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Negócios / Empreendedorismo - Qual é o melhor método de recompensar funcionários? 

Data: 08/11/2007

 
 

Esta é uma das perguntas que os lojistas fazem com mais freqüência. Proprietários de lojas têm uma infinidade de métodos de remuneração, já que o varejo é extremamente diversificado em função do tamanho e do tipo das lojas. E mesmo dentro de um mesmo ramo pode haver uma enorme variedade com relação ao volume de vendas, tráfego, margem de lucro, custos fixos, etc.

Não há padrões a serem observados e poucas diretrizes (exceto a lei) para seguir: comissão não é incentivo, é salário. Qualquer forma habitual ou contínua de remuneração é salário.

Essa é uma consideração importante a fazer quando se elaborar o sistema de remuneração, porque ele afeta outros encargos, tais como férias e 13º salário. Existem variações na definição da base de cálculo para apuração da média de pagamento dos encargos e verbas rescisórias, em função dos sindicatos regionais. De qualquer forma, os direitos dos funcionários serão calculados com base no rendimento mensal, não somente sobre o salário fixo da categoria.

Há inúmeras opções de sistemas de salários e comissões, cada uma com suas vantagens e desvantagens. O primeiro, o qual vamos tratar nesse artigo, prevê o pagamento de salário fixo + incentivos. Ele é adequado para:

» Lojas que não podem pagar comissões ou não conseguem acompanhar vendas individuais, mas podem identificar vendas de certos itens feitas por determinados vendedores.
» Lojas que fazem rotineiramente promoções para girar produtos parados ou estoques elevados de itens de baixo giro.

Os lojistas que empregam essa modalidade pagam um salário base, mas também estabelecem incentivos (bônus ou dinheiro extra) pela venda de itens específicos. Por exemplo: pode haver uma determinada linha de produto que se queira zerar. Ao oferecer incentivos e dar aos vendedores dinheiro extra por vender esse produto, você provavelmente irá vendê-lo mais rapidamente.

Muitos lojistas reduzem automaticamente o preço do produto que não é vendido como planejado (mark down). Eles nem pensam em oferecer prêmios, proporcionando aos funcionários uma oportunidade de ganhar dinheiro extra.



 
Referência: lideraonline.com.br
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