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Carro / Veículo - GNV: o investimento para converter o carro para gás natural vale a pena? 

Data: 30/05/2007

 
 
O motorista que converte seu carro de combustível comum pra GNV (Gás Natural Veicular) economiza mesmo no abastecimento? O automóvel sofre valorização quando passa por esse processo? Estas são algumas das perguntas que passam na cabeça de quem pensa em submeter o veículo à mudança. Confira as dicas de especialistas para ver se vale a pena.

Antes da década de 80, os motoristas de carros comuns só tinham a gasolina como opção de combustível. De lá para cá, o quadro mudou. O álcool, que veio logo depois, logo conquistou seu espaço no mercado. Então surgiu o GNV (Gás Natural Veicular), com custo significativamente menor.

Economia de até 70%
Segundo Antonio José Teixeira Mendes, coordenador técnico da ABGNV (Associação Brasileira de Gás Natural Veicular), a economia pode chegar a 70% dos custos com gasolina quando se passa a usar o gás.

De acordo com Mendes, a conversão de combustível comum para GNV é realizada em uma média de 16 mil carros por mês. Apesar de a previsão histórica ser de queda no mês de julho, que registra desaceleração do processo desde 1996, no primeiro trimestre esse número era de 20 mil por mês. A previsão é de que, até o fim de 2006, o número de convertidos chegue a 1,3 milhões.

Processo
Apesar dos altos números, porém, este "é um mercado ainda em formação", diz Alexandre Carneiro, estatístico da Assovesp (Associação dos Revendedores de Veículos Automotores no Estado de São Paulo). Assim, ainda não há carros a gás saindo direto das fábricas - algumas montadoras, como Volkswagen, têm parceria com empresas que fazem a conversão, mas a única montadora que está para começar a oferecer esta opção é a Fiat.

O consumidor interessado tem de ir atrás do processo. Antes de fazer a alteração no seu carro, porém, é preciso pesar os prós e contras e verificar se o negócio vale a pena. Confira alguns dos principais pontos apontados pelos profissionais da área:

Confira de vale a pena
  • Custo: segundo Mendes, uma conversão que atenda as exigências do Proconve (Programa de Controle da Poluição do Ar por Veículos Automotores - www.ibama.gov.br/proconve) em carros fabricados antes ou até 1998 sai por cerca de R$ 3,2 mil.

    Os veículos mais novos, principalmente a partir dos modelos 2001, necessitam, para conservar o padrão tecnológico, de um sistema mais sofisticado que o de aspiração, utilizado no caso anterior. Assim, a instalação do kit de injeção a pressão positiva de gás custa em média R$ 5,5 mil.
     
  • Valorização?: de acordo com a Assovesp, não há valorização do carro por causa da conversão. Carneiro explica que na hora da compra, o motorista do veículo a gás sai em desvantagem, já que há um deságio maior (a companhia paga menos em relação aos outros).

    O preço de venda é o mesmo para os três combustíveis: gasolina, álcool e gás. Mas como nas revendedoras os veículos movidos aos dois primeiros tipos vendem mais rápido que os a gás, ainda há receio. A procura maior ainda é por bicombustíveis.
     
  • Postos que oferecem GNV: outro problema apontado por Carneiro é a falta de oferta do gás fora das cidades. Segundo ele, o motorista "tem uma vantagem de preço do combustível na cidade, mas fora dela, isso se torna um problema".

    Ele aponta que no interior são poucos os postos de abastecimento que disponibilizam o gás. A vantagem é grande apenas para quem roda nos grandes centros urbanos, principalmente profissionalmente, como taxistas.
Coloque na balança todos esses fatores antes de decidir se o investimento será superado pelas vantagens. Quem se interessar pode obter mais informações sobre o GNV no site da Rede Via Verde (www.redeviaverde.com.br).


 
Referência: -
Aprenda mais !!!
Abaixo colocamos mais algumas dicas :