Muitos profissionais se queixam de seu cotidiano, do serviço que executam, da
organização da empresa onde trabalham, enfim, de tudo. Porém, quando alguma
mudança aparece, antes mesmo de avaliá-la, lá vem mais reclamações!
Para sobreviver à competição imposta pelo mercado de trabalho e pela
concorrência, é importante compreender que é necessário praticar mudanças para
que a empresa continue no páreo. O mercado, independente do setor em questão,
sofre constantes mutações e, neste sentido, tanto empresário quanto funcionário
precisam acompanhar o ritmo.
Mudanças devem ser analisadas
Alguns funcionários são bastante resistentes às mudanças, dificultando o
trabalho das empresas e, principalmente, gerando uma imagem bastante negativa de
si próprio.
Deve-se abolir, primeiramente, a mania de criticar por criticar. Ou seja, muitas
vezes um assunto gera tremenda polêmica por pura resistência dos funcionários em
experimentarem uma nova metodologia.
Um exemplo? Vamos lá: um grupo de trabalhadores da produção está habituado a
realizar uma tarefa sempre da mesma forma. Com a compra de um novo equipamento,
será necessária uma mudança no processo. Antes mesmo de saber que o tempo e a
energia gastos na produção serão menores, tornando o trabalho mais agradável,
seguro e aumentando a capacidade produtiva, há uma certa resistência.
Adaptação valoriza o funcionário
É importante que o empresário cultive em seu grupo a necessidade de mudar e
aperfeiçoar metodologias sempre. As alterações de processos são importantes para
qualquer empresa, seja de pequeno ou grande porte.
Por outro lado, a adaptação às inovações faz com que o funcionário acumule
qualidades em seu currículo. Esteja certo de que este é um dos itens que mais
contam pontos para a conquista de um novo emprego. Por isso, esteja pronto para
mudar!