ATENDIMENTO A CLIENTES
Introdução
Nos dias de hoje o mercado é bastante
competitivo e as empresas precisam ser muito criativas para ter a
preferência dos clientes. Um dos aspectos mais importantes, principal- mente
nas empresas que atuam no varejo, é a questão do atendimento a clientes.
Portanto, este Saiba Mais tem o objetivo de
apresentar conceitos sobre atendimento a clientes no varejo, procurando
esclarecer o leitor sobre detalhes que fazem a diferença e muitas vezes
podem significar o sucesso ou o fracasso do negócio.
A importância do
atendimento a clientes
Inicialmente vamos entender por que
atender bem os clientes é tão importante.
Quando um cliente sai de casa para comprar
algo, espera receber o melhor pelo dinheiro que irá gastar. Isso significa
que estará analisando o merca- do com bastante atenção, procurando
identificar e escolher a empresa que oferecer as melhores condições para a
realização do negócio.
Para ilustrar esse processo, vamos
acompanhar dona Francisca na compra de um livro.
Ela sai de casa de carro em direção ao
centro da cidade, procurando uma livraria. Passa na frente de várias, mas
por causa do horário não consegue estacionar seu veículo. Um pouco nervosa,
desiste daquela região e vai até outra mais distante, pois sabe que lá não
terá problemas de estacionamento. Após parar seu carro, entra na loja e
percebe um agradável ambiente, com- posto por uma decoração leve,
iluminação, climatização e, principalmente, o sorriso de atenção de um
atendente chamado Daniel, que, vindo em sua direção, se coloca à disposição
para auxiliá-la.
Apaixonada
por livros, dona Francisca faz várias perguntas sobre um deter- minado
autor, e o atendente, demonstrando pleno conhecimento dos produtos,
explica com detalhes os aspectos das obras disponíveis daquele
autor. Durante a conversa, procura compreender algumas características da
cliente. Itens simples como, por exemplo, outros autores pelos quais dona
Francisca se interessa, por que ela gosta daquelas obras, quando normalmente
lê os livros e outras questões relacionadas ao assunto.
O que Daniel está fazendo é escutando o
cliente, para aprender sobre suas necessidades.
Dessa forma, poderá comunicar-se melhor com
dona Francisca, ampliar suas sugestões e efetivamente garantir que o produto
atenda às suas necessidades.
Muito contente com as explicações, dona
Francisca não só fica com o livro que a motivou ir às compras como também
com um outro título que despertou sua atenção durante a conversa com o
atendente.
Em seguida, dirigindo-se ao caixa para
efetuar o pagamento, Daniel a acompanha e apresenta a ela a possibilidade de
associar-se ao clube de leitores da livraria. Como sócia ela terá vários
benefícios, receberá informações sobre lançamentos e poderá participar de
eventos e promoções da loja.
Dona Francisca se interessa pela proposta e
preenche uma ficha de inscrição do clube. Nessa ficha, insere várias
informações, como, por exemplo, quem são as pessoas de sua família, faixas
etárias, hábitos, interesses, hobbies etc. Após o preenchimento, feito em
uma mesinha especialmente destinada para esse fim, ela vai ao caixa e
percebe que a livraria oferece várias opções de pagamento: cartões de
crédito, cheque e também dinheiro. Realizado o pagamento, a cliente é
acompanhada pelo atendente até a saída, que agradece sua visita e se
despede.
Durante o trajeto de volta para casa, ela
pensa no excelente negócio que fez, apesar de ter tido que andar um pouco
mais. “Puxa vida, encontrei o que eu precisava, fui muito bem atendida e
agora estou participando de um clube de leitores! Além disso pude
pagar da melhor maneira. Nossa! Nem pensei em pedir aquele descontinho
como normalmente faço em todas as lojas. Mas isso não importa, estou
contente e fiz um bom negócio...”, pensou dona Francisca, já imaginando os
momentos de leitura de seu autor preferido.
À noite, em uma festa de aniversário, ela
comentou com vários amigos sobre a livraria, criando uma imagem
positiva da empresa e com certeza influenciando na decisão futura de
compra de outras pessoas.
Analisando a
excelência de um atendimento
Vamos agora destacar alguns pontos
importantes sobre atendimento a clientes que essa loja realizou. Tudo
começou muito antes da compra de dona Francisca, quando sua localização foi
definida a partir da compreensão do perfil dos clientes que seriam
atendidos.
Como havia grande possibilidade de eles
terem carros, optou-se por um local um pouco mais distante, mas com fácil
estacionamento. Sabia-se também que o cliente de uma livraria aprecia um
ambiente propício para a escolha dos livros e, dessa maneira, foi criado um
local bem decorado e agradável, com a sinalização necessária. O empresário
também sabia que os clientes têm vários tipos de personalidade e treinou a
equipe de atendimento para proceder de acordo com essas variações. Um
cliente comunicativo significava que o atendente poderia buscar uma
aproximação dialogada com maior intensidade. Já no caso de um cliente
introspectivo o atendente simplesmente se colocaria à disposição para
orientações caso solicitado.
Além disso, em vários momentos do dia-a-dia,
o próprio empresário procura estar na loja em contato com sua equipe e com
os clientes, percebendo virtudes e necessidades de melhoria em vários
aspectos do negócio. As questões percebidas são tratadas em reuniões
semanais.
Tudo isso porque o empresário dessa livraria
tem a consciência de que um atendimento de excelência geralmente tem início
nos exemplos, na atenção e nas atitudes das pessoas que dirigem a empresa,
especialmente no que diz respeito à criação de um ambiente interno motivador
e de satisfação.
Assim, no caso de dona Francisca, o
atendente percebeu de imediato algumas de suas características de interesse
e de seu perfil e assim pôde aproximar-se e conversar um pouco sobre seu
autor preferido. Note que para fazer isso o próprio atendente precisou
conhecer anteriormente os produtos da livraria, para prestar um excelente
serviço de informações. Sua afinidade com livros foi identificada no
processo de seleção, e essa foi uma das principais razões de ter sido
contratado. Perceba como essa seqüência de fatores contribuiu para a
excelência no atendi- mento de dona Francisca. Esse efeito de encantamento
foi imediatamente transformado em satisfação e em negócios, pois a cliente
acabou comprando dois livros.
Mas a coisa não pára por aí. A empresa,
ciente da importância de conhecer cada vez mais as necessidades dos
clientes, criou um dispositivo chamado clube de leitores e convidou
dona Francisca para participar. Quando ela preencheu ficha de inscrição,
estava transferindo preciosas informações para a empresa, que as utilizará
para fazer relacionamento e assim tornar-se a referência entre as livrarias
da cidade. Ou seja, sempre que precisarem de uma livraria, clientes
satisfeitos estarão associando imediatamente sua necessidade com a imagem da
empresa. E, o que é melhor, comentando com outras pessoas.
Portanto, dona Francisca irá receber
notícias da livraria através de mala direta e também informações via
internet ou por telefone, podendo participar de campanhas promocionais e
recebendo incentivos para novas compras. Imagine quantos negócios essa
empresa poderá fazer nos próximos dez anos somente com a família dessa
cliente.
Completando o processo de atendimento, a
empresa ofereceu várias formas de pagamento a dona Francisca. Podemos dizer
que essa livraria está atuando de uma forma muito competente na sua relação
com o cliente, pois, de várias maneiras, ela procura entender as
necessidades dele, direcionando seus processos para oferecer soluções. Tudo
isso de um jeito agradavelmente interessante.
Os aspectos
essenciais
Cada empresa tem suas características
específicas e, com certeza, seus processos de atendimento irão refletir
essas diferenças. No entanto, existem alguns aspectos essenciais que, mesmo
sendo tratados de maneiras diferentes, devem ser compreendidos e colocados
em prática da forma mais adequada ao negócio. São eles: a compreensão das
necessidades dos clientes, a comunicação durante o atendimento, a percepção,
a empatia e o treinamento. Vamos agora detalhar cada um desses aspectos:
- A compreensão das necessidades dos
clientes
Compreender o cliente significa entender
suas necessidades e as formas como ele se relaciona com o mundo.
Para isso, as empresas devem obter
informações preciosas de diversos tipos, como vontades, hábitos,
possibilidades e, principalmente, expectativas do cliente em relação ao
produto/serviço oferecido. Essas informações podem ser conseguidas de
diversas maneiras: através de pesquisas formais, do contato diário, de
literatura e também de informações disponíveis em entidades relacionadas ao
setor, como associações, sindicatos etc., assim como na internet.
Dessa
maneira, conhecer o cliente é a base de tudo, pois é a partir desse
conhecimento que a percepção de oportunidade se consolida e estratégias do
negócio podem ser desenvolvidas. Ou seja, essas informações são tão
importantes que influenciam a escolha de fornecedores, os tipos e as
quantidades de produtos e serviços oferecidos, os canais de comunicação com
o mercado, a formação do preço, as instalações da loja e muitos outros
fatores.
Portanto, esta deve ser uma atividade
incessante da empresa, envolvendo todos os empregados, especialmente a
equipe de vendas. Mas não basta somente obter informações, é preciso
refletir sobre elas para tomar decisões conscientes e coerentes com os
aspectos percebidos.
Muitos exemplos podem ser citados, como o
caso de uma lanchonete localizada próxima de várias em- presas que não
aceitava os chamados vales-alimentação, a principal moeda utilizada pelas
pessoas que trabalhavam na região e que procuravam um local para almoçar. O
resultado dessa política foi a perda de clientes, que somente retornaram
após a mudança na forma de pagamento. Mas essa mudança só ocorreu vários
meses depois, o que acarretou um período de prejuízos que poderia ter sido
evitado.
Já um exemplo a ser seguido é o de um
empresário que todos os dias ligava para quatro pessoas: um cliente atual,
um ex-cliente, um potencial cliente e um fornecedor. Assim, ao final de um
ano, teve contato direto com centenas de pessoas ligadas diretamente ao seu
negócio, entendendo necessidades e identificando eventuais oportunidades e
problemas. Dessa forma pôde tomar decisões com maior chance de acertos.
Assim, se você está pensando em abrir um
negócio ou já tem uma empresa estabelecida, deve procurar caminhos para
compreender cada vez mais os seus clientes. Lembre-se que os desejos deles
mudam muito rapidamente, o que faz com que essa atividade seja constante.
- A comunicação no atendimento a clientes
A comunicação é um processo inerente ao ser
humano. É através dela que o indivíduo ou grupo interage com outros
indivíduos ou grupos, recebendo suas impressões sobre o que foi
comunicado. É algo como um professor perguntar para sua sala se a matéria
que acabou de ensinar foi compreendida.
Portanto, o processo de comunicação é
composto de quatro elementos: emissor, receptor, mensagem e retorno, também
conhecido como feedback. Além disso, o processo de comunicação realiza-se
por vários meios, principalmente através da fala, da escrita e da expressão
corporal. Através desses meios os seres humanos interagem com o mundo.
É importante perceber que os meios de
comunicação influenciam uns aos outros. Assim, não basta simplesmente a
comunicação verbal ocorrer, pois outros meios podem fazer com que a mensagem
seja compreendida de forma diferente daquela que se deseja transmitir.
Você pode fazer um teste simples:
experimente dizer a palavra sim e ao mesmo tempo balançar a cabeça para a
esquerda e para a direita. Se você estiver se comunicando como neste
exercício, a pessoa receptora ficará em dúvida a respeito do que você está
querendo transmitir. Ela não irá saber se a mensagem significa sim ou não.
É também bastante conhecida aquela frase de
um vendedor de geléias que, ao abordar seus clientes dizia, “Senhor, não
quer nada hoje, não?”. Se observarmos a frase detalhadamente, iremos notar
que existem três palavras negativas: a palavra “não”, citada duas vezes, e a
palavra “nada”. Dessa forma, as palavras utilizadas na frase são contrárias
à intenção da mensagem, o que facilita ao cliente a resposta “não, realmente
não quero”.
Dessa forma, para que o processo de
comunicação ocorra de forma perfeita, é preciso completa integração entre os
vários meios de comunicação. Uma equipe de vendas deve saber muito bem esses
princípios, no sentido de adotar os melhores meios para cada situação e
assim poder se comunicar bem com seus clientes.
Outro fator importante é a maneira como o
ser humano se apresenta ao mundo. Assim, uma impecável apresentação,
traduzida pela utilização de uniformes, crachás, cabelos penteados e barba
aparada para os homens e maquiagem para mulheres, também influencia o
processo de comunicação.
Portanto, comunicação é um assunto a ser
tratado freqüentemente com a equipe de vendas e também com todos os
empregados, ressaltando sempre que um bom negócio começa com uma boa
comunicação.
- A percepção e a empatia
Outros dois aspectos muito importantes na
questão do atendimento ao cliente são a percepção e a empatia. De forma
bastante simples podemos dizer que a percepção é a maneira como avaliamos
uma pessoa, e a maneira adequada de tratar os clientes é deixar de lado as
impressões pessoais e os preconceitos.
Caso isso não ocorra, é provável que uma
pessoa seja julgada pela maneira como está vestida e assim caracterizada
pelo atendente que a julgou, que decide que ela não é cliente para os
produtos da loja. Com certeza esse julgamento inicial irá influenciar na
comunicação que será realizada, muitas vezes prejudicando um excelente
negócio.
Já a empatia é a capacidade de colocar-se no
lugar da outra pessoa e de ver o mundo sob seu ponto de vista. Ao colocar-se
nessa posição, passa a ser possível identificar vários fatores que podem ser
considerados na realização de uma negociação positiva.
Outro aspecto importante nessa questão da
empatia é a capacidade de escutar. Escutar significa prestar atenção ao que
o outro diz, e não simplesmente ouvir. Se um atendente de uma loja não
escuta o que o cliente diz, como poderá então captar as informações
necessárias ao atendimento de suas necessidades? Esse fator é fundamental,
principalmente nos atendimentos feitos pelo telefone.
- O treinamento
Uma pessoa só se torna excelente
profissional de vendas se conseguir combinar experiência e capacitação.
Dessa maneira, é preciso debater a questão “atendimento” com muita
freqüência, pois muitas vezes, mesmo inconscientemente, nos acostuma- mos
com procedimentos que não são os mais adequados para atender aos clientes.
Falhas não podem ocorrer. Pode até ser
o décimo cliente do dia para um atendente, mas para o cliente é a
primeira experiência na loja e ela tem que ser perfeita. Isso significa
preparo em vários fatores.
Assim, o treinamento para atendimento a
clientes deve abordar aspectos de comunicação e também de produtos e
serviços. Se a loja apresenta uma variedade de produtos que mudam com o
passar do ano, como, por exemplo, uma loja de confecções, sempre que um novo
produto estiver sendo incorporado ao estoque, essa informação deverá ser
passada para toda a equipe de vendas. Isso pode ser realizado de forma oral
ou por escrito, mas tem que ser feito. É inconcebível que nos dias
competitivos de hoje alguém tente vender algo sem conhecer o que está
comercializando. Pode parecer óbvio, mas essa é uma dificuldade presente em
muitas empresas.
O importante é prestar ao cliente todas as
informações necessárias para que a sua decisão de compra seja feita de forma
consciente. Além de conhecer os produtos e serviços oferecidos, a equipe de
vendas deve inteirar-se também das promoções existentes, das formas de
divulgação adotadas pela empresa e das opções de negociação, sempre no
sentido de oferecer o melhor negócio ao cliente que está sendo atendido
naquele momento.
Lembre-se que o profissional de vendas
contemporâneo não é um tirador de pedidos, não é alguém que está ali somente
para pegar o produto na prateleira, mas sim uma pessoa importantíssima para
auxiliar o cliente em sua decisão de compra e contribuir para sua
satisfação.
Mas para que isso ocorra a empresa deve
também desenvolver maneiras de estimular e motivar seus empregados. Assim,
fatores como remuneração, premiação, incentivos, benefícios, reconhecimento
e um ambiente de satisfação devem ser tratados com muita atenção e zelo,
pois contribuem muito para o desempenho de todos, especialmente daqueles que
têm contato com os clientes.
Cuidados no atendimento
Como notamos durante a leitura deste Saiba
Mais, o atendimento a clientes é fundamental para o sucesso de uma empresa.
Podemos então listar algumas perguntas que devem receber a atenção dos
dirigentes e também dos empregados, especialmente a equipe de vendas, para
que o atendimento supere as expectativas dos clientes e seja excelente:
•As necessidades e os desejos dos clientes
são claros para os integrantes da empresa?
•Quais são os processos de comunicação da
loja com o cliente que permitem a compreensão desses desejos e necessidades?
Com que freqüência são realizados?
•Os produtos e serviços oferecidos, bem como
a estrutura da loja e as formas de pagamento, estão adequados aos clientes?
•A equipe de vendas conhece os produtos,
serviços, promoções e propagandas em detalhes? E os outros empregados?
•A equipe de vendas recebe treinamento
constante sobre novos produtos e serviços e técnicas de atendimento?
•Os empregados da empresa trocam informações
entre si no sentido de melhorar cada vez mais o atendimento aos clientes?
•Os empregados estão satisfeitos em
trabalhar na empresa?
•Existem procedimentos e atitudes que
estimulam os empregados a ser excelentes (benefícios, incentivos,
reconhecimento, remuneração etc.)?
Essas e outras questões devem ser objeto de
freqüentes debates e aprendizado. As respostas a elas, obtidas pelo talento
das pessoas segundo as características de cada negócio, significam passos
decisivos para o aumento da competitividade empresarial, ampliando
consideravelmente as chances de sucesso.