Ter uma boa comunicação e alto-astral ajuda os profissionais a construir uma
boa imagem no ambiente de trabalho, segundo revela o consultor organizacional,
Eduardo Shinyashiki.
De acordo com ele, uma comunicação sem ruídos, com a pessoa sendo clara e não
retendo dúvidas, e um bom astral ajudam quem quer ser lembrado de maneira
positiva por líderes e colegas de trabalho.
Ter jogo de cintura para lidar com adversidades também é positivo.
Entretanto, alerta ele, tais habilidades de nada adiantam se a pessoa não tiver
competência. “As empresas esperam resultados, portanto, ser competente é
essencial para construir uma imagem positiva. Caso contrário, a pessoa será
lembrada como aquele “gente boa”, mas que não faz diferença”, explica.
Arrogância e acomodação
Ainda no sentido de auxiliar na construção de uma boa imagem no ambiente de
trabalho, Shinyashiki lembra que a arrogância e a acomodação devem ficar longe
dos profissionais que querem cultivar uma boa imagem.
Isso porque, diz ele, mesmo que seja uma situação pontual, a pessoa corre o
risco de ser lembrada por este momento por um bom tempo, criando resistência nas
outras pessoas.
“Mesmo que seja uma situação pontual, os líderes e colegas podem criar
resistência à imagem da pessoa”, diz o consultor. Independentemente disso,
lembra ele, é importante “a pessoa ser receptiva, humilde, não fazendo diferença
entre os profissionais da empresa por conta do cargo que ocupam. Além disso, o
profissional que quer ter uma imagem positiva não pode ser acomodado, deve
sempre buscar conhecimento”.
Dá para mudar uma imagem?
No que diz respeito aos profissionais que, por algum motivo, tiveram a
imagem arranhada na empresa, o especialista diz que, seguindo os conselhos
acima, é possível mudar a forma como são vistos.
Contudo, diz ele, este profissional deverá ter paciência, pois a tarefa é
árdua. “É mais fácil construir uma imagem em outro lugar do que mudar uma imagem
concretizada, mas é possível. A pessoa terá que ter paciência”.