Se você acha que investir na Bolsa de Valores é coisa para economistas ou
grandes investidores, precisa rever seus conceitos. É cada vez maior o número de
pessoas físicas que ingressam na Bolsa de Valores de São Paulo (Bovespa) por
meio dos clubes de investimento. Hoje, existem mais de 1.700 clubes, que já
respondem por 3% do volume total da Bolsa. Em 1996, eram apenas 154.
“Esse crescimento é explicado por uma sucessão de fatores: a retomada do
crescimento do mercado de ações; a crença de que a economia vai bem; e o
trabalho de divulgação de programas da Bolsa e das corretoras”, afirma o diretor
de Marketing da Bovespa, Luís Abdal. Ele explica que os clubes de investimento
são o primeiro passo para entrar no mercado de ações. “Em países desenvolvidos,
o clube é a porta de entrada do mercado. É comum, que mais tarde essas pessoas
se transformem em investidores individuais”, conta.
Como ingressar - O clube de investimento é uma aplicação financeira criada
por um grupo de pessoas que querem investir seu dinheiro em ações de empresas,
tornando- se sócias delas e assim tendo direito a uma parcela de seus lucros.
Apesar da imagem complexa de um investimento em ações, ingressar em um clube de
investimento é muito simples.
O primeiro passo é procurar uma corretora de valores. Em seguida, a corretora
vai definir o perfil dos membros (agressivo, moderado, conservador) e escolher
as ações adequadas a ele. Uma das vantagens do clube de investimento, lembra
Abdal, é a possibilidade de dividir os custos e fazer aportes mensais para
comprar mais ações. A lista de corretoras credenciadas à Bolsa pode ser
conseguida pelo site www.bovespa.com.br.
Além dos processos burocráticos, é papel da corretora auxiliar o clube na
elaboração de uma boa carteira de ações, nome dado ao conjunto de papéis que
serão comprados para o clube de investimento. Abdal explica que o investidor é
remunerado pela oscilação positiva dos papéis que compra.
No entanto, é importante ficar atento: ação é um investimento de risco. A
curto prazo, assim como pode valorizar, também pode desvalorizar. Os resultados
mostram que, a longo prazo, o mercado de ações tem sido um bom investimento.
Popularização - O projeto “ Bovespa Vai Até Você” é uma iniciativa da
Bolsa de Valores de São Paulo, com a participação das corretoras filiadas a ela,
para popularizar os conceitos do mercado de ações. Com uma linguagem simples e
objetiva, o programa explica como funciona o mercado, qual é o papel de uma
Bolsa de Valores e das corretoras e de que forma as pessoas podem participar do
mercado e se tornar sócias das principais empresas brasileiras.
Desde 2002, a Bovespa realiza uma série de ações de popularização do mercado
de capitais. Para tornar isso possível, foi montada uma grande estrutura:
escritórios móveis fazem a divulgação em praças, clubes, praias e universidades.
Também foram montados stands em feiras, congressos, estações de metrô e teatros.
Abdal conta que nestes quase cinco anos o resultado tem sido excelente. “De
cerca de 400 mil pessoas que buscaram informações sobre a Bolsa no programa,
cerca de 30% se tornaram investidores”, diz. | Por: Rev. Giro das Estradas – Via
Oeste.