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Carreira / Emprego - Internet no trabalho: ela ajuda ou atrapalha? 

Data: 16/08/2007

 
 

Seu chefe lhe pede para fazer um relatório e, para isso, você utiliza a internet para pesquisa. Porém, de site em site para busca, vem uma notícia ali, um outro artigo aqui... quando você vê, já caiu em um assunto que não tinha nada a ver com o ponto de partida. A tarefa de pesquisa, que duraria meia-hora, demandou então uma hora e meia de trabalho!

Isso porque o recurso, que deveria agilizar seu tempo, levou-lhe à dispersão. Conseguiu visualizar a cena? Ela já aconteceu mesmo com você? Pois bem, console-se, o "problema" é bem mais comum do que você imagina e, para solucioná-lo só há um caminho: a disciplina.

Foque-se no seu objetivo
Falar em disciplina parece algo pesado ou ditador demais, mas não é. Trata-se de encontrar a melhor forma de conduzir o seu ritmo de trabalho, gerenciar suas tarefas e garantir o seu desempenho.

Para isso, foque-se em suas atividades: o que você precisa fazer, quanto tempo levará para desenvolver a tarefa e qual o melhor método para colocá-la em prática. Antes de recorrer à internet, liste quais as informações necessárias, para facilitar sua busca. Fique atento a esta tarefa e combata a dispersão.

Você se distrai facilmente?
Caso tenha dificuldades para se concentrar, sua missão é ainda mais difícil, porém valiosa. A internet oferece um mundo de informações de vários tipos, e cair na rede pode significar o desperdício de horas de trabalho.

E-mail pessoal, assuntos do seu interesse, notícias de esporte e entretenimento, curiosidades, piadas...tudo ali, num clique. Por isso, todo cuidado é pouco!

Use a tecnologia a seu favor
É claro que ninguém está sugerindo que você despreze a Internet. Sabe-se muito bem que em casa ou no trabalho, entre adultos ou crianças, é quase impossível imaginar algumas tarefas sem ela.

Trata-se apenas de utilizar os recursos disponíveis a seu favor. Ela pode sim agregar muito ao seu trabalho, desde que esteja pronto a empregá-la da melhor forma. É preciso levar em conta que a informação é fundamental, principalmente quando o assunto é carreira.

Notícias de interesse do seu setor, e-mail para facilitar contato com clientes, fornecedores e outros funcionários, sites de busca. Tudo isso e muito mais ao seu alcance, para ajudá-lo no dia-a-dia.

De olho na rotina
Estabeleça uma rotina e destaque alguns horários do seu dia para os assuntos pessoais. Você está proibido de abrir seu e-mail?

Bem, esta é uma regra peculiar a cada empresa, mas, na maioria das vezes este recurso tem sido liberado, desde que com critério, para que os funcionários consigam resolver pendências ou mesmo estabelecer contatos com amigos e familiares, sem sacrificar a conta corporativa de telefone.

Porém, cada caso é um caso. Cabe a você respeitar as regras e, a partir delas, criar a sua rotina, dedicando-se ao trabalho e entregando-se à dispersão no momento certo. Afinal, "navegar" é preciso!



 
Referência: Administradores.com.br
Autor: Infomoney
Aprenda mais !!!
Abaixo colocamos mais algumas dicas :