Negócios / Empreendedorismo - Comunicação eficaz ajuda a superar crises
Você trabalha em uma grande empresa e sente-se seguro. Tem uma boa relação
com sua chefia e com os colegas de trabalho. De repente, a organização entra em
crise, por razões internas ou externas, e parece que tudo virou de pernas para o
ar. O que fazer?
O papel da empresa durante uma crise é cuidar da comunicação em todos os níveis,
ser transparente e se colocar à disposição para responder às perguntas de todos
os funcionários. Em tempos de mudança, como os que estamos vivendo, a maioria
das pessoas sente-se insegura nas organizações.
Quando aparece um fator que justifica a insegurança, elas ficam perdidas. Cabe à
organização atuar com rapidez, mostrando qual problema está havendo e quais as
medidas que estão sendo ou devem ser tomadas.
Conforme as necessidades do mercado, as organizações podem ser obrigadas a mudar
em diversos aspectos. Acompanhar essa mudança exige flexibilidade, o que,
geralmente, é muito difícil para a gestão. No entanto, se houver uma ação em
conjunto, é possível criar o clima adequado à mudança decorrente da crise.
É importante que os gestores vejam as crises como uma oportunidade para evoluir,
e não com desespero. Do contrário, todos os níveis da organização sentirão
insegurança e podem não suportar as mudanças necessárias. Com uma comunicação
clara entre gestores e funcionários, as chances das mudanças e das crises da
organização serem bem resolvidas são muito maiores.
Referência:
vendamais.com.br
|
|
|