Como identificar os pontos fortes e os que devem ser melhorados numa
equipe
Ser um bom líder não é o bastante. Você precisa ter uma equipe de pessoas de
qualidade para conduzir. Mas se a equipe é de qualidade e altamente capacitada,
por que algumas funcionam tão bem e outras nem tanto? Como podemos avaliar a
eficiência com que seu time está trabalhando neste momento e identificar métodos
de aperfeiçoamento?
Pesquisas apontam que 85% do sucesso ou fracasso de uma equipe está mais ligado
a questões de relacionamento e integração do que competência técnica, ou melhor,
não é o que fazem, mas como fazem. Embora, é claro, os dois aspectos sejam
importantes e necessários para fazer com que as pessoas trabalhem em grupo. E
trabalhem bem.
Abaixo, segue uma lista de iniciativas que vão ajudá-lo a identificar os pontos
fortes e os que devem ser melhorados em sua equipe.
1. Objetivos claros
É muito difícil chegar a algum lugar se você não sabe para onde você quer ir. E
é muito difícil atingir estes objetivos se eles não estiverem claros.
Certifique-se de que não haja dúvidas sobre o propósito, função e objetivos de
sua equipe.
2. Funções e responsabilidades claramente definidas
É importante que os papéis e responsabilidades de sua equipe estejam claramente
especificados para que as pessoas possam ser responsabilizadas (e claro,
valorizadas e recompensadas) pelo cumprimento de sua parte no trabalho do grupo.
Desentendimentos e conflitos freqüentemente ocorrem quando estes aspectos não
estão bem definidos.
3. Compartilhamento da informação
Para que a equipe possa tomar as melhores decisões, cada membro precisa estar
munido de informações relevantes. Equipes com alto desempenho não escondem
informação...Eles compartilham.
4. Usando a competência de cada membro para otimizar o resultado da equipe
Os profissionais de uma equipe precisam estar na posição adequada dentro da
empresa. Algumas vezes, um profissional de talento pode ser colocado em lugar
errado - num projeto ou departamento, e assim, afetar o resultado da equipe,
positiva ou negativamente. É importante considerar a competência e habilidades
de cada membro para que a possibilidade de sucesso seja otimizada.
5. Valorizando a diversidade
Não trabalhamos da mesma maneira nem temos estilos parecidos. Isto pode ser uma
fonte de conflitos entre os membros de uma equipe. Entretanto, quando as equipes
aprendem a valorizar as diferenças de cada um, podem descobrir diferentes
competências nos outros. Exercícios para desenvolvimento da equipe podem ajudar
cada membro a apreciar e respeitar as diversidades e trabalhar junto de forma
eficaz.
6. Resolvendo problemas com criatividade
Quando você respeita as diferenças de opinião, você se torna mais habilitado a
resolver problemas com eficiência. A forma com que cada equipe cria novas opções
e foca nos objetivos finais vai contribuir enormemente no sucesso deste time.
7. Flexibilidade
Como gerente, você se confronta constantemente com mudanças de prioridades dos
clientes, funcionários ou qualquer outro público. A flexibilidade, ou pensar
além do óbvio e até arriscar, aumenta suas chances de sucesso. Equipes altamente
produtivas analisam seu progresso periodicamente e fazem os necessários ajustes.
Flexibilidade é um elemento estratégico para que eles tenham a capacidade de
atingir seus objetivos de uma forma mais prática.
8. Efetivamente resolvendo conflitos
Conflitos representam um elemento natural nas relações de negócio. O conflito é
uma oportunidade de transformar uma situação potencialmente negativa num
resultado vitorioso para as partes envolvidas. Como a equipe resolve estes
conflitos pode ser um diferencial no aumento de produtividade. Técnicas para
resolução de conflitos que focam na função e não nas pessoas, ajudam os times a
seguirem adiante e redirecionarem seu foco para resultados positivos.
9. Gerência eficaz
Ser um bom gerente, supervisor ou líder de equipe é uma coisa, ser um bom líder
é totalmente diferente. Um gerente ruim dita, um bom líder inspira. Um gerente
ruim incita medo, um bom líder incita a iniciativa. Uma das principais funções
de um gerente é criar um ambiente que permita que sua equipe opere nos mais
altos níveis possíveis.
10. Moral elevado
A rotatividade dos funcionários é um dos problemas mais onerosos enfrentados por
um gerente. Por isso, baixa rotatividade é um "benckmark" de sucesso. Um time
que valoriza a individualidade e a performance do grupo é o que está mais bem
preparado para ter sucesso Saber o que é importante para sua equipe e fornecer
isto irá ajudá-lo a reter funcionários de qualidade.