Carreira / Emprego - O gerente é o exemplo
A mais fundamental missão de um gerente é, sem dúvida, a de educar, no
sentido amplo da palavra. Pode parecer piegas, mas o líder tem de assumir,
muitas vezes, o papel de “pai” e “mãe” de sua equipe. E assim acabar reforçando
a educação, a formação do caráter e consolidar princípios morais e éticos.
É muito mais do que somente ensinar o vendedor a vender. É preciso, muitas
vezes, ensiná-lo a se portar como ser humano, a conviver na comunidade, a se
tornar um bom marido, pai e cidadão. As pessoas passam a maior parte de suas
vidas no ambiente de trabalho. Se não for transmitido nada durante esse período,
nada acontecerá. As pessoas não poderão mudar se nada for feito para educá-las
ou reeducá-las.
Contudo, o processo de educação depende de um fator importante: nenhum vendedor
acreditará naquilo que seu líder diz se não observá-lo praticando aquilo que
prega. Muitos executivos de vendas passam o tempo todo cobrando alguns padrões
de desempenho e atitudes de seus vendedores, sendo que eles próprios não os
praticam.
Cobram mais entusiasmo e maior dedicação, mas acabam demostrando má vontade para
com a organização. Exigem energia do vendedor, atenção com o cliente, mas são os
primeiros a não ostentar energia vital e a mostrar desatenção com os clientes.
Na realidade, uma equipe de vendas é a “cara” de seu líder.
O líder de vendas será sempre o modelo que inspirará comportamentos e atitudes
das pessoas que formam sua equipe. Seus vendedores acabam por “imitá-lo” nos
mínimos detalhes e acabam sendo tudo o que esse líder transmite e vive, tanto no
aspecto positivo quanto no negativo.
A equipe, como um todo, espera de seu líder padrões superiores de desempenho.
Esperam que ele seja o melhor vendedor, o melhor amigo, o mais culto, o mais
informado, o mais conhecedor do produto ou serviço, o mais simpático e o mais
controlado. O líder tem a dura responsabilidade de não poder falhar, não poder
frustrar as expectativas da equipe, sob pena de perder a confiança dela.
Em síntese: o líder de vendas é o centro das atenções de toda equipe o tempo
todo e em todo lugar. É o exemplo constante de atuação. Nesse caso vale a
máxima: existem somente três formas de ensinar: com exemplos, através do exemplo
e pelo exemplo. Não é para qualquer um.
Referência:
lideraonline.com.br
|
|
|