Coaching - Coaching auxiliando as vendas
Trabalhando com processos de coaching voltados ao desenvolvimento
profissional, ao analisar estudos a respeito dos fatores que mais influenciam
negativamente a carreira de muitos gestores são freqüentes as menções de
problemas com relacionamentos, assim como o alto índice de dificuldade e esforço
despendido na busca de se liderar com sucesso uma equipe.
Nas funções ligadas às atividades comerciais das empresas, que se cumprem
através das equipes de vendas e relacionamento com clientes, aquelas questões
podem representar o fracasso não só no atingimento de metas e objetivos de
negócios, mas podem ainda significar o fracasso como profissional em uma área
que remunera bem e na qual sempre existem oportunidades de atuação para bons
profissionais.
Independentemente dos títulos dos cargos que ocupam nas suas organizações, aos
gestores comerciais cabe o desempenho de um papel que exige habilidades de
relacionamento e de comunicação, por vezes, relegados a um segundo plano, quando
não ficam totalmente “fora da vista”.
Própria da natureza da atividade comercial e de vendas, a forte pressão por
resultados consistentes pode levar os profissionais em cargos de gestão nessas
áreas a não perceberem claramente a amplitude de sua função. Mais ainda, podem
não perceber a enorme oportunidade de crescimento que advém desta mesma
exigência. Isso equivale a dizer que se a pressão por resultados incita ao mero
repassar adiante para as suas equipes a mesma pressão, isso não significa em
absoluto que este processo tenha de ser apenas desgastante e atemorizador.
Cabe aos gestores o desenvolvimento de uma dinâmica que possa ser realmente
motivadora e que, mais do que somente estabelecer as metas e argumentar a favor
do esforço para alcançá-las, se mostre estimulante e canalize a inevitável
pressão a fim de que esta seja uma energia positivamente aproveitada por todos.
Neste aspecto, as dinâmicas mais produtivas são aquelas nas quais o gestor sabe
reconhecer em cada profissional da equipe a sua melhor contribuição, de modo a
promover a conjugação das competências complementares entre profissionais. Além
disso, ele também identifica quais competências poderão auxiliar cada
profissional da equipe a se desenvolver mais. Ou seja, um gestor capaz de
exercitar em nível excelente habilidades de relacionamento e comunicação.
Realizar esse trabalho significa agregar às funções de gestor também as
competências para atuar como coach de sua equipe, o que cada vez mais se
mostra desejável e é altamente valorizado pelas organizações.
O papel de líder-coach já é tema de livros, seminários e workshops,
uma vez que a dinâmica das relações de trabalho cada vez mais demanda
profissionais que, ao invés de serem “chefes”, estejam capacitados para atuar
como modernos líderes.
Às atribuições gerenciais somam-se outras, mais próprias da função de liderança
e que englobam, por exemplo, o alinhamento dos profissionais cujo trabalho está
sob sua responsabilidade, comunicando uma “visão” que é a razão de ser e
objetivo maior das atividades diárias, para construir um comprometimento
autêntico e, assim, gerar nas equipes permanente motivação.
O trabalho de coaching realizado para preparar esse tipo de gestores pode
em breve espaço de tempo ensiná-los a agregar novas competências e práticas a
serem usadas no desempenho de suas responsabilidades, tornando-os mais aptos
para estabelecerem a nova dinâmica de que tratávamos acima, aquela que permitirá
o melhor aproveitamento da pressão natural da atividade comercial e de vendas em
prol dos resultados almejados.
Conseqüentemente, ao tornar-se um gestor que não apenas gerencia o trabalho, mas
que ainda vai além, ao assumir o papel de líder e inspirar as equipes, esse
profissional amplia o entendimento e o alcance do seu trabalho, se enriquece
pela aquisição e o desenvolvimento de novas competências e, certamente, será
capaz de manter as pessoas na direção certa e necessária apesar dos obstáculos e
incertezas.
Novas habilidades e competências podem ser treinadas, adquiridas e
aperfeiçoadas, desde que haja abertura, visão e a noção dos benefícios que podem
ser agregados aos resultados. É desse modo que um processo de coaching
adequado e tecnicamente bem conduzido revela-se um poderoso e efetivo
instrumento para gerar esse desenvolvimento profissional, elevando a qualidade
da performance de gestores e de suas equipes, o que se refletirá positivamente
nos resultados finais do seu trabalho.
Referência:
lideraonline.com.br
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