Vendas - É melhor um fim trágico do que uma tragédia sem fim
Vendedores de todos os lados do mundo tendem a serem prolixos na hora de
explicar ao cliente o que deu errado. Depois da venda é comum encontramos
contratempos com a entrega do produto ou até mesmo do serviço. Prazo é o maior
desafio depois da venda – principalmente quando encontramos clientes exigentes e
que fazem questão de acompanhar o que se foi prometido. É nessa hora que entra a
habilidade do vendedor em negociar! Negociar, nesse caso é, apresentar
argumentos para dissipar conflitos possíveis e evitar que se tornem grandes
problemas com o passar do tempo.
Em minhas andanças por empresas neste Brasil a fora, vejo que quase todos têm
esse tipo de negociação como um desafio. E o empresário sofre demais com o
desgaste causado pela falta de comunicação eficaz do vendedor na hora de
entregar o que prometeu. Especialmente nas empresas de serviços, produtos
manufaturados ou sob medida isso é muito freqüente, e como é regra o vendedor
fazer pós-venda, ou seja, a venda só termina quando o cliente pagar, ou melhor,
quando sair satisfeito e comprar de novo.
Essa máxima fez com que se reduzissem investimentos em equipes, pois o
profissional que vende deve acompanhar a entrega e ter responsabilidade para as
quais muitas vezes não está preparado. Promessas e afirmações imprevistas são
dadas aos clientes na hora de comprar. Mesmo respeitando normas da empresa,
fazemos de tudo para vender e oferecer diferenciais.
Quando surgem conflitos e temos de negociar após a venda, fica quase que
impossível tolerar erros crassos como continuar prometendo mais inverdades ou
afirmando que o cliente está enganado. É melhor perder a venda que perder o
cliente fazendo esse papel boçal de falso vendedor. Poré, eu tenho acompanhando
profissionais que fazem a diferença nessas horas e sabem que transparência e
lisura promovem a quebra de resistências e o entendimento do cliente. Bom senso
é fundamental na hora de negociar pós-venda, pois podemos dizer muita coisa para
um cliente insatisfeito, menos dizer que ele deve esperar por mais tempo em
função de um problema da nossa empresa.
O que foi negociado deve ser entregue, e se não há meio de resolver isso
prontamente, quero lhes dar algumas dicas:
- Coloque-se no lugar do cliente e diga o que você sentiria se estivesse
passando por isso.
- Foque na solução, mas reconheça o erro de forma rápida e enfática.
- Faça perguntas como: diante dos fatos, como prefere que eu aja para
solucionar a questão? O que você entendeu sobre o ocorrido? Quando posso
contar a compreensão do senhor para ajudá-lo?
- Escute empaticamente o cliente, deixe-o falar seja o que for, e não o
interrompa.
- Apresente fatos que estão ao seu favor e que favorecem também o cliente.
- Trace uma linha de trabalho, com opções de soluções que você tem a
oferecer.
- Deixe o cliente escolher a melhor solução.
- Aja com entusiasmo e energia, dê o primeiro passo para a solução na
frente do cliente, mesmo que seja um simples telefonema ou envio de e-mail.
- Acompanhe o processo até o final.
- Jamais minta ou invente alternativas.
- Crie rapport – sintonia com seu cliente através de estado de
espírito.
Encerre a negociação do conflito ou problema no pós-venda sempre em alta. Leve
seu cliente a sentir-se seguro e sair com a impressão que coisas assim
acontecem, mas que você está lá para isso mesmo, para vender e fazer clientes
amigos. Sucesso na fase de pós-venda com negociações eficazes de conflitos!
Referência:
vendamais.com.br
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