Negócios / Empreendedorismo - Procedimentos importantes para terceirizar a operação
Os projetos de terceirização sempre deverão ter como principal interesse a
complementação tecnológica, costuma ressaltar o diretor de parcerias e alianças
estratégicas da Atento Brasil, Kendi Sakamoto, ao expor a postura da empresa
sobre serviço de atendimento ao cliente terceirizado. A seguir, passaremos a
relacionar os principais aspectos da palestra de Kendi sobre o assunto.
Em termos de comprometimento, a seqüência produtiva da terceirização é:
modernização, parceria, especialização, ganhos de qualidade e produtividade.
Sendo que a medição dos dados quantificáveis deve visar índices de
produtividade, horas trabalhadas, absenteísmo, tempo de resposta de atendimento,
tempo de processamento e quantidade de registros armazenados.
Para melhor avaliar os terceirizadores, a Atento recomenda observar se há
critérios bem definidos de qualidade, verificar o estágio atual da tecnologia, o
histórico do relacionamento com os clientes, se a estrutura organizacional é
adequada para o seu serviço, se os recursos financeiros permitirão fazer o
atendimento hoje e amanhã, verificar os recursos humanos (estágio, conhecimento
e especialização), o que há disponível em recursos materiais e os métodos
administrativos (grau de interatividade e de relacionamento, e quais são os
feedbacks).
Com ganho de escala, os custos podem chegar a praticamente metade de seu valor
nominal.
Quanto à avaliação do processo de terceirização, ele afirma que o mais indicado
é criar um instrumento objetivo que permita manter um só padrão de qualidade dos
projetos terceirizados. Por outro lado, o terceirizador sugere os instrumentos,
entretanto, eles devem ser construídos em conjunto.
Em termos de fases desse processo, a Atento propõe as seguintes etapas:
Planejamento (análise de áreas terceirizáveis; formação do perfil do
terceirizado; cronograma e preparar o público interno), Decisão (comparar dados
de gestão próprios e terceirizados; definição de terceirizar), Busca (selecionar
os terceirizados; pré-qualificar empresas), Controlação (determinar tipo de
contrato; finalizar contratação), Avaliar Serviço (acompanhar serviços;
auditoria), Correção (ajustar desvios; realimentar prestador).
A procura e a seleção do parceiro, segundo a operadora, deve pautar-se pela
metodologia de definir critérios de pré-qualificação: dados técnicos, condições
operacionais, análise de equipamentos e instrumentos, visita às instalações e
clientes, condições administrativas, condições econômicas e financeiras. A
elaboração de editorial e o julgamento das propostas são os outros itens que
constam desta etapa.
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