Receber uma visita em casa ou escritório é uma tarefa fácil e nada
complicada. Basta ter vontade, carinho e, acima de tudo, naturalidade.
Receber bem significa proporcionar ao visitante momentos de descontração e
prazer. Para isso, é fundamental aliar simplicidade e bom senso, charme e
elegância, mas sem exageros. Capriche na decoração, no serviço, mas não faça
nada acima das suas posses ou do seu estilo de vida. Principalmente, escolha bem
os assuntos que irão se desenrolar na companhia desta visita.
Deve-se evitar conversas comprometedoras, envolvendo a vida íntima dos convivas,
problemas de família, desgraças, infelicidades, fofocas e comentários maldosos
sobre a vida alheia.
Quando for receber alguém em sua casa, decore-a com flores, ponha uma música de
fundo (som baixo para não atrapalhar a conversação), empenhe-se em oferecer algo
saboroso para comer tenha certeza de que o "encontro" será um sucesso.
Para aprender a "Receber com Arte" sua visita, você pode treinar com sua melhor
amiga e, assim, adquirir "confiança" e "naturalidade". Quando precisar receber
pessoas de certa cerimônia, como o presidente da empresa, diretores e gerentes e
até colegas de trabalho, você já estará preparada...
O OBJETIVO
Você pretende fazer uma reunião de negócios ou pretende reunir apenas os amigos
mais íntimos? Está preparando uma recepção com muitos convidados para brindar
algum acontecimento, ou planeja apenas proporcionar um encontro entre colegas de
trabalho? Quer organizar uma grande festa de gala para comemorar uma ocasião
especial?
Traçar seus objetivos específicos irá facilitar os preparativos para a recepção
dos convidados.
PLANEJAMENTO
O sucesso de um jantar de gala ou de um chá da tarde depende de uma coisa:
planejamento. Pense em todos os detalhes necessários para o evento ser
bem-sucedido, anote-os e estabeleça prioridades para colocá-los em prática.
Se você quer organizar uma reunião formal, precisa se preocupar com todos os
detalhes que podem causar uma boa impressão a seus convidados.
Em uma reunião informal, como um café da manhã na empresa, por exemplo, pense em
descontrair os presentes com uma conversa leve e agradável.
E lembre-se: nada de assuntos polêmicos, quando o objetivo é reunir pessoas de
nosso convívio social.
QUEM CONVIDAR
Se você planeja uma reunião informal, chame seus amigos mais íntimos. Se você
tem um objetivo específico, como comemorar metas atingidas ou ampliar o
relacionamento com clientes, convide seus funcionários.
Certamente eles se sentirão gratificados com o convite e podem estreitar ainda
mais os laços com os clientes potenciais e os já existentes.
Nas comemorações de aniversários ou em festas de finais de ano chame todas as
pessoas que você conhece, seja do seu relacionamento familiar ou profissional.
Liste todas as pessoas que podem ser convidadas, para não cometer a gafe de
esquecer alguém importante.
QUANTAS PESSOAS CONVIDAR
Nunca convide um número de pessoas superior ao espaço físico de que você dispõe.
Nada mais desagradável do que convidados espalhados pelos cômodos da residência
ou do escritório, ou aglomeradas sem conforto numa varanda ou sala de estar, por
falta de espaço.
Se o número de convidados for maior do que
se planejava no início, alugue um espaço, reserve um bom restaurante ou contrate
um buffet competente.
TEMPO
Você deve limitar o tempo do evento, indicando a hora em que começa e que
termina, principalmente em festas infantis.Esta estratégia permite que os
convidados respeitem os horários estipulados e programem-se com uma certa
antecedência.
CUSTOS
Não faça gastos acima de seu orçamento. É possível causar uma boa impressão aos
seus convidados, usando o bom senso. Não é necessário fazer uma festa
hollywodiana para demonstrar bom gosto e requinte. Opte sempre pela
simplicidade. Um cardápio econômico mas bem preparado, com boas entradas e
sobremesas que utilizem frutas da época, vale mais do que menus caros e
complicados que, às vezes, não satisfazem o paladar dos presentes.
A IMPORTÂNCIA DO CONVIDADO
Todos merecem o mesmo tratamento; não importa se você convidou o motoboy da
empresa, a secretária, o gerente ou diretor da empresa. Todos devem ser tratados
com respeito e benevolência.
Use sempre sempre o bom senso na hora da dúvida sobre o que fazer ou como agir.
Bom gosto não diz respeito apenas à decoração e ao menu. Bom gosto também é
saber solucionar os problemas de última hora com criatividade e um toque
pessoal: seja flexível, mantenha o sorriso, a disposição e o carisma.
E não se esqueça: o bom humor deve ser constante, mesmo quando você se sentir
indisposta, cansada ou contrariada. Seus convidados são mais importantes do que
tudo neste momento, portanto conserve o sorriso e o semblante sereno.