Carreira / Emprego - Condição de trabalho afeta saúde de teleatendentes: dicas para melhorar situação!
Problemas como regras que não permitem sair do script, falta de
informações atualizadas no banco de dados e comunicação ruim entre chefes e
subordinados afetam diretamente a saúde dos profissionais de centrais de
teleatendimento.
A constatação foi feita pela pesquisadora Ludmilla de Sousa Diniz, na
dissertação de mestrado "Vivências de Mal Estar no Trabalho em Central de
Teleatendimento Governamental", que analisou a central de atendimento de uma
instituição pública.
Condições ruins
De acordo com ela, a área tem alta rotatividade de funcionários, principalmente
porque é formada por universitários que pagam sua faculdade com a remuneração.
Um atendente fica, em média, de um a três anos.
A rotina destes trabalhadores é rígida. Na instituição pesquisada, até as idas
ao banheiro são controladas de forma velada. Perdem pontos os funcionários que
vão muitas vezes ao toalete e os que ficam muito tempo "deslogados" no
computador.
Para que não levantem, outro profissional é responsável por distribuir água.
Devem usar colete diariamente, cabelos sempre presos e a conversa paralela é
proibida. Os entrevistados ainda reclamaram dos chefes.
Saúde
Ainda de acordo com Ludmilla, o ambiente físico não é muito saudável. Os
carpetes e o ar condicionado são pouco higienizados e quem divide a mesa no
turno da manhã e da noite divide o mesmo headset, aparelho com microfone
e headfone, o que pode levar à transmissão de doenças.
Para evitar que a saúde dos profissionais seja mais prejudicada, a pesquisadora
dá algumas dicas:
- Limpe você mesmo o ambiente em que está;
- Busque todas as informações que precisar: peça para que sejam pregadas
em mural de fácil acesso;
- promova maior flexibilidade na organização do trabalho.
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