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Negócios / Empreendedorismo - Não perca seu tempo. Você vai fracassar! 

Data: 26/02/2010

 
 

"Sabe aquela idéia maravilhosa que você teve para um negócio?  Bom, sinceramente não acredito que ela vá funcionar.  Se fosse algo tão bom assim, porque ninguém fez ainda.   Além disso, não acredito que você tenha como gerenciar uma empresa… se você já tem um emprego seguro, porque vai arriscar seu futuro em uma aventura, uma ilusão?   Ouvi dizer que a grande maioria das novas empresas fecha a porta nos primeiros cinco anos de vida – você vai acabar sendo mais um número na estatística.  Sabe, quando eu tinha sua idade tentei algo parecido, mas me dei mal – sugiro que você nem tente."

O que você sentiu ao ler as frases acima?  Se a sensação foi de ofensa ou desmotivação, você terá muitas dificuldades .  No entanto, se para você foi indiferente – adivinhe, você também passará por problemas em seu próprio negócio.

Se você teve sentimentos negativos

Sem resiliência, não há empreendedorismo.  Qualquer um que já tentou abrir um negócio sabe que críticas e falta de apoio são uma constante.  O empreendedor que não consegue absorver esta energia negativa que outros transmitem sem se deixar abalar, sofrerá muito durante todo o processo.

Aprenda a desenvolver uma reação lógica, não emocional sobre este tipo de críticas.  A pessoa que está tentando derrubar sua idéia tem segundas intenções?  Sua opinião tem credibilidade, ou é alguém que nunca tentou nada parecido?  Com um pouco de raciocínio você poderá derrubar em sua mente este tipo de feedback negativo.

Se você teve indiferença

Infelizmente a indiferença a este tipo de críticas também é um problema.  Por trás de cada crítica pode haver uma informação importante para a melhoria de seu negócio.  Por exemplo:

  • Será que o potencial cliente não desmereceu meu serviço porque não entendeu a proposta de valor?  Portanto, preciso melhorar minha comunicação.
  • Será que aquele primo que disse para não tentar o negócio já não passou por uma má experiência?  Portanto, vou tentar entender melhor o que aconteceu para garantir que não estou cometendo erros similares.
  • Será que aquela opinião de que minha idéia de negócio é absurda não tem algum fundamento?  Portanto, vou trabalhar mais em meu plano de marketing e financeiro e discuti-lo objetivando a redução de riscos.

O ideal é…

aprender a filtrar as opiniões que podem possuir algum tipo de fundamento daquelas que não trazem valor nenhum a seu negócio. Que fique claro que não estou sugerindo que cada informação negativa deve gerar uma ação de sua parte, isso tiraria seu foco da execução da idéia… apenas não devemos ficar de ouvidos fechados.

Recentemente, um amigo me falou sobre uma idéia de negócio, a qual não achei muito viável.  Falei para ele 2 coisas:

  1. Acho que sua idéia não é viável, devido a x, y e z.
  2. Desconsidere o que acabei de falar e faça a pesquisa para chegar a suas próprias conclusões.


 
Referência: Empreenda JA
Autor: Luiz de Paiva
Aprenda mais !!!
Abaixo colocamos mais algumas dicas :