Veja o que deve ser evitado na hora de atuar em grupo Cada vez mais o mercado de trabalho exige dos profissionais excelência
em comunicação e facilidade para trabalhar em equipe. Ocorre que em boa
parte dos casos o sucesso no desempenho dessas tarefas esbarra na falta de
bom-senso e de limites entre o que pode ou não ser feito e dito para os
colegas da empresa.
Fazer fofoca de colegas ausentes
"Falar dos outros é sempre delicado. Portanto, se você tem algo a dizer
para seu colega diga diretamente a ele. Desta forma, evita que o comentário
seja mal interpretado e retransmitido por outros funcionários. Ao fazer uma
crítica diretamente ao colega em questão você evita que seu comentário
chegue distorcido aos ouvidos dele, o que pode gerar conflitos. Além disso,
falar pelas costas e comentar sobre a vida alheia é uma atitude mal vista".
Paulo de Castro Braune - Diretor Geral da Braune Educação
Empresarial.
Rejeitar o trabalho em equipe
"Hoje, independentemente de seu cargo, é preciso saber trabalhar em
equipe, já que bons resultados dificilmente nascem de ações individuais. No
ambiente corporativo, uns dependem dos outros. Se o funcionário não estiver
disposto a colaborar com os colegas, certamente será um elo quebrado. Com
isso, o grupo/equipe não chegará ao resultado desejado. Ser resistente ao
trabalho em equipe é um revés grave. Sem essa abertura, dificilmente o
colaborador conseguirá obter sucesso".
Ricardo Dreves - Diretor da consultoria em RH Dreves e Associados.
Ser antipático (a)
"A empatia é muito útil no ambiente de trabalho. Você deve ser leal,
cortês, amigo e humilde. Falar bom dia e cumprimentar os outros são atitudes
que demonstram educação e respeito pelos demais. O fato do trabalho exigir
concentração do colaborador não significa que ele não possa ser cordial e
abrir um espaço na agenda para ajudar os companheiros de equipe".
Marcelo Abrileri - presidente do site de empregos Curriculum.
Deixar conflitos pendentes"Conflitos acumulados podem se
agravar. Qualquer tipo de problema referente ao trabalho, dúvida sobre
decisões, responsabilidades que não foram bem entendidas, alguém que ficou
magoado com outro por algum motivo, enfim, qualquer tipo de desconforto deve
ser esclarecido para evitar a discórdia no ambiente. O funcionário deve
conversar para resolver o assunto, caso contrário, isso poderá gerar
antipatia, fofoca com outros colaboradores e um clima péssimo para toda a
equipe".
Beatriz Maria Braga Lacombe - professora de gestão de pessoas da FGV
(Fundação Getúlio Vargas), em São Paulo
Ficar de cara fechada
"Ter um companheiro de equipe com bom humor anima o ambiente de trabalho,
enquanto que topar um colega mal-humorado causa desconforto do início ao fim
do expediente. Esta postura gera desgastes desnecessários, pois além de
deixar toda uma equipe desmotivada ainda atrapalha a produtividade. Pessoas
mal-humoradas geralmente não toleram brincadeiras. Com isso, automaticamente
são excluídas da equipe, o que não é saudável. Por essa razão, manter o bom
humor no trabalho é fundamental para cultivar bons relacionamentos".
Julia Alonso - Sócia diretora da Só Talentos RH, recrutamento e
seleção de estagiários e trainees.
Deixar de cultivar relacionamentos"Os melhores empregos
não estão nos jornais e nem nos classificados. A partir do seu
relacionamento interpessoal no trabalho é que conseguirá construir uma rede
de contatos (networking) que servirá, no futuro, para encaminhá-lo
às melhores oportunidades. É importante mostrar dinamismo, ser cooperativo
no trabalho e nunca fechar as portas pelos lugares onde passar".
Sheila Madrid Saad - professora de Recursos Humanos e Comportamento
Organizacional da Universidade Presbiteriana Mackenzie.
Não ouvir os colegas
"É importante escutar a todos, mesmo aqueles que têm menos experiência.
Isso estimula a participação e a receptividade de novas idéias e soluções.
Questionar com um ar de superioridade as opiniões colocadas numa reunião não
só intimida quem está expondo a idéia, como passa uma imagem de que você é
hostil. É necessário refletir sobre o que está sendo dito, não apenas ouvir
e descartar a idéia de antemão por considerá-la inútil".
Cristiane Leão - analista de desenvolvimento de recursos humanos da
Fundação Mudes - São Paulo.
Não respeitar a diversidade
"Todas as diferenças devem ser respeitadas entre os membros de uma
equipe. Não é aceitável na nossa sociedade alguém que não queira contato com
outro indivíduo apenas por ele ser diferente. Ao passo que o funcionário
aceita a diversidade, ele amplia as possibilidades de atuação, seja dentro
da organização ou com um novo cliente. Além disso, o respeito e o tratamento
justo são valores do mundo globalizado que deveriam estar no DNA de todos.
Sem eles, o colaborador atrapalha o relacionamento das equipes, invade
limites dos colegas e a natureza do outro".
Nelci Maria de Mello - gerente de recrutamento e seleção da empresa
Dupont - companhia científica, com atuação no setor químico.
Apontar o erro do outro
"A perfeição não é virtude de ninguém. Antes de apontar o erro do outro,
deve-se analisar a sua própria conduta e sua responsabilidade para o
insucesso de um trabalho ou projeto. É melhor ajudar a solucionar um
problema do que criar outro maior em cima de algo que já deu errado.
Lembre-se: errar é humano e o julgamento não cabe no ambiente de trabalho.
No futuro, o erro apontado pode ser o seu".
Doutor Helio Roberto Deliberador - professor do Departamento de
Psicologia Social da PUC-SP (Pontifícia Universidade Católica de São Paulo).
Ficar nervoso (a) com a equipe
"Atritos são inevitáveis no ambiente de trabalho, mas a empatia deve ser
colocada em prática nos momentos de tensão entre a equipe para evitar que o
problema chegue ao gestor e se torne ainda pior. Cada um tem um tipo de
aprendizagem e um ritmo de trabalho, o que não quer dizer que a qualidade da
atividade seja melhor ou pior que a sua. O respeito e a maturidade
profissional devem falar mais alto do que o nervosismo. Equilíbrio emocional
e uma conduta educada são importantes tanto para a empresa como para o
profissional".
Gláucia Santos - consultora de recursos humanos da Catho on-line.