A inteligência e a ação do ser humano criaram ciências para os mais
diversificados campos do conhecimento. Contamos com o suporte de um bom médico,
quando precisamos de um tratamento de saúde; de um engenheiro, quando precisamos
elaborar um projeto; ou de um professor, quando temos uma necessidade de
desenvolvimento. Entretanto, muitas vezes nos questionamos qual é a nossa
estratégia primordial, a nossa prioridade: ir ao médico, contratar um engenheiro
para reformar nosso apartamento ou desenvolver uma competência muito requisitada
no trabalho.
E aí, a quem recorrer? A resposta está no próprio ser, no entanto, seria
muito bom contar com um profissional especializado que nos apoiasse a definir
objetivos e agir em busca da conquista de metas que conduzam à missão de vida. E
esta pessoa existe: o Coach! O nome do seu processo de trabalho é
Coaching.
Esta metodologia existe há muitos séculos: ainda na Grécia Antiga, o filósofo
Sócrates, por meio de perguntas, fazia com que seus discípulos interpretassem um
desafio e ampliassem seu conhecimento sobre a situação. O termo vem do inglês
medieval coche, e do moderno coach – carruagem. Desta analogia,
vem o conceito de conduzir alguém a um ponto desejado. O Coaching tem o
objetivo de ajudar as pessoas a se empenharem no alcance de suas metas. Estas,
por sua vez, devem estar alinhadas com o sonho de cada pessoa, seu por que, e
identificá-lo contribui para que suportemos os “comos” na vida.
Chamamos de Coachee o cliente que participa do procedimento. Para que
este método tenha resultados efetivos, é fundamental que o Coachee seja
responsável por seu próprio sucesso, e se comprometa desde a primeira reunião de
Coaching. Isto exige verdadeira vontade de mudar, maturidade para dar e
receber feedback, além de disposição para experimentar diferentes formas
de aprendizado.
O ser humano sempre é bem-sucedido: mesmo quando fracassa, está planejando e
agindo de forma a obter os efeitos “indesejados”. Para mudar resultados então, é
primordial investigar, criticar e mudar percepções, pensamentos, sentimentos e
ações que não estão sendo úteis. O homem tem total liberdade de mudar suas
crenças à medida que sejam úteis ou não em cada contexto de vida.
Você pode estar se perguntando: qual a diferença entre o Coaching e
uma terapia psicológica convencional? A terapia e o aconselhamento focam em
entender o passado do paciente, para melhorá-la no presente e futuro. O
Coaching não busca causas e possíveis traumas no passado, e sim momentos de
ótima performance que todos nós já tivemos e que permitam repetir bons
resultados no futuro.
No Coaching, o foco está na solução, e não nos problemas. Benjamin
Schianberg afirmou: "O segredo não é descobrir o que as pessoas escondem, e sim
entender o que elas mostram". O coach pode trabalhar com um cliente que
tenha uma vida ótima, mas que queira torná-la ainda melhor.
O processo tampouco é sinônimo de treinamento ou consultoria. Estes envolvem
a transferência de habilidades e conhecimentos técnicos e gerenciais ao cliente.
O professor e o consultor são especialistas no assunto. No Coaching isso
não acontece, já que o coach não é um especialista na profissão da pessoa
atendida. A consultoria é focada no sistema de negócios como um todo, havendo
ganhos indiretos para as pessoas. O Coaching é centrado nas pessoas, com
ganhos indiretos para o sistema de negócios.
Ao focar em METAS individuais, o Coaching direciona o
desenvolvimento de COMPETÊNCIAS para as vivências pessoais e
profissionais. Na recente pesquisa How executives grow, da empresa de
Consultoria McKinsey, foi evidenciado que a maioria das organizações é
deficiente no progresso de seus executivos. Freqüentemente, acreditam que o
talento das pessoas será aumentado por si só, ou que as competências necessárias
podem sempre ser trazidas do mercado. As evidências práticas mostram que deixar
a evolução da Alta Liderança ao acaso pode ser um fator de risco para o sucesso
dos negócios.
O Coaching não dá as respostas, mas faz as perguntas certas. Galileu
sabiamente afirmava: “Você não pode ensinar algo a um homem. Você pode somente
ajudá-lo a descobrir sozinho.” O coachee aprende num processo maiêutico,
onde o coach se utiliza de perguntas que se multiplicam, a fim de levar o
coachee a responder às próprias questões. Há a vantagem de funcionar como
verdadeiro exercício mental, já que, utilizando seus próprios conhecimentos, o
coachee desenvolve a capacidade associativa, otimizando recursos na
estruturação de seu raciocínio e intuição.
As vantagens de o cliente buscar por si mesmo as respostas, em vez de receber
dicas, como no aconselhamento, é que as respostas obtidas são suas, então existe
muito mais comprometimento para colocar as idéias em prática. As pessoas
precisam mais serem lembradas daquilo que já sabem, do que ensinadas. Todos nós
já sabemos muito mais do que imaginamos, cabe-nos a responsabilidade de
descobrirmos e aproveitarmos o potencial que já possuímos.
O Coaching não cria dependência, pois o propósito maior deste tipo de
trabalho é que o cliente seja autônomo e alcance o que quer, sendo o único
responsável pelos resultados advindos. Ele trabalha para tornar o cliente mais
autoconfiante. Um coach não faz terapia; ele recomendará um especialista,
caso este procedimento seja necessário.
O procedimento está obtendo crescente aceitação no meio empresarial, porque é
um dos investimentos de desenvolvimento organizacional mais atrativo na relação
custo-benefício. Um bom trabalho de Coaching é necessariamente focado em
RESULTADO, seja para o indivíduo ou para a organização que o contrata. A
fim de mensurar a atratividade de programas de Coaching, a Fortune 500
publicou recentemente um estudo buscando calcular o ROI (Retorno sobre
Investimento) de um programa de Coaching de executivos. O resultado foi
que o programa produziu um ROI de 529%, ou seja, um retorno cinco vezes maior
sobre o valor investido em Coaching.
As principais fontes de valor foram: aumento de produtividade (53% dos
executivos), acréscimo da qualidade (48%), melhoria na organização (48%),
melhoria no atendimento ao cliente (39%), aumento da retenção dos executivos que
receberam Coaching (32%), redução de custos (23%), melhoria no
relacionamento entre subordinados diretos (77%), melhoria no trabalho em equipe
(67%), melhoria no relacionamento com pares (63%), aumento da satisfação no
trabalho (61%), redução de conflitos (52%) e aumento do comprometimento com a
organização (44%).
Outro estudo feito pela Xerox concluiu que, na ausência de acompanhamento de
Coaching, 87% das habilidades aprendidas em um treinamento eram perdidas.
Mesmo que o treinamento seja de alta qualidade, sua efetividade no longo prazo
fica comprometida na ausência de um programa eficaz de Coaching. Existem
diversos tipos de Coaching, onde o que muda são os propósitos do cliente:
Coaching de Vida - lida com todos os aspectos da vida do
cliente, sejam pessoais ou profissionais, na saúde ou nos relacionamentos.
Muitas vezes, os coaches de Vida ajudarão um cliente no seu trabalho,
porque esta é uma parte importante da sua vida, mas não se concentram somente
nisso. Um coach de Vida é o único profissional treinado para lidar com
todos os aspectos da vida do cliente.
Coaching Executivo - focado em executivos e profissionais
liberais que queiram melhorar sua liderança e tomada estratégica de decisões. O
Coaching Executivo é praticado por mais de 60% dos Presidentes das
Maiores Empresas dos EUA, segundo dados da Revista Fortune 500; e é apontado por
especialistas em gestão com uma das mais importantes ferramentas para
desenvolvimento de carreiras.
Coaching de Equipe - a equipe é auxiliada no alcance de seu
melhor desempenho, apoiando-a para que trabalhe com efetividade.
Coaching Esportivo - estimula o jogador aprendiz a aprimorar
suas técnicas. O coach geralmente é um jogador veterano, especialista no
esporte em questão.
Coaching de Carreira - ajuda as pessoas que querem encontrar um
emprego, mudar o foco ou voltar ao mercado de trabalho. Este tipo de iniciativa
é muito indicado para profissionais em início de carreira, como os jovens que
cada vez mais cedo se defrontam com os desafios do competitivo mercado de
trabalho. Planejar o seu sonho e a partir dele escolher qual faculdade ou
empresa em que irá atuar aumenta as chances de sucesso de qualquer profissional.
A operacionalização do Coaching é decidida entre o Coach e o
cliente. Ambos decidem em conjunto o número de sessões, o local onde elas serão
feitas (presencialmente, por telefone ou software de bate-papo com voz) e
a duração (recomenda-se de três a seis meses). Cada coach irá sugerir um
contrato de trabalho diferente, de acordo com o propósito do cliente.
O investimento no desempenho do processo varia muito de país para país, e
também depende da especialidade e experiência do coach, por isso a
negociação ocorre de acordo com o trabalho que o cliente quer acertar. Para
contratar um coach, recomenda-se buscar no mercado a indicação de
profissional competente, ou acessar a base de dados da Comunidade Internacional
de Coaching (www.icfbrasil.org), que indicará um na região onde você
mora.
Em essência, o trabalho de Coaching contribui para que conquistemos
nossas metas, em busca do nosso sonho. Sonhar grande dá o mesmo trabalho que
sonhar pequeno. E você, está disposto a encarar a sua vida de frente e fazer
dela uma experiência útil de evolução? Entre em contato para mais informações
sobre o que o Coaching e VOCÊ podem promover na sua vida. Conte comigo
nesta trajetória. Ajudar pessoas e empresas a realizarem seus sonhos é a minha
missão. Saúde e sucesso, hoje e sempre.