente se você tiver um negócio pequeno. Isto 
não apenas permitirá que você alcance mais pessoas que realmente comprarão o seu 
produto, como também pode reduzir a sua concorrência. Encontrar seu nicho é a 
chave do sucesso para os pequenos e médios negócios - e até mesmo para os 
grandes. 
Seu mercado pode naturalmente ser segmentado por preço, qualidade, região, 
faixa etária, renda, comportamento de compra, indústria ou qualquer outra coisa. 
Tipicamente, preço e qualidade são os mais evidentes, seguidos do uso do produto 
e dos benefícios proporcionados aos consumidores. Alguns segmentos serão 
diferentes e alguns serão mais sutis. 
O melhor exemplo de segmentação de mercado é ilustrado pela indústria 
automobilística. Todos eles são carros, mas os encontramos em todos os níveis de 
luxo e utilidade, preço e qualidade, etc. Alguns podem até mesmo atravessar mais 
de um segmento ou passar de um para o outro. 
Determine os segmentos de seu mercado e descubra os que você vai enfocar. 
Tenha em mente que seu produto pode atravessar vários segmentos de mercado. 
Finalmente, lembre-se de considerar cada um destes segmentos quando estiver 
planejando suas atividades de marketing. 
Público-alvo
			Determinar o público-alvo correto é provavelmente a parte mais importante de 
seus esforços de marketing, porque não importa o que você diga se você não 
disser para a pessoa certa. 
Demografia
Nesta seção de seu plano de marketing, detalhe o máximo possível quem é 
seu mercado. Descreva seu cliente com detalhes. Qual é a faixa etária, gênero, 
nível educacional, tamanho da família, nível de renda e localização geográfica. 
Para mercados negócio-a-negócio, certifique-se de incluir o tipo de indústria ou
SIC/NAICS (sites em inglês), tamanho da empresa, títulos dos 
cargos/departamentos, receita anual e áreas geográficas. Tenha uma imagem geral 
de quem é o seu mercado e então acrescente a estas informações números concretos 
e estatísticas sobre o tamanho do seu mercado. 
Na verdade, para determinar o tamanho do seu mercado, você precisa ter um bom 
perfil do cliente típico. Uma vez que você "conhece" quem está procurando, leve 
em consideração coisas como a faixa etária da população e as variações regionais 
nos níveis de renda e níveis educacionais. 
A oferta de seu produto precisa considerar não apenas os níveis de renda, mas 
também os níveis de renda disponível e discricionária. O primeiro se refere à 
renda que é usada para pagar as despesas da vida diária, já pagos os impostos. O 
segundo se refere à renda que resta depois do pagamento das despesas e que pode 
ser destinada aos supérfluos. 
Para se obter este nível de dados demográficos é necessária uma pesquisa de 
mercado. Procure por dados sobre as regiões onde as altas densidades destes 
grupos específicos podem ser encontradas.
Psicográficos 
			Mesmo que você possa ter determinado seu grupo demográfico, as pessoas dentro 
deste grupo ainda terão diferentes percepções sobre os benefícios ou valores de 
seu produto e serão motivadas por diferentes razões. Estas diferenças são 
conhecidas como psicográficas. Para enfocar mais seus esforços, você precisa 
determinar não apenas quem compra (ou comprará) seu produto, mas o 
que faz com que as pessoas o comprem. Inclua o máximo de informações 
psicográficas possíveis, tal como padrão de gastos dos consumidores, consciência 
de marca quanto ao seu tipo de produto, o que influência o comportamento de 
compra, quais tipos de promoções eles respondem com mais freqüência, etc. Você 
também pode querer saber como eles fazem para comprar o produto e o que você 
pode fazer para encorajá-los a comprar mais. Você precisa destas informações 
para criar o perfil dos seus melhores clientes. É muito importante separar o que 
os motiva a comprar. 
As informações que você reúne da viagem ao cérebro do seu público-alvo 
geralmente é fundamental para os seus esforços de marketing, particularmente o 
posicionamento do seu produto. Isto inclui as atividades, interesses e opiniões 
do público. Você precisa trabalhar com os fatores comportamentais, fatores 
econômicos e até mesmo os fatores interpessoais para chegar à raiz do 
comportamento de compra. Responda o seguinte em sua visão geral: 
	- O que eles gostam em seu produto? 
 
	- O que eles gostam no produto do seu concorrente? 
 
	- O que os faz decidir comprar o seu produto? 
 
	- Eles sabiam qual marca iam comprar antes de comprar? 
 
	- Qual mensagem publicitária eles viram antes de comprar? 
 
	- Quais as rendas disponível e discricionária para este tipo de compra? 
	
 
	- Quais são os hobbies deles? 
 
	- Quais são os aspectos emocionais que influenciam a compra? 
 
	- Qual é a classe ou posição social deles? 
 
	- Quem é que, de fato, toma a decisão neste tipo de compra? 
 
	- Quais os valores e atitudes que fazem parte deste tipo de compra? 
 
	- Quem eles procuram quando tomam uma decisão de compra? 
 
Agora que você conhece seu mercado-alvo e os segmentos de mercado, defina os 
números e as porcentagens concretas de uso de mercado. Em outras palavras, 
quantos usuários você atualmente têm e quantos usuários em potencial existem 
para o seu produto ou serviço? Se você estiver oferecendo um serviço regional e 
descobrir que há cerca de 80 mil clientes em potencial em sua área geográfica, 
então é aí que você coloca a informação. 
Explique o crescimento e outras mudanças que você vê no mercado e como a 
concorrência está caindo, subindo ou se mantém estável como resultado. Inclua 
algum histórico de mercado, se isto se aplicar ao seu produto ou mercado. 
Consulte as estatísticas e dados que você descobriu através da pesquisa de 
mercado e certifique-se de mencionar a fonte e a data. 
É aí que você deve incluir as informações PEST (Política, Economia, Social e 
Tecnologia) que reuniu sobre as influências externas no mercado (isto é, 
regulamentações governamentais, atividades de sindicato, mudanças sociais, etc). 
Não esqueça também da sazonalidade do mercado e do ciclo de vida do produto. 
Visão geral da concorrência 
			Monte uma visão geral completa do mercado competitivo. Fale não apenas das 
concorrências diretas que você enfrenta (aquelas que oferecem um produto similar 
com atributos similares), mas também outras variações de produtos com as quais 
você pode estar competindo. Por exemplo, se você vender chás herbais, também 
está concorrendo com os chás normais? Chás instantâneos? Chás enlatados? O 
mercado de bebidas em geral? Analise estes tipos de concorrentes bem como seus 
concorrentes diretos.
Descreva tudo sobre os acertos pesados e responda as questões a seguir: 
	- Quais são os pontos fortes e pontos fracos do produto da concorrência? 
	
 
	- Quais são seus pontos fortes e pontos fracos como empresa (força 
	financeira, reputação, etc)? 
 
	- Existe algum ponto fraco que você pode explorar? 
 
	- Quais são as diferenças entre as características de seu produto e o da 
	concorrência? 
 
	- Quanto eles venderam no ano passado? 
 
	- Qual sua estrutura de preço? 
 
	- Em qual veículo de mídia eles estão promovendo seus produtos? 
 
	- Qual é a mensagem publicitária deles? 
 
	- Onde mais eles promovem seus produtos? 
 
	- Qual foi a despesa total com publicidade no ano passado? 
 
	- Qual é a meta geral deles (lucratividade, cota de mercado, liderança)? 
	
 
	- Como eles estão tentando cumprir com as metas (preços baixos, qualidade, 
	despesas gerais mais baixas)? 
 
	- Quais foram as respostas deles às mudanças que você fez no preço e nas 
	promoções do seu produto? 
 
A informação geralmente é a chave para uma forte vantagem competitiva. Se 
você tiver dificuldade para buscar informação sobre seus concorrentes, tente com 
os seus fornecedores. Eles podem ser boas fontes de informações. Visite os 
locais de seus concorrentes, páginas na internet, stands em feiras, pegue 
amostras dos produtos deles. Você também pode reunir muitas informações de mídia 
e publicidade sobre seus concorrentes na internet através de empresas como 
Relatório de mídia competitiva (em inglês) e USAData (em inglês). Estas empresas 
e muitas outras fornecem acesso à base de dados que incluem informações de 
muitas áreas da indústria, mídia, publicidade e concorrência. 
Visão geral do produto 
			Use esta seção do seu plano de marketing para descrever completamente:   
	- seu produto e o propósito dele 
 
	- as características dele 
 
	- sua estrutura atual 
 
	- seus atuais canais de distribuição 
 
	- seu posicionamento dentro do mercado 
 
	- suas promoções e publicidade atuais 
 
	- sua embalagem atual 
 
Certifique-se de que as informações são específicas e exatas. Se seu produto 
é novo, simplesmente descreva o produto e suas características... Mas espere!
Esta seção de seu plano de marketing deve ser um pedaço do bolo. Você conhece 
seu produto, certo? Você conhece as características dele, certo? Aliás, você 
conhece os benefícios que seus clientes recebem de seu produto? É bom conhecer, 
porque é isso que vai vender. 
Características x benefícios
Se você for de marketing ou publicidade, isso provavelmente fica martelando na 
sua cabeça, mas o que isso significa? Seus clientes não percebem que na 
caixa está escrito "Baterias incluídas", o que significa que eles não precisarão 
fazer uma compra extra e instalá-las? Com certeza eles percebem, mas se você 
disser "Baterias incluídas: pronto para usar imediatamente", você vai ter a 
atenção deles mais rapidamente e talvez dar ao seu produto uma leve vantagem que 
convencerá o consumidor a escolher o seu produto em vez do concorrente. 
Em poucas palavras, você tem de estar muito seguro do resultado final 
que é basicamente o porquê alguém deve comprar seu produto. Ligue os pontos para 
eles e você terá uma chance melhor de ter um produto de sucesso. Acrescente à 
lista acima grandes "benefícios", especialmente se seu produto for novo. 
Quando você tiver as Estratégias e Plano de ação, use as 
informações de benefícios que aparecem aqui para fazer de seus esforços 
criativos e trabalho de posicionamento para você. 
Redigindo o SWOT 
			O conteúdo que esta seção de seu plano comunica é algo da maior importância. Até 
agora, você esteve falando sobre o passado, por assim dizer. Deste ponto em 
diante, você está entrando no futuro e no núcleo do seu plano de marketing. 
Com isto em mente, redija esta seção do plano com especial clareza e 
conteúdo. Pegue todas as listas de pontos fortes, pontos fracos, oportunidades 
e riscos que você obteve durante a fase de pesquisa e coloque-as em ordem de 
importância dentro de cada categoria. 
Lembre-se, isto deve incluir qualquer coisa que possa afetar as vendas do 
produto. Detalhe o máximo possível para explicar cada ponto forte, oportunidade, 
etc, mas mantenha o formato claro e graficamente fácil de ser lido. 
Metas e objetivos 
			Suas metas e objetivos são simplesmente os fatos concretos que descrevem onde 
você quer estar daqui a 1 ou 5 anos ou qualquer período de tempo. 
Metas de vendas
Comece por suas metas de vendas. Nesta seção, você deve incluir metas: 
	- concretas e mensuráveis (em termos de valores e unidades) 
 
	- estabeleça um nível que seja desafiador, mas não impossível de alcançar 
	
 
	- estabeleça um horário específico para mensurar o sucesso 
 
	- ligadas ao lucro projetado (que também deve ser estimado no plano de 
	marketing) 
 
Para fazer isto, você precisa estimar com precisão o mercado e o que você 
pode esperar dele. Há vários métodos para fazer isso. Passe por cada um e 
compare os seus resultados para que suas metas de vendas apareçam. 
	- O primeiro método requer que você olhe para o total das vendas da 
	indústria dos últimos 5 anos na categoria do seu produto. A partir dessa 
	informação, faça uma estimativa do total de vendas da indústria para os 
	próximos 3 anos na categoria de seu produto. A partir desse número, estipule 
	a sua fatia de mercado e extrapole as estimativas de vendas anuais para 
	estes anos. 
	
 
 
	- O segundo método é mais limitado para o negócio em si. Basicamente, você 
	passa pelo mesmo procedimento, mas usa seu próprio número de venda de 
	produtos em vez do total da categoria do produto no mercado. Você pode 
	detalhar essas informações através do canal de distribuição específico do 
	qual veio a venda. 
	
 
 
	- O terceiro método é importante porque se baseia nos níveis de vendas 
	mínimos para cobrir suas despesas e custos, obtendo lucro. Afinal, este é o 
	principal objetivo, certo? 
	
		- Faça uma estimativa de suas despesas gerais para o ano. 
 
		- Da porcentagem esperada da margem bruta, subtraia a porcentagem de 
		lucro esperada. Isto dará a você uma porcentagem estimada da despesa. . 
		
 
		- Divida a estimativa das despesas gerais pela porcentagem de despesa 
		estimada para chegar ao número mágico de vendas necessário para cobrir 
		suas despesas e ter lucro. 
 
	
	 
Se você tiver um produto ou negócio novo, precisará usar as informações da 
indústria para estimar as vendas. Esta análise deve incluir o custo médio de 
bens, margens operacionais, despesas gerais e níveis de lucro para os negócios 
similares ao seu. 
Para definir sua meta final de vendas, você tanto pode fazer uma média dos 
números que você tem usando os três métodos que acabamos de ver ou comparar os 
resultados de um método com outro. Veja seus dados de mercado e seus dados de 
oportunidades e ameaças para determinar se o potencial real deve ser estimado 
superior ou inferior aos números declarados e então trabalhe a partir daí para 
chegar às suas metas de vendas finais. 
Objetivos de marketing 
			Seus objetivos de marketing devem ser os meios para atingir seus objetivos de 
vendas. Trabalhando através dos dados de mercado-alvo e de segmento de mercado, 
você vai determinar objetivos de marketing que abordem cada grupo. Seus 
objetivos de marketing seguem as mesmas regras que os objetivos de vendas e 
devem ser mensuráveis, quantificáveis (o que significa que há um valor atribuído 
para cada um) e com prazo específico. 
Você deve ter um objetivo de marketing que trate de cada grupo em seu 
mercado-alvo. Por esta razão, você precisa ter bons dados sobre o tamanho de seu 
mercado, mercado potencial e a sua base de clientes atual. Para estes dados, 
acrescente informações tais como, oportunidades reconhecidas, índices de compra 
dos seus clientes e outras questões comportamentais. Estas informações o 
ajudarão a estimar os números que você precisa para anexar aos seus objetivos de 
marketing. 
Por exemplo, imagine este ambiente: 
	- Você sabe que cada um dos seus 2.500 clientes comprou uma média de 2,5 
	de seus produtos no ano passado. 
 
	- Você também identificou um novo mercado de 3.500 clientes em potencial 
	(de acordo com sua porcentagem atual de participação de mercado) que você 
	estima que comprarão uma média de 2 itens a cada ano. 
 
	- Além disso, você identificou uma oportunidade para acrescentar um 
	contrato de serviço para os clientes que custaria 10% do custo do produto. 
	
 
Seus objetivos de marketing para os clientes existentes poderiam ser: 
aumentar a taxa de compra atual de seus clientes em 20% e vender contratos de 
serviço para 50% destes clientes. 
Seus objetivos de marketing para os novos clientes poderia ser: vender 
seus itens para 50% do novo mercado, criar uma taxa de compra de 2 unidades por 
ano e vender contratos de serviço para 50% deste grupo. 
Lembre-se que a sua base de clientes atual inteira pode não comprar 
novamente, então você também deve contabilizar uma queda nas compras deste grupo 
e também acrescentar uma meta para reter uma porcentagem específica dos clientes 
existentes. Estabeleça objetivos como estes para cada segmento de seu mercado, 
baseado nos seus dados. Então, monte um gráfico para mostrar a matemática 
envolvida no cumprimento dos objetivos de marketing e dos objetivos de vendas. 
Acrescente os números de suas porcentagens e preços de produtos para mostrar a 
soma dos totais. 
Estratégias 
			Ok, então você sabe para onde quer ir. Agora basta determinar quais caminhos 
seguir para chegar lá. Estas são as estratégias que você usará em seu mix de 
marketing. Seu mix de marketing é a combinação de elementos que completam o 
processo total de marketing. Usando uma variedade de modelos para atingir seu 
objetivo, você tem uma chance melhor de realmente chegar lá. Mas isto requer a 
combinação certa. Tenha cuidado quando juntar tudo. 
Tradicionalmente, o mix de marketing se refere aos quatro Ps: produto, preço, 
praça local e promoção. Algumas pessoas dirão a você que isto está fora de moda 
e que há novidades para se usar, mas todas essas coisas, no fundo, se resumem a 
produto, preço, praça e promoção. 
Vamos passar por cada um dos Ps e falar sobre seus elementos inerentes que 
podem estar estrategicamente modelados para ajudá-lo a cumprir suas metas. Além 
dos tradicionais Ps, provavelmente o mais importante quando se trata de suas 
comunicações de marketing, é o posicionamento. Vamos começar aqui. 
	
		Tempestade de idéias (brainstorm)
		Nesta seção, você realmente precisa vestir o seu capacete de 
		criatividade e pensar rápido. Faça uma reunião para coletar idéias e 
		sugestões. A seguir apresentamos algumas dicas para ajudá-lo: 
		
			- Tenha uma grande variedade de pessoas envolvidas.
 
			-  Inclua pessoas que conhecem seu produto, bem como pessoas que 
			não sabem absolutamente nada sobre ele. 
 
			- Não descarte qualquer idéia até depois do término da reunião. 
			Até mesmo as idéias ruins podem se tornar uma boa idéia. 
 
			- Conduza a reunião em um ambiente entusiasmado e criativo. 
 
			- Comece esgotando todas as idéias iniciais, listando-as. 
 
			- Use brinquedos, equipamentos eletrônicos, fotografias e outros 
			itens para estimular a criatividade. 
 
			- Encoraje os pensamentos exorbitantes e idéias bizarras. 
 
		 
		 | 
	
Posicionamento 
			Pense em posicionamento como a percepção que o seu público-alvo tem de seu 
produto. Você tem controle total sobre este elemento de seus esforços de 
marketing, que é crucial para o restante do desenvolvimento do seu plano. 
Planejar o posicionamento de seu produto envolve levar em consideração questões 
como a concorrência e como os produtos dela são vistos, as necessidades e 
desejos do seu público-alvo e o elemento mágico ou dramático que seu produto ou 
serviço naturalmente tem sobre ele. 
Em mercados cheios, é muito importante posicionar o seu produto 
adequadamente. Pense nas mensagens publicitárias com as quais seu público é 
bombardeado todos os dias. Para se destacar, seu produto tem de ter uma posição 
clara na mente das pessoas. Mas como você atinge o posicionamento para o seu 
produto? 
Primeiro, você tem de determinar um posicionamento amplo. Isto 
significa determinar se seu produto deve cair em um nicho, ser um líder de baixo 
custo ou um produto diferenciado. Estes são diferentes caminhos estratégicos que 
levarão em diferentes direções quando você sintonizar bem a sua mensagem. Pense 
nas qualidades de seu produto, seus pontos fortes e fracos, as oportunidades que 
você descobriu, o preço que você considerou e seu mercado-alvo para determinar 
que posição ampla será tomada. 
Depois, você tem de determinar um posicionamento específico. Isto pode 
ser baseado em uma determinada qualidade ou benefício de seu produto tal como a 
facilidade de uso, durabilidade, confiabilidade, segurança, conveniência, etc. 
Em alguns casos você pode até mesmo posicionar seu produto baseado em duas 
qualidades. Por exemplo, pense na Volvo. Segurança e durabilidade são as 
posições principal e secundária da Volvo. 
Comece a definir o seu posicionamento respondendo a perguntas como: 
	- Qual opinião seu público já tem e como você pode ligar seu produto a 
	ele? 
 
	- Quais são as necessidades e desejos do seu público-alvo? 
 
	- Há alguma lacuna que o seu produto possa preencher por meio do 
	posicionamento direcionado? 
 
	- Há certos atributos da empresa sobre os quais você pode se apoiar, tais 
	como experiência ou pioneirismo no negócio? 
 
	- Quais são os maiores benefícios do produto e como você pode 
	capitalizá-los? 
 
	- Há algum uso ou aplicação específica ao qual o seu produto se adapte 
	particularmente bem? 
 
	- Seu público-alvo é identificado como independente o suficiente para 
	criar uma posição com base em sua singularidade? 
 
	- Você pode iniciar uma idéia de posicionamento a partir do posicionamento 
	da concorrência? 
 
	- Você pode basear a posição nas estratégias de qualidade e de preço? 
	
 
	- Você pode posicionar o produto com base nas oportunidades que descobriu 
	na pesquisa? 
 
Isso pode ajudar a montar uma tabela destas questões para comparar e 
estreitar sua opinião para o posicionamento. Fazendo isso, você também pode 
incorporar os níveis de importância para algumas das questões apresentadas. Por 
exemplo, se você lista as necessidades e desejos de seu mercado-alvo, pode ser 
útil classificá-los de acordo com a importância para ele. Se você listar os 
pontos fortes e pontos fracos de seu produto, também pode ser útil colocá-los em 
ordem do maior para o menor. 
Uma vez que você determinou o posicionamento de seu produto, passe por essas 
questões para refiná-lo mais ainda: 
	- Como você pode simplificar a mensagem para transmiti-la? - lembre-se, 
	mais geralmente é menos.) 
 
	- O nome do seu produto se adéqua ao seu posicionamento? - o nome de seu 
	produto é uma parte importante da sua estratégia de posicionamento. Se ele 
	não se adéqua, você terá muito trabalho. 
 
	- A posição é possível? 
 
	- Seu público-alvo vai se preocupar e notar seu posicionamento? 
 
	- A posição é muito ampla ou estreita? 
 
	- A posição é clara e compreensível? 
 
Posicionamento de valor
A posição de seu produto, juntamente com seu preço e canais de 
distribuição, determinarão sua posição de valor. A posição de valor é 
basicamente a classificação do produto quanto a qualidade alta/custo alto, 
qualidade média/custo médio, qualidade baixa/custo baixo ou até mesmo qualidade 
média/custo baixo ou qualidade alta/custo baixo. O que você está tentando deixar 
claro para o seu público-alvo é a relação valor/custo de seu produto em relação 
ao usuário. 
Estratégia de mix de marketing 
			Como já mencionamos, seu mix de marketing é a combinação de elementos que 
completam o processo total de marketing. Como isso requer a combinação certa, 
tenha cuidado ao juntar tudo. Vamos ver os Ps com os quais você precisa lidar na 
sua seção de estratégia. 
Estratégia de produto
O primeiro P é produto. Você pode estar pensando: "Já não falamos o 
bastante sobre o produto? Nossa!" Sim, já falamos sobre o produto e seus pontos 
fortes e fracos, mas como parte de sua estratégia você também precisa pensar 
sobre os elementos do produto que podem ser estratégicos para o seu sucesso, 
como sua embalagem e garantia. Estes elementos ajudam a criar o valor que o 
cliente vê no produto. Então, vamos falar sobre a embalagem e sua importância 
quanto à estratégia. 
Embalagem
O principal a ser lembrado sobre a embalagem é que ela se comunica diretamente 
com o comprador até que ele tomem a decisão de gastar o dinheiro e levar o 
produto para casa. Se estiver em um prateleira com oito produtos similares, o 
produto não pode apenas parecer bonito, ele tem de gritar sua mensagem para ser 
notado. Sua embalagem deve ser notada dentro de três segundos em uma prateleira 
de loja. Mas a embalagem, de fato, pode fazer diferença na sua estratégia? É 
claro que sim. Pense também no fator da conveniência. Lembra da Pringles? Pense 
sobre os produtos que você compra que são bem protegidos por suas embalagens e 
que são convenientes para usar por causa da embalagem. Você pode comprá-los 
novamente apenas por ter gostado da conveniência deles. Não se esqueça também de 
levar em consideração a embalagem do concorrente. Como você pode fazer a sua 
melhor? 
Garantias
O mesmo acontece com as garantias. Particularmente, se o seu produto for 
novo, certifique-se de dar aos compradores um certo nível de conforto, pois se o 
produto não der, eles podem querer receber o dinheiro de volta. A chave aqui é
facilidade. Certifique-se que eles saibam como será fácil se não ficarem 
satisfeitos com o produto. Pense na política da confecção Land's End (em 
inglês): você pode lavar e usar, lavar e usar, lavar e usar e se ainda assim 
decidir que não gosta da camisa ou algo nela não está bom, basta devolver e 
receber seu dinheiro de volta. O volante de autorização de devolução está na 
caixa. Não é tão fácil assim. 
Nesta seção do seu plano de marketing, descreva a estratégia usada para a 
embalagem, garantias e qualquer outra coisa do produto. Explique o benefício que 
você espera ver dele e como ele se relaciona com o sucesso geral do programa de 
marketing. 
O próximo P é preço. 
Estratégia de preço 
			Como você sabe qual preço colocar em seu produto ou serviço? Freqüentemente o 
preço de seu produto se comunica tanto com o consumidor quanto sua publicidade. 
As pessoas vêem o valor do produto baseado em seu preço em muitas situações: 
isto depende do produto e do mercado. 
Aqui temos um exemplo: um restaurante estabelecido que começou servindo 
frutos do mar frescos (e ficava a umas 5 horas de carro de distância) cobrava 
US$ 8,00 por uma típica entrada com prato de frutos do mar. Este prato não saía 
de jeito nenhum. Em vez de reduzir o preço ou retirá-lo do cardápio, eles 
decidiram elevar o preço para US$ 12,95. O peixe vendeu como água. Moral da 
história: as pessoas desconfiam de frutos do mar baratos. 
A moral para nós é: seja prudente com os preços muito baixos. Seus clientes 
estão procurando por valor, não pelo produto mais barato que possam encontrar. 
Precifique o seu produto estrategicamente olhando para: 
	- a concorrência (ou a falta de) que seu produto enfrenta. Se o seu 
	produto é o único, particularmente se é do campo tecnológico, então o preço 
	inicial pode ser mais agradável para os consumidores (e mesmo esperado). 
	
 
	- a sensibilidade (ou a insensibilidade) de seus clientes quanto ao preço 
	do seu tipo de produto (como no caso das linhas aéreas) 
 
	- a elasticidade do preço (quanto mais baixo o preço mais você vende e 
	vice-versa). Tenha em mente que você tem de vender para lucrar, portanto, 
	crie gráficos para ilustrar as variações nos preços e quantidades à venda 
	para identificar o preço correto. 
 
	- o valor do produto quanto ao valor do preço. As pessoas podem pagar mais 
	por um produto similar se elas pensarem que ganharão algo mais dele. 
 
	- o posicionamento que você estabeleceu para o seu produto 
 
Redija a seção de estratégia de preços de seu plano de marketing e compare as 
decisões de seus preços com os dados atuais sobre os preços da concorrência, 
pesquisas de preços, etc. 
Estratégia de praça 
			O terceiro P é de praça, embora na verdade seja uma referência à 
distribuição. Você pode pensar nisso como sendo a "praça" (local) da compra. A 
estratégia utilizada para vender e distribuir seu produto é um elemento muito 
importante de seu mix de marketing. Você quer que seu produto esteja disponível 
em todo lugar? Se fizer os cálculos, isso pode ser uma estratégia muito 
lucrativa. Ou, você quer criar uma demanda para ele porque é exclusivo e difícil 
de encontrar e precisa de conexões corretas ou até mesmo viagens a grandes 
cidades? (A propósito, o último também permitiria um preço mais alto.) 
Assim como o preço, os locais onde seu produto está disponível dizem muito 
tanto sobre a qualidade quanto o "status" do produto. Seus canais de 
distribuição devem combinar com as metas de imagem de seu produto. Em outras 
palavras, se você estiver vendendo molduras de quadros de madeira feitos à mão 
com tapetes de tecido luxuosos, você provavelmente não vai querer vendê-los para 
o Wal-Mart. Você usaria uma imagem de alta qualidade para itens de luxo e os 
venderia em uma butique exclusiva ou outra loja. Por outro lado, se seu produto 
é um produto de cuidado para automóveis de linha mediana, então o Wal-Mart seria 
perfeito. 
Veja algumas coisas que deve se lembrar quando planejar sua estratégia de 
distribuição: 
	- Combine a "imagem" do seu produto com a do canal de distribuição e com a 
	percepção dos clientes sobre o seu produto. 
 
	- Fique por dentro das mudanças no mercado que também devem exigir 
	mudanças na sua estratégia de distribuição. 
 
	- Certifique-se de que seu produto possa receber a atenção que necessita 
	no canal escolhido, tanto da equipe de vendas (eles são informados?), quanto 
	do ponto de vista de espaço na prateleira (com quantos produtos da 
	concorrência o distribuidor trabalha). 
 
Estratégia de promoção 
			O quarto e último P é a promoção. Esta é a estratégia de comunicação de 
seu plano. Aqui você planeja não apenas a mensagem que quer usar, mas também as 
ferramentas que usará para divulgá-la ao mundo. Na verdade, a sua seção de 
promoção tem 6 categorias: 
	- anúncios 
 
	- relações públicas e publicidade 
 
	- marketing direto 
 
	- promoções e eventos 
 
	- material de marketing do produto/empresa 
 
	- brindes 
 
	- força de venda 
 
Basicamente, isto deve cobrir cada modo de comunicação que atraia seu 
mercado-alvo e ajude a direcioná-lo não apenas para conhecer a sua oferta, mas 
também para atuar sobre ela. Isto também inclui outras coisas como boletins para 
os clientes, um site da empresa, etc. É nesta seção de seu plano que você deve 
ter certeza de que está seguindo um plano de Comunicação de marketing 
integrado. Isto significa que cada uma destas ferramentas deve seguir as 
mesmas regras e divulgar a mesma mensagem. Separar os grupos de RP, grupos de 
promoções e grupos de vendas dificulta muito o trabalho, a menos que você se 
certifique de que todos eles concordam com o que está dizendo e como está 
dizendo. 
Anúncios 
			Sua tarefa agora é traduzir todos os seus objetivos na mensagem publicitária 
específica para cumprir suas metas. Sua estratégia publicitária (também 
conhecida como estratégia criativa) precisará lidar não apenas com os requisitos 
de conscientização do seu plano, mas também com as atitudes e ações que você 
quer provocar em seu público. Estabeleça as estratégias de publicidade para 
descrever exatamente o que você vai comunicar em sua mensagem. Estas estratégias 
devem se basear no posicionamento estabelecido e devem ser testadas e 
redefinidas até que expressem exatamente o que você precisa dizer. Elas devem 
descrever seu produto do modo correto e criar a imagem correta nas mentes das 
pessoas. 
Para esta seção de seu plano de marketing, descreva claramente a estratégia 
criativa. Inclua o seguinte: 
	- Promessa publicitária. A promessa que você está fazendo para seu 
	público no anúncio 
 
	- Suporte à promessa. Declarações com "bullets" (sinais gráficos) 
	que apóiam suas alegações 
 
	- Tom do anúncio. Imagens emocionais evocadas por sua mensagem que 
	são apropriadas tanto para o produto como para o seu público. 
 
	- Análise racional. Declarações referentes à pesquisa de 
	produto/mercado que apoiam suas estratégias criativas 
 
O esforço criativo real geralmente vem depois (ou durante) deste exercício e 
deve ser detalhado em seu Plano de Publicidade do produto. 
Você também precisa identificar que tipos de mídia você usará para transmitir 
sua mensagem. Isto é conhecido como Plano de Mídia (outro documento separado) e 
pode incluir revistas, jornais, outdoors, banners na internet, vinhetas de 
rádio, filmes publicitários na TV, patrocínio de programas de rádio e TV, 
embalagens dos produtos, trailers de cinema, pôsters e folhetos, listas de 
diretórios e displays de lojas. 
Quando redigir esta seção de publicidade de seu plano de marketing, mantenha 
suas estratégias claras e focadas no que você está tentando alcançar. Por 
exemplo, se você souber que apresentará um novo produto em nove meses, então uma 
estratégia pode ser divulgar o produto com uma série de anúncios em uma 
publicação comercial. Una as estratégias de publicidade de exibição com outras 
estratégias de mídia para formar uma cadeia coesa de comunicação com o seu 
público-alvo. 
Vamos ver o alcance e a freqüência, as taxas de impressão e como selecionar 
os veículos de mídia específicos dentro de cada categoria na próxima página 
deste artigo. 
Relações públicas e publicidade 
			As relações públicas podem ser uma ferramenta poderosa em seu cinto de 
utilidades de marketing. Porém, geralmente as relações públicas são uma reflexão 
tardia, ao passo que deveriam ser uma das primeiras coisas com as quais lidar 
quando se desenvolve e leva ao mercado um novo serviço ou produto. Comece 
plantando suas sementes de RP o quanto antes. 
O mantra da sua equipe de relações públicas deve ser a idéia das Comunicações 
de marketing integradas. A função mais importante das relações públicas é 
controlar tudo o que a imprensa vê ou escuta e garantir sua consistência com o 
plano de imagem. Por essa razão, recomenda-se que apenas sua equipe de RP se 
comunique com a imprensa. Incluindo todas as área de RP, tais como os anúncios 
corporativos, RP defensivo e RP de marketing. 
As RP não acontecem simplesmente. Você precisa trabalhar, planejar e executar 
o plano. Existe um conjunto completo de ferramentas para as relações públicas e 
a publicidade, exatamente como há para os anúncios. Elas são: 
	- divulgação de notícias 
 
	- artigos e entrevistas 
 
	- exclusivas 
 
	- pesquisas de opinião 
 
	- fotos 
 
	- palestras ou aparições em seminários, convenções, etc. 
 
	- programas de entrevistas ou outros programas locais, regionais ou 
	nacionais 
 
	- bate-papos e fóruns na internet 
 
	- integração com a comunidade 
 
	- atividades lobistas (lobby) 
 
	- atividades de responsabilidade social 
 
Há dois elementos para um plano RP: 
	- o que você quer comunicar 
 
	- um gancho para justificar a notícia e o interesse 
 
Use esta seção do seu plano de marketing para determinar estas duas 
informações. Veja algumas idéias estratégicas para os tipos de informação 
comunicados à imprensa: 
Antes do lançamento de seu produto, envie convites para prévias à imprensa. 
Encontre um bom porta-voz para ajudar a promover seu produto. 
Encontre o foco correto para o seu comunicado à imprensa. 
Inclua tanto a imprensa comercial como a imprensa de consumo. 
Redija suas estratégias de RP para seu plano de marketing e inclua itens 
específicos. Lembre-se de que esta seção servirá de guia para a programação, que 
virá a seguir. 
Marketing direto 
			O marketing direto ou marketing de base de dados está crescendo exponencialmente 
com a ênfase nos esforços focados. O crescimento do uso da internet e do e-mail, 
juntamente com a tendência de aumento geral em todas as assinaturas de mídia, 
estão tornando estas mídias cada vez mais fáceis e lucrativas para comercializar 
o seu produto no mercado em comparação com a época da mala direta maciça. 
Com um banco de dados (tanto um comprado quanto um dos próprios clientes) de 
nomes e informações demográficas bem específicas, você pode selecionar 
determinados subgrupos de maneira bem fácil e enviar muitas mensagens sobre o 
seu produto ou serviço. Ao concentrar o seu foco nos esforços de marketing, você 
também melhora suas taxas de resposta simplesmente porque pode se aproximar do 
perfil exato dos seus melhores clientes. 
Você também precisa pensar sobre os propósitos de seus esforços de marketing 
direto. Veja alguns exemplos de usos de marketing direto:
	- Geração de questionários. 
 
	- Abertura de portas. 
 
	- Criação de tráfego (para a sua loja, site, stand de feira, etc). 
 
	- Conscientização (para introdução de novos produtos, etc). 
 
	- Geração de fundos. 
 
	- Venda de produtos (pedido por correspondência). 
 
Certifique-se de determinar o propósito de sua mala direta antes de 
selecionar uma ferramenta específica porque algumas ferramentas são claramente 
melhores para certas finalidades. 
As opções de seu marketing direto são:
	- Mala direta dos correios. 
 
	- Programas de mala direta automático. 
 
	- Envio de pacotes que incluem uma carta, brochura e cartão de resposta. 
	
 
	- Cartões postais (usados como lembretes baratos). 
 
	- Brindes enviados e outros tipos de lembrancinhas. 
 
	- Campanhas permitidas via e-mail (também conhecidas como permissões de 
	marketing). Certifique-se de que seus clientes estejam solicitando 
	seus e-mails, caso contrário é spam. 
 
	- Campanhas de fax - Lembre-se de que você pode enviar fax apenas para os 
	clientes existentes. Enviar fax para não clientes na verdade é ilegal. 
 
	- Telemarketing. 
 
Veja algumas dicas para melhorar seus esforços de marketing direto:
	- Teste suas listagens. Experimente fazer um teste de 500 ou menos para 
	determinar a qualidade da lista antes de enviar uma grande quantidade de 
	mala direta. 
 
	- Teste seu programa de mala direta. Divida sua mala direta em grupos e 
	envie um perfil diferente para cada um deles rastreando os resultados. Você 
	pode ficar surpreso como alguns perfis são melhores que outros, inclusive as 
	combinações de cores. Isto é particularmente valioso se sua programação de 
	marketing incluir muitos projetos de mala direta. 
 
	- Complete seu extenso e caro catálogo de endereços com os mais freqüentes 
	e baratos envios de cartões postais. Isto reforçará sua mensagem para que 
	você consiga mais retorno do catálogo e um melhor ROI (retorno sobre o 
	investimento). 
 
	- Inclua um cartão de resposta notável e fácil de entender. 
 
	- Dê um prazo de ação para que o destinatário seja encorajado a responder 
	rapidamente, em vez de esperar e pensar sobre o assunto. 
 
	- Inclua um incentivo para a ação. Isto pode ser um desconto para os 
	madrugadores, uma cópia grátis de alguma publicação ou amostra grátis de 
	alguma coisa. 
 
Analise o relacionamento das suas estratégias de marketing direto com o seu 
mix geral d
Promoções e eventos 
			Como seus principais esforços publicitários afetam as opiniões de seu 
público-alvo e nem sempre criam uma ação imediata (pelo menos não inicialmente), 
você também precisa planejar as promoções especiais que encorajarão a 
ação rápida. Uma promoção, diferentemente do anúncio, é baseada em incentivos 
para a ação, como uma venda dois-em-um, um desconto no preço ou um brinde na 
compra. As promoções são úteis para encorajar os clientes em potencial a 
experimentar seu produto e esperançosamente aumentar a sua base de clientes 
leais. 
Veja alguns exemplos de tipos de promoção usados pelos marketeiros 
atualmente:
	- preço de venda com desconto 
 
	- cupons 
 
	- amostras 
 
	- descontos on-pack e in-pack ou até mesmo descontos sobre os mostruários 
	dos pontos de venda (mensagens promocionais ou de resposta direta impressas 
	na embalagem são caracterizadas como on-pack; já aquelas colocadas dentro da 
	embalagem são in-pack) 
 
	- abatimentos 
 
	- brindes, tanto na embalagem como enviados por correio 
 
	- sorteios/jogos 
 
	- embalagens 
 
	- eventos 
 
É importante observar as promoções da concorrência, mas cuidado em reagir com 
o mesmo tipo de promoção. É fácil perder participação de mercado quando se usa 
promoções em excesso. Os clientes começam a comprar apenas quando seu produto 
está em promoção. Uma estratégia melhor é manter o preço do produto competitivo 
em primeiro lugar, e depois usar uma parte do dinheiro que você teria de gastar 
com promoções para melhorar os produtos ou aumentar a publicidade. Se seu 
produto for melhor e você o tiver anunciado, então o cliente pode estar mais 
inclinado a comprar o seu produto mesmo se o da concorrência for mais barato. 
Quero dizer, menos caro. 
As promoções de vendas estão garantidas em seus esforços de marketing. Apenas 
lembre-se de evitar promoções fracassadas. Elas são:
	- Fazer a mesma promoção mais de duas vezes. Por alguma razão, o número 
	mágico é dois (para as promoções que funcionam da primeira vez, de qualquer 
	forma). 
 
	- Promoções chatas. As pessoas vão cochilar com um concurso que não parece 
	se encaixar com o posicionamento do produto. Se não há ligação, geralmente 
	não vai funcionar. 
 
	- Ofertas de brindes. "Envie três comprovantes de compra mais US$ 3,99 
	para receber este ótimo organizador de cupons!" Muito usado e geralmente 
	desapontador para o cliente. 
 
	- Muita promessa enganadora. Não faça o consumidor pensar que eles serão 
	vencedores sempre que abrirem um refrigerante. 
 
Exatamente como tudo o mais em seu mix de marketing, suas promoções tem de 
estar alinhadas com o seu objetivo e sua mensagem de marketing ou posição. Para 
criar promoções que funcionam, você deve ter isto em mente e se colocar no lugar 
do cliente. O que o entusiasmaria sobre um produto ou serviço? O que seria 
divertido e o faria sentir que você realmente tem uma chance de vencer? O que 
você pode ganhar que o faria aumentar o seu conceito sobre o produto promovido? 
Qual é o prêmio mais desejado? 
Depois de ter algumas idéias, certifique-se de torná-las simples de 
registrar, forneça boas probabilidades e tenha uma idéia exclusiva que seja de 
grande interesse para o seu mercado. 
e marketing. Por exemplo, você pode estar planejando uma ação de RP que será 
seguida de um anúncio em uma proeminente publicação, seguida por uma mala direta 
que solicita alguma ação, como uma permissão para um representante de vendas 
ligar ou até mesmo a opção de compra do produto. 
Crie entusiasmo (estímulo) em sua história dando um novo rumo às 
informações. 
Ofereça co-patrocínio à mídia para os eventos que está planejando. 
Crie sua própria programação de ação de mídia. 
Programe comunicados à imprensa para que várias fontes de mídia publiquem as 
informações e para incluir progressivamente novas informações. 
Fundamente suas notícias nos benefícios do produto usados em seu 
posicionamento. 
Desenvolva uma idéia interessante e divertida centralizada no informativo ou 
na atualização de seu produto. 
Eventos especiais 
			Se você está planejando eventos especiais como um modo de promover o seu produto 
ou negócio, então há mais algumas orientações que o ajudarão a manter o foco e 
ter sucesso. Os eventos patrocinados estão crescendo em popularidade e 
contabilizam bilhões anualmente para o marketing. Eles são extremamente úteis 
para o lançamento de um novo produto, aumentando a experiência com o produto ou 
construindo um relacionamento entre o cliente e o nome da empresa. Eles requerem 
muito planejamento, recursos (dinheiro e pessoas) e podem fracassar sem a 
publicidade adequada, mas eles também podem lançar um produto que seja sucesso 
imediato. 
Veja algumas dicas para dar ao seu evento mais chances de sucesso: 
	- Certifique-se de que o evento faça a ligação de sua empresa com o 
	produto. 
 
	- Certifique-se de que os nomes de sua empresa e produto sejam notórios. 
	
 
	- Certifique-se de que o público saiba por que ele surgiu. Em outras 
	palavras, certifique-se de que haja uma razão atraente. 
 
	- Certifique-se de que haja alguma notícia em potencial no evento para 
	obter também um pouco de relações públicas. 
 
	- Certifique-se de que sua mensagem de marketing e posição sejam 
	comunicadas com clareza. 
 
Detalhe cada promoção ou evento e mencione o objetivo de marketing específico 
que ele abrange. A programação e os custos serão abordados na seção Plano de 
Ação e Implementação de seu plano. 
Agora, quando redigir suas estratégias de promoção, resolva estas questões e 
como elas se relacionam às idéias promocionais que você teve: 
	- Tipo de promoção. 
 
	- Incentivo de promoção. 
 
	- Promoção aberta ou fechada. As promoções abertas não requerem qualquer 
	ação do cliente. Um exemplo seria a venda. As promoções fechadas requerem 
	que o cliente faça algo para levar vantagem na promoção. Um exemplo seria o 
	abatimento ou a participação em um concurso. 
 
	- Método de entrega para a promoção 
 
Você está quase lá: agora precisamos apenas abordar suas estratégias de força 
de vendas e depois você pode programar e implementar e, finalmente, avaliar todo 
o esforço.
Literatura de marketing de produto 
			O material de apoio de produto e outros materiais secundários da empresa serão a 
chave para muitos de seus esforços de marketing e vendas. Estes itens devem 
apresentar a imagem de sua empresa com muita clareza e profissionalismo. Não 
apenas o texto ou palavreado são importantes, mas também a imagem visual e 
qualidade que ela projeta. 
Em sua literatura, é crucial destacar e enfatizar os benefícios de seu 
produto ou serviço e não apenas as especificações e características. Quando 
planejar as necessidades da literatura, considere estas questões: 
	- Para que a literatura será usada?
	Informações gerais da empresa, especificações e benefícios do produto e 
	folders informativos especiais?   
	 
 
	- Quem é o público para cada peça?
	Investidores, parceiros, clientes?   
	 
 
	- Qual é a quantidade aproximada que você prevê para cada peça?
	Isto o ajudará não apenas a fazer o orçamento, mas também a ter uma idéia do 
	nível de qualidade que você deve buscar.   
	 
 
	- Quem desenvolverá a peça?
	Membros da equipe interna, uma gráfica, uma empresa de projeto? (O custo 
	pode variar muito.)  
Brindes
Os brindes são as bugigangas e as guloseimas que você distribui em feiras e 
outros eventos. Normalmente, eles têm o nome da empresa estampado e são de pouco 
ou nenhum valor. Se você precisar de brindes para feiras e outros eventos, o 
melhor a fazer é colocar alguma coisa que seja tanto útil quanto consistente com 
a imagem de sua empresa e produto ou linha de serviço. 
Por exemplo, um fabricante de cerveja pode distribuir abridores de garrafas, 
ou uma livraria pode distribuir marcadores de páginas ou canecas de café. 
Canetas, bloco de anotações e ímãs de geladeira também são boas escolhas. 
Procure por características inovadoras e de boa qualidade se você escolher estes 
itens (ou qualquer tipo de brinde), como os ímãs com clips para prender bilhetes 
ou canetas que se prendem no armário. Exatamente como sua linha de produtos, 
você quer que seus brindes se sobressaiam, sejam de boa qualidade e dêem uma 
impressão favorável. 
Força de vendas 
			Sem querer ser repetitivo, mas sua força de vendas é outro grupo que tem de 
aderir totalmente ao tema de Comunicações de marketing integradas sobre o qual 
falamos. Eles vêem e conversam com os clientes todos os dias e absolutamente 
precisam ser consistentes com seu plano de imagem e posição. Seus esforços de 
marketing ao vivo são muito importantes para os muitos tipos de negócios e não 
tão importantes para outros. Investigue sua necessidade de uma força de vendas 
direta e corte seus custos se puder. Se você determinar que realmente precisa de 
uma força de vendas, veja algumas sugestões para que ela seja bem sucedida e 
compense os custos (pagar as contas de sua equipe de vendas é caro). 
A chave para tornar sua força de vendas eficiente na comunicação de sua 
mensagem de marketing e vender seu produto é educá-los sobre o objetivo e 
estratégia que você planejou, bem como mantê-los constantemente atualizados e 
informados sobre publicidade, promoções, marketing direto e qualquer outra 
ferramenta de marketing que estiver usando. 
Na seção de força de vendas de seu plano de marketing, também inclua feiras e 
conferências às quais sua equipe de vendas (ou outros dentro de sua empresa) 
precisa comparecer. A presença de sua empresa nos principais eventos de vendas e 
feiras pode aumentar suas vendas e melhorar o reconhecimento de seu nome e 
produtos dentro de seu mercado-alvo. A feiras são excelentes para introduzir 
novos produtos, serviços ou mudanças no nome e imagem de sua empresa. 
Plano de ação e implementação 
			Vamos falar sobre as questões táticas e implementações de seu plano de 
marketing. Como você decide exatamente em quais revistas ou jornais anunciar? 
Qual é a diferença? Isto é o chamado Plano de Mídia e pode se tornar um 
documento separado e muito mais detalhado. Para este artigo, vamos cobrir os 
fundamentos e ajudar a dar idéia do que incluir no seu planejamento de anúncios 
na mídia e o que deve ser incluído no seu plano de marketing. É hora de deixar a 
calculadora de lado e raciocinar. 
Montando seu plano de mídia
Seu plano de mídia deve: 
	- Especificar quais mídias você usará para levar a mensagem publicitária, 
	tais como revistas, jornais, mala direta, internet, etc. 
 
	- Detalhar aspectos específicos, como as publicações. 
 
	- Detalhar ainda mais os pormenores, como edições, horários, datas, etc. 
	
 
	- Listar o orçamento para cada veículo. 
 
	- Descrever a análise racional por trás de cada seleção. 
 
Como você determina essas coisas? Primeiro, você tem de pesar sua mídia. 
Pesando sua mídia 
			Pesar sua mídia se refere à determinação da exposição potencial de sua mensagem 
de marketing para o público-alvo que cada uma das mídias escolhidas podem 
produzir. Basicamente, ao pesar sua mídia, você está tentando determinar quanta 
publicidade é o suficiente para alcançar seus objetivos. Para fazer isso, você 
precisará do número total de pontos de classificação bruta. Para fazer isso, 
você precisa entender um pouco sobre alcance, freqüência e impressões. 
	- Impressões são o número de vezes que seu público vê sua mensagem 
	publicitária.   
	
 
 
	- Alcance se refere ao número de indivíduos dentro de seu 
	mercado-alvo que são expostos a um anúncio específico por um período de 
	tempo. Este número é expresso como uma porcentagem de seu mercado total. 
	
 
 
	- Freqüência se refere ao número de exposições ao seu anúncio 
	específico às quais os indivíduos são submetidos pelo mesmo período de 
	tempo. 
	
 
 
	- Para conseguir seus Pontos de Taxa Bruta (GRPs), apenas 
	multiplique a porcentagem de alcance (% de seu mercado total) pela 
	freqüência. 
 
Por exemplo, se a sua estratégia de marketing é atingir 70% do seu mercado 
para uma campanha específica e você sabe que quer alcançá-los pelo menos 10 
vezes para convencê-los a agir, então você precisa de uma programação com 700 
GRPs. 
Cada mídia terá uma pequena diferença no cálculo do GRP, então passe por cada 
um e determine estes números antes de começar a planejar sua programação de 
mídia. Como regra geral, apenas certifique-se de que está calculando a 
porcentagem de seu público-alvo como parte da circulação total, exposição, etc., 
e depois multiplique pelo número de inserções ou anúncios que você deve 
publicar. 
Para ajudá-lo a estimar o GRP total necessário para atingir suas metas de 
vendas, veja algumas das regras práticas: 
	- Tente atingir de 50 a 90+ do seu mercado total. 
 
	- Suponha que vai levar pelo menos 3 exposições para seu público-alvo 
	reagir à sua oferta. 
 
	- Produtos novos precisarão mais freqüência do que os produtos 
	estabelecidos. 
 
	- Produtos complexos precisarão mais freqüência do que os produtos 
	simples. 
 
	- Produtos com muita concorrência precisarão de mais freqüência. 
 
	- Uma meta GRP média para um produto embalado comum é de 1 mil a 5 mil em 
	um ano. 
 
	- Uma meta GRP média para um serviço ou estabelecimento de varejo é de 2 
	mil a 10 mil em um ano. 
 
	- Uma meta GRP média para um negócio-para-negócio é de 600 a 4 mil em um 
	ano. 
 
Determinar estes números não é fácil. Há alguns recursos na internet que 
podem ajudar. Verifique a última página deste artigo para ver alguns sites que 
oferecem calculadoras e orientações. 
Outras coisas a serem consideradas no planejamento e programação de sua mídia 
são: 
	- Seu Custo por Milhar (CPM) do veículo de mídia. Isto é útil porque ajuda 
	a comparar os valores de diferentes veículos. Por exemplo, você pode estar 
	considerando 2 publicações. Ambas atingem seu público-alvo e todos os 
	aspectos são iguais. Uma, entretanto, é mais cara que a outra. Determinar o 
	CPM pode ajudá-lo a decidir qual o melhor veículo para seu anúncio. Você 
	pode obter o CPM dividindo o número total de assinantes que se enquadram em 
	seu mercado-alvo pelo custo da publicação do anúncio. Isto é expresso como o 
	custo por milheiro de impressão. 
	
 
 
	- Empenhe-se em ter um bom equilíbrio de várias mídias. Em outras 
	palavras, não arrisque tudo de uma só vez.   
	
 
 
	- Não se esqueça das novas mídias, como a internet e outras mídias 
	interativas como CD-ROM.   
	
 
 
	- Olhe para os pontos fortes e fracos de cada mídia para que sua mensagem 
	de marketing e posicionamento do produto sejam efetivamente transmitidos. 
	Algumas mídias não conseguem comunicar bem certas informações. Por exemplo, 
	um produto complicado não faria um bom uso de um outdoor ou outra mídia de 
	impressão "rápida". 
	
 
 
	- Não se esqueça de considerar a sazonalidade de seu produto e as 
	concentrações geográficas de seu público-alvo quando selecionar e programar 
	sua mídia. 
	
 
 
	- Lembre-se de que a porcentagem de seu público-alvo que um veículo de 
	mídia em particular alcança não será o número que realmente vê sua mensagem. 
	Muitos irão passar os olhos, mudar de canal ou apenas não ver. Então 
	mantenha suas expectativas realistas quanto a isto. 
 
	Programação 
			Com base nas informações e nos resultados que você calculou a partir de seus 
	pesos de mídia, você pode juntar a programação publicitária, promoções e 
	eventos que cumpram suas metas. Há algumas técnicas de programação que você 
	deve considerar quando planejar um anúncio de mídia: 
	
 
	
		- Carga frontal: Refere-se aos anúncios mais pesados para a 
		fase de apresentação de um novo produto. 
 
		- Pesado: Refere-se a episódios específicos durante o ano nos 
		quais há necessidade de anúncios pesados (geralmente novos lançamentos, 
		promoções ou atividade de aumento de mercado). 
 
		- Série: Refere-se aos curtos períodos de publicidade (de 3 a 6 
		semanas) que são seguidos por períodos sem publicidade. 
 
		- Pulso: Refere-se à programação regular de uma publicidade que 
		vai e volta. 
 
		- Continuidade: Refere-se à taxa fixa estável de publicidade 
		para exposição contínua (geralmente usada para tentar e mesmo sair do 
		padrão flutuante de compra). 
 
	
	Olhe para suas metas, sazonalidade de produto, eventos especiais e outros 
	fatores de marketing e selecione a estratégia de programação que funciona 
	melhor para a situação. Lembre-se de que enquanto os tipos diferentes de 
	mídia podem seguir programações diferentes, você também pode considerar o 
	impacto de combinar as mídias na mesma programação. Tudo depende de seus 
	objetivos e metas. 
	Orçamento
	Agora, você precisa pensar sobre seu orçamento de marketing. Não importa o 
	quanto é difícil tentar ser econômico, provavelmente você nunca vai ter 
	fundos de marketing o suficiente para realmente fazer o que quer. Apenas 
	lembre-se, você não está sozinho. Seus concorrentes provavelmente estão 
	enfrentando os mesmos problemas que você. 
	Há 3 passos que você deve seguir para estabelecer o seu orçamento. Quando 
	obter todos os 3 resultados, estabeleça seu orçamento com base nas 
	comparações de cada achado. 
	
		- Estabeleça seu orçamento com base em suas metas e objetivos 
		planejados.   
		
 
 
		- Olhe para a média de gastos com marketing na sua indústria. Deve 
		haver dados disponíveis para a sua área de atuação. Usar este segundo 
		método permitirá que você veja se seu orçamento parece ser realista em 
		comparação com empresas similares. Este valor ajudará a determinar se 
		seu orçamento é muito alto ou baixo comparado à média da indústria. 
		
 
 
		- Passe por um terceiro exercício que envolva a estimativa do 
		orçamento de marketing e de publicidade de seu principal concorrente 
		baseado no que você sabe sobre suas atividades. Isto é um bom modo de 
		ajudar você a ser mais competitivo e possivelmente ganhar mais 
		participação de mercado. 
 
	
	A seguir, construa a planilha final de seu orçamento. Você deve incluir:
	
	
		- uma planilha geral ilustrando seu orçamento total 
 
		- uma divisão por meio de comunicação 
 
		- uma divisão por produto/mercado 
 
	
 
Reunindo tudo 
			Agora vamos aos toques finais do seu plano de marketing. Você já tem a mensagem 
e a mídia selecionadas, sua programação determinada e o orçamento. Nesta seção, 
precisará estabelecer alguns gráficos para ilustrar tudo no seu plano. Estes 
gráficos não apenas ajudarão na apresentação de seu plano, mas também ajudarão 
na implementação dele. 
Comece reunindo um Calendário de mídia gráfica. Liste sua mídia à 
esquerda, seguido por colunas que correspondam ao ano do calendário ou ano 
fiscal para o qual o você está planejando. Na última coluna à direita, resuma a 
freqüência e inclua os GRPs para cada veículo. Na parte inferior desta coluna, o 
total dos GRPs. 
Então estabeleça um calendário parecido para cada tipo de mídia com os mesmos 
elementos incluídos. 
Atribuições e implementações
Comparado com a implementação, o planejamento é algo fácil de ser realizado! É 
nesta parte do marketing que você pede por reforços. É muito importante 
programar os eventos em seu plano e atribuir as responsabilidades 
antecipadamente. Use um grande quadro de programação e coloque-o em um lugar de 
fácil visualização. Estabeleça uma estrutura com relatório de progresso e 
comunicação regular que manterá seu plano no alvo. Cumprir prazos no mundo do 
marketing pode ser crucial para o sucesso de seu produto (ou negócio). 
As revistas comumente solicitam confirmação de pedido com pelo menos 3 meses 
de antecedência. Os comunicados à imprensa para publicações mensais também devem 
seguir um programa trimestral. Os jornais permitem períodos menores e também 
alguns outros tipos de publicações. 
Certifique-se de conhecer cada prazo. Marque-os com destaque e fique atento.
Agora, como você vai fazer para se certificar de que seu plano está 
funcionando? 
Avaliação 
			Exatamente como em todos os outros aspectos da vida, você tem de aprender com 
seus erros. As melhores lições são aprendidas pelo caminho difícil. Então, com 
isso em mente, como você sabe quais partes do seu plano de marketing está 
realmente gerando vendas e trazendo dinheiro para a empresa? 
Procedimentos de controle
Esta seção do seu plano deve incluir os planos e procedimentos para 
controlar cada tipo de mídia que você estiver usando. E, como um subconjunto de 
cada um destes procedimentos, você deve identificar especificamente quais 
veículos de mídia estão sendo mais eficazes. Isto não é fácil para todos os 
meios de comunicação, mas alguns são bem maleáveis. 
Veja alguns tipos de mídia e algumas idéias para controlar sua eficácia. As 
técnicas podem variar muito dependendo do tipo do seu produto e mercado. 
 
	- Display publicitário - com as publicações tradicionais para os 
	consumidores, o controle pode ser feito usando diferentes números de 
	telefone, ofertas especiais (específicas para aquele anúncio ou publicação) 
	ou uma referência para um departamento específico para pedir informação. 
	Quando estas ligações chegam, a equipe do seu call center deve estar 
	preparada para registrar as informações para que os resultados possam ser 
	tabulados. 
	
Muitas publicações comerciais também incluem Cartões de Serviço ao Leitor 
	que permitem aos leitores marcar um número que corresponda ao seu anúncio em 
	um cartão postal para obter mais informações sobre seu produto ou serviço. 
	Apesar de você obter muitas solicitações de material inadequado 
	(concorrência, compradores ou colecionadores de literatura), você também 
	pode obter bons indicativos. Mantenha um registro destes indicativos e 
	acompanhe o resultado final. 
	 
 
	- Marketing direto - com correspondência postal, o controle é 
	relativamente fácil. Inclua na etiqueta um código (chamado de código-chave 
	ou código-fonte) que corresponde à lista de correspondência para que você 
	saiba de qual lista se trata e instrua sua equipe de call-center para 
	registrar as informações perguntando o código ao cliente. Você também pode 
	incluir os números dos clientes aqui e registrar pedidos repetidos sem 
	precisar reinserir suas informações em seu banco de dados. 
	
Para as campanhas de telemarketing, o controle também é relativamente 
	simples, desde que uma pessoa esteja se comunicando com o cliente durante 
	todo o processo, na maioria dos casos. 
	 
 
	- Anúncios de TV ou rádio - isto requer métodos de controle 
	similares aos das publicações de consumidores. Eles podem ser controlados 
	através do uso de números de telefone diferentes, ofertas especiais 
	(específicas para aquele anúncio) ou referência para um departamento 
	específico para pedir informação. Mais uma vez, quando estas ligações 
	chegarem, a equipe do seu call center deve estar preparada para registrar as 
	informações para que os resultados possam ser tabulados. Outro método menos 
	exato, se você estiver fazendo marketing em grande escala, é controlar as 
	vendas imediatas juntamente com o tempo do anúncio. 
	
 
 
	- Marketing na internet - geralmente, este é fácil de controlar 
	porque baseia-se nos cliques ou impressões de página. O seu administrador de 
	web é capaz de fornecer relatórios que indicam o número de cliques que 
	realmente levam à compra de seu produto. Você também pode experimentar as 
	vendas por telefone como resultado de seu site. Tenha certeza de que o call 
	center esteja ciente e registre as informações com precisão. 
	
 
 
	- Promoções - a maioria das promoções fechadas são 
	basicamente "auto-controláveis" porque elas pedem que o cliente faça alguma 
	coisa, como preencher um cupom (rastreável) e retornar o canhoto de desconto 
	(rastreável) ou cadastro no site para solicitar um prêmio (também rastreável).
	Promoções abertas, como as vendas, requerem um pouco mais de trabalho 
	no controle, embora possam ser rastreadas de modo geral por meio do 
	crescimento das vendas naquele espaço de tempo, loja, região ou quaisquer 
	outros parâmetros da venda. 
	
 
 
	- Eventos - um evento também é complicado para controlar. Você sabe 
	quantas pessoas são atendidas, mas sabe quantas vendas ocorreram como 
	resultado? Você pode emitir cupons para o evento que possam ser controlados, 
	oferecer outros acordos especiais ou até mesmo permitir que os visitantes se 
	associem a um clube especial. Você tem de ser criativo para manter o 
	controle das vendas reais que resultam de um grande evento. 
	
A eficácia de uma feira pode ser controlada por meio da coleta de 
	informações corretas na feira e subseqüente acompanhamento. Estes resultados 
	também podem ser tabulados e registrados. 
 
Os resultados tabulados e as informações dos clientes são muito valiosos. 
Tenha certeza de fazer do backup do sistema uma rotina, onde estes dados são 
mantidos e manter cópias em locais seguros. Os dados dos clientes são 
extremamente valiosos para seus esforços futuros de marketing direto e devem ser 
ajustados correta e precisamente. 
Antes de dar o pontapé inicial em seu plano de marketing, certifique-se de 
ter a estrutura da base de dados no lugar para registrar estas informações. Use 
códigos para cada nível de informação para que você possa classificar por várias 
especificações. Isto precisa de muito planejamento, bem como treinamento da sua 
equipe. Estabelecer os registros com caixas suspensas para selecionar as 
informações pré-definidas como números de produtos, códigos de listas, códigos 
de publicações ou códigos de departamento tornarão seus registros mais 
consistentes e utilizáveis. 
Analise suas vendas
Verificar a eficácia de sua campanha de marketing a partir de um ponto de 
venda de produto é crucial. Comece o processo de análise antecipadamente e 
repita com freqüência. Você pode refinar seu plano em andamento para eliminar ou 
mudar programações se você considerar que algum elemento do mix não está dando 
certo. Não espere até que seja tarde demais. 
Analise as metas de desempenho trimestralmente. Verifique sua participação de 
mercado. Dê uma olhada nos números das vendas com base não apenas na origem da 
venda, mas no tipo de cliente também. Em outras palavras, este é um cliente 
existente, um cliente novo ou um cliente novo com um perfil demográfico 
totalmente diferente? Você está mantendo os clientes existentes ou a maioria de 
suas vendas é para clientes novos? O que seu concorrente está fazendo? 
Há uma quantidade de auditorias de marketing não cobertas neste artigo que 
você pode e deve realizar anualmente.