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Carreira / Emprego - Liderança X Gerência 

Data: 30/05/2007

 
 

Nos dias de hoje os paradigmas de administração de pessoas vêem sofrendo diversas mudanças quanto a atuação dos superiores hierárquicos, perante a sua equipe no ambiente de trabalho. A maioria das empresas quando disponibilizam uma vaga para papéis de coordenação, procuram um indivíduo com habilidades de um líder.

No velho paradigma cada indivíduo apenas pensava em executar o seu trabalho, não havia a preocupação em colaboração com os demais. As ordens eram obedecidas sem questionamentos. Neste modelo todos estão preocupados com a camada superior, ou seja, o superior direto. E ninguém se preocupa com o cliente.

No novo paradigma, surgem as habilidades dos líderes, todos os indivíduos devem servir ao cliente e garantir que suas necessidades sejam satisfeitas. E do mesmo modo que os superiores devem enxergar seus empregados como clientes e se dedicar à identificar e preencher suas necessidades. O papel do líder é servir, oferecer recursos para o grupo trabalhar de forma otimizada e produtiva, é remover todos os obstáculos, os entraves, para que os empregados possam servir os clientes. O papel de um líder poderá, em certas ocasiões, ser assumido por outra pessoa da equipe que não seja diretamente o superior hierárquico, dependendo da situação.

Liderança é o processo de exercer influência sobre um indivíduo ou um grupo, para a consecução de um objetivo, numa dada situação. É importante notar que, o conceito de liderança não está vinculado apenas a uma relação hierárquica, do tipo chefe-subordinado. O líder deve se atentar em identificar e satisfazer as necessidades de seus empregrados, e não identificar e satisfazer vontades pessoais.

As habilidades fundamentais de um líder são: a) conhecimento na administração de seus talentos; b) servir de exemplo (é uma referência na organização); c) ser focado em resultados; d) permitir o desenvolvimento de todos; e) compartilhar informação e conhecimento; f) ser e estar alinhado com a missão da organização; g) ser pró-ativo; h) ter a capacidade de delegar (conceder autoridade para que o indivíduo passe a tomar decisões sem consultá-lo); i) estar disponível para as dúvidas (capacidade de orientar).

Os indivíduos que aplicam a liderança possuem seguidores, os demais membros da equipe te acompanham, pois eles confiam no seu trabalho e nas suas diretrizes. Já a gerência possui apenas subordinados, os indivíduos obrigatoriamente te escutam e executam sem questionamentos



 
Referência: -
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Abaixo colocamos mais algumas dicas :