"Sabe aquela idéia maravilhosa que você teve para um negócio? Bom,
sinceramente não acredito que ela vá funcionar. Se fosse algo tão bom
assim, porque ninguém fez ainda. Além disso, não acredito que você tenha
como gerenciar uma empresa… se você já tem um emprego seguro, porque vai
arriscar seu futuro em uma aventura, uma ilusão? Ouvi dizer que a grande
maioria das novas empresas fecha a porta nos primeiros cinco anos de vida –
você vai acabar sendo mais um número na estatística. Sabe, quando eu tinha
sua idade tentei algo parecido, mas me dei mal – sugiro que você nem tente."
O que você sentiu ao ler as frases acima? Se a sensação foi de ofensa ou
desmotivação, você terá muitas dificuldades . No entanto, se para você foi
indiferente – adivinhe, você também passará por problemas em seu próprio
negócio.
Se você teve sentimentos negativos
Sem resiliência, não há empreendedorismo. Qualquer um que já tentou abrir um
negócio sabe que críticas e falta de apoio são uma constante. O empreendedor
que não consegue absorver esta energia negativa que outros transmitem sem se
deixar abalar, sofrerá muito durante todo o processo.
Aprenda a desenvolver uma reação lógica, não emocional sobre este tipo de
críticas. A pessoa que está tentando derrubar sua idéia tem segundas
intenções? Sua opinião tem credibilidade, ou é alguém que nunca tentou nada
parecido? Com um pouco de raciocínio você poderá derrubar em sua mente este
tipo de feedback negativo.
Se você teve indiferença
Infelizmente a indiferença a este tipo de críticas também é um problema. Por
trás de cada crítica pode haver uma informação importante para a melhoria de seu
negócio. Por exemplo:
- Será que o potencial cliente não desmereceu meu serviço porque não
entendeu a proposta de valor? Portanto, preciso melhorar minha comunicação.
- Será que aquele primo que disse para não tentar o negócio já não passou
por uma má experiência? Portanto, vou tentar entender melhor o que
aconteceu para garantir que não estou cometendo erros similares.
- Será que aquela opinião de que minha idéia de negócio é absurda não tem
algum fundamento? Portanto, vou trabalhar mais em meu plano de marketing e
financeiro e discuti-lo objetivando a redução de riscos.
O ideal é…
… aprender a filtrar as opiniões que podem possuir algum
tipo de fundamento daquelas que não trazem valor nenhum a seu negócio. Que fique
claro que não estou sugerindo que cada informação negativa deve gerar uma ação
de sua parte, isso tiraria seu foco da execução da idéia… apenas não devemos
ficar de ouvidos fechados.
Recentemente, um amigo me falou sobre uma idéia de negócio, a qual
não achei muito viável. Falei para ele 2 coisas:
- Acho que sua idéia não é viável, devido a x, y e z.
- Desconsidere o que acabei de falar e faça a pesquisa para chegar
a suas próprias conclusões.