Seu chefe lhe pede para fazer um relatório e, para isso, você utiliza a
internet para pesquisa. Porém, de site em site para busca, vem uma notícia ali,
um outro artigo aqui... quando você vê, já caiu em um assunto que não tinha nada
a ver com o ponto de partida. A tarefa de pesquisa, que duraria meia-hora,
demandou então uma hora e meia de trabalho!
Isso porque o recurso, que deveria agilizar seu tempo, levou-lhe à dispersão.
Conseguiu visualizar a cena? Ela já aconteceu mesmo com você? Pois bem,
console-se, o "problema" é bem mais comum do que você imagina e, para
solucioná-lo só há um caminho: a disciplina.
Foque-se no seu objetivo
Falar em disciplina parece algo pesado ou ditador demais, mas não é. Trata-se de
encontrar a melhor forma de conduzir o seu ritmo de trabalho, gerenciar suas
tarefas e garantir o seu desempenho.
Para isso, foque-se em suas atividades: o que você precisa fazer, quanto tempo
levará para desenvolver a tarefa e qual o melhor método para colocá-la em
prática. Antes de recorrer à internet, liste quais as informações necessárias,
para facilitar sua busca. Fique atento a esta tarefa e combata a dispersão.
Você se distrai facilmente?
Caso tenha dificuldades para se concentrar, sua missão é ainda mais difícil,
porém valiosa. A internet oferece um mundo de informações de vários tipos, e
cair na rede pode significar o desperdício de horas de trabalho.
E-mail pessoal, assuntos do seu interesse, notícias de esporte e entretenimento,
curiosidades, piadas...tudo ali, num clique. Por isso, todo cuidado é pouco!
Use a tecnologia a seu favor
É claro que ninguém está sugerindo que você despreze a Internet. Sabe-se muito
bem que em casa ou no trabalho, entre adultos ou crianças, é quase impossível
imaginar algumas tarefas sem ela.
Trata-se apenas de utilizar os recursos disponíveis a seu favor. Ela pode sim
agregar muito ao seu trabalho, desde que esteja pronto a empregá-la da melhor
forma. É preciso levar em conta que a informação é fundamental, principalmente
quando o assunto é carreira.
Notícias de interesse do seu setor, e-mail para facilitar contato com clientes,
fornecedores e outros funcionários, sites de busca. Tudo isso e muito mais ao
seu alcance, para ajudá-lo no dia-a-dia.
De olho na rotina
Estabeleça uma rotina e destaque alguns horários do seu dia para os assuntos
pessoais. Você está proibido de abrir seu e-mail?
Bem, esta é uma regra peculiar a cada empresa, mas, na maioria das vezes este
recurso tem sido liberado, desde que com critério, para que os funcionários
consigam resolver pendências ou mesmo estabelecer contatos com amigos e
familiares, sem sacrificar a conta corporativa de telefone.
Porém, cada caso é um caso. Cabe a você respeitar as regras e, a partir delas,
criar a sua rotina, dedicando-se ao trabalho e entregando-se à dispersão no
momento certo. Afinal, "navegar" é preciso!