Consumidor - Natal: saiba como evitar imprevistos e surpresas desagradáveis nas compras
Chega o final do ano e os consumidores vão às ruas à procura
de produtos para presentear no Natal. Em meio às filas, lojas cheias e muita
correria de última hora, os consumidores têm de tomar muito cuidado.
Isso porque as compras devem ser feitas com bom senso e sem impulso, para que
não haja arrependimento depois da aquisição. Veja abaixo as dicas ela Fundação
Procon-SP para evitar contratempos em época de festas.
Perfumaria
Para os adultos, uma boa opção de presentes são os perfumes. Quando se conhece a
pessoa e um pouco de seu gosto, é fácil acertar qual cheiro combina com ela e
faz o seu estilo. Na época natalina, muitas pessoas aproveitam para presentear
com cosméticos e perfumes.
Quando comprados sem nenhum cuidado, pode-se estar levando para casa um produto
contrabandeado, o qual pode provocar alergias e ainda não fixar o cheiro na
pele. Para que a compra seja consciente, analise a rotulagem dos cremes,
sabonetes e perfumes, que devem explicitar os cuidados no manuseio.
Roupas
Comprar uma blusinha para aquele amigo secreto do escritório ou uma camisa mais
elaborada para o namorado podem ser boas opções de presentes para o final de
ano. No entanto, o consumidor não pode se deixar enganar pela beleza do produto.
Preste atenção à etiqueta da peça, que deve ser obrigatória, e ainda perceba a
qualidade do que está levando. Muitos tecidos baratos podem sair caros, já que a
duração é pequena e ainda não se respeita a maneira de lavagem indicada na
etiqueta.
Eletroeletrônicos
Os eletroeletrônicos, por terem preços maiores, devem receber cuidados
redobrados na aquisição. Antes de adquiri-los, veja se está realmente com bom
funcionamento na própria loja. Além disso, peça explicações detalhadas sobre
como manusear o eletroeletrônico.
Analise as utilidades do aparelho e se o preço é realmente válido. Atente se
contém o selo de economia de energia e se é compatível com a voltagem de sua
casa. Em todos os casos, peça um manual de instrução, com linguagem fácil e
didático.
Com relação aos equipamentos de informática, antes da compra, consulte um
especialista na área, para ter certeza de que não está sendo enganado pelo
comprador. Veja quais programas usará, para que não compre aqueles direcionados
para especialistas.
Brinquedos
Para fazer a alegria da criançada no Natal, a melhor opção é a compra de
presentes. Mas para que a aquisição não se torne num pesadelo, preste bastante
atenção se ele possui o selo do Inmetro, o que significa que ele não representa
risco ao seu filho, sobrinho ou enteado.
Além disso, observe a faixa etária para a qual é destinado o brinquedo, leia
atentamente as instruções de uso e recomendações contidas nas embalagens, monte
e desmonte o brinquedo e repare se ele corresponde àquele visto em publicidades.
Enfeites de Natal
Para aumentar o clima natalisno, as pessoas enfeitam as casas e as empresas.
Lojas se tornam mais coloridas, bem como as ruas. Mas é preciso tomar cuidado na
hora de comprar os enfeites para a data.
Fique atento às embalagens, nome do fabricante, instruções e informações,
inclusive sobre a tensão dos "pisca-pisca". Nestes enfeites, a tomada deve ser
de cobre, liga de cobre, alumínio ou latão. Identifique se o material usado é
ferroso, o qual pode superaquecer, usando um imã.
Formas de pagamento
Prefira os pagamentos à vista. Tenha o dinheiro à mão, opte pelo débito ou por
usar cheques à vista. Nesta última opção, caso seja pré-datado, faça-o nominal à
loja e coloque a data do depósito, para que a loja não o faça antes.
Pesquise as taxas de juros do mercado e se informe sobre preço à vista em moeda
corrente, montante de juros de mora de taxa efetiva anual de juros, acréscimos
previstos, número e período das prestações e valor total, com ou sem
financiamento.
Pela internet
Caso compre em lojas internacionais pela internet, resolva o caso com a própria
empresa na qual adquiriu o produto, porque ela é considerada importadora direta
da mercadoria. Solicite todos os dados necessários para a compra e exija que os
compromissos sejam registrados e documentados.
Se houver problema com o produto, a reclamação deve ser feita em até sete dias,
quando a compra deve ser entregue à loja e o consumidor precisa exigir o valor
de volta ou outra mercadoria correspondente.
|